Capítulo 30: Dar Ouvidos aos Sussurros do Espírito

"Capítulo 30: Dar Ouvidos aos Sussurros do Espírito," Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, (1998)


Da Vida de Joseph F. Smith

OPresidente Joseph F. Smith, acompanhado do Bispo Charles W. Nibley, estava voltando para casa de trem após uma viagem para o leste dos Estados Unidos. Próximo de Green River,Wyoming, ele tinha acabado de sair para a plataforma que ficava no último vagão, quando ouviu uma voz dizer-lhe: “Entre e sente-se”. Ele voltou para dentro do trem, hesitou por um momento, então disse a si mesmo:“Ora, deve ser apenas minha imaginação”. Ouviu então a voz dizer-lhe novamente:“Sente-se”. Atendendo imediatamente, o Presidente Smith sentou-se. Nesse exato momento, o trem deu um solavanco quando um trilho partido fez a locomotiva e a maioria dos vagões descarrilharem. O Bispo Nibley disse que se o Presidente Smith não tivesse agido assim, teria se machucado gravemente, pois embora seu vagão tivesse permanecido nos trilhos, todos os outros vagões “colidiram uns com os outros de modo bem feio”.

O Presidente comentou o seguinte a respeito dessa experiência: “Ouvi essa voz muitas vezes em minha vida, e sempre fui beneficiado quando obedeci a ela”.

“[O Presidente Smith] vivia em estreita comunhão com o Espírito do Senhor”, disse o Bispo Nibley, “e sua vida era tão exemplar e casta que o Senhor tinha facilidade em manifestar-Se a Seu servo. Ele realmente podia dizer: ‘Fala, Senhor, porque teu servo ouve’. [I Samuel 3:9] (…) O coração do Presidente Smith estava sintonizado com as melodias celestiais ele podia ouvir e realmente ouvia.” 1

Ensinamentos de Joseph F. Smith

Todos os membros da Igreja têm o direito de receber orientação pessoal do Espírito Santo.

O espírito de inspiração, o dom de revelação, não pertence a um homem apenas; não é um dom que pertence apenas à Presidência da Igreja e aos Doze Apóstolos. Não se restringe às autoridades presidentes da Igreja, ele pertence a todo membro individual da Igreja; e todo homem e mulher e criança que atingiu a idade da responsabilidade têm o direito de desfrutar o espírito de revelação e de ser possuído pelo espírito de inspiração no cumprimento de seus deveres como membros da Igreja. 2

Todo membro da Igreja tem tanto direito de desfrutar o espírito de revelação e o entendimento vindo de Deus que esse espírito de revelação lhe concede, para seu próprio bem, quanto o bispo o tem, a fim de ser capaz de presidir sua ala.Todo homem tem o privilégio de exercer esses dons e esses privilégios na direção de seus próprios assuntos, na criação dos filhos da maneira certa e na administração de sua fazenda, rebanhos e animais e na administração de seus negócios. (…) É seu direito desfrutar o espírito de revelação e de inspiração para fazer a coisa certa, para ser sábio e prudente, justo e bom em tudo que fizer. Sei que esse é um princípio verdadeiro. 3

É direito das pessoas serem inspiradas e receberem manifestações do Santo Espírito para sua orientação pessoal a fim de fortalecer sua fé e incentivá-las nas obras de retidão, na fidelidade, observância e cumprimento dos mandamentos que Deus lhes deu; todo homem e mulher têm o privilégio de receber revelação para esse fim,mas não mais que isso. No momento em que uma pessoa assume o direito de controlar, dominar ou condenar seus irmãos, especialmente aqueles que presidem, ela deve imediatamente ser impedida, caso contrário o resultado será a discórdia, a desunião e a confusão.Todo homem e mulher desta Igreja sabe muito bem que não deve ceder a esse espírito. 4

Devemos viver tão próximos do Senhor, ser tão humildes em nosso espírito, tão obedientes e submissos, sob a influência do Santo Espírito, a ponto de sermos capazes de conhecer a mente e a vontade do Pai a nosso respeito, como indivíduos e como líderes da Igreja de Cristo em todas as situações. 5

Devemos (…) sempre viver de modo que o Espírito Santo possa estar dentro de nós como uma fonte viva que nos conduza à perfeição em retidão, virtude e integridade perante Deus, até que completemos nossa missão terrena, cumprindo todos os deveres que possam ser exigidos de nós. 6

É mais freqüente recebermos revelação por meio da voz mansa e delicada do Espírito.

Não é por meio de manifestações maravilhosas que seremos firmados na verdade, mas é por meio da humildade e da fiel obediência aos mandamentos e leis de Deus. Quando eu era rapaz e comecei a trabalhar no ministério, freqüentemente pedia ao Senhor que me mostrasse algo maravilhoso para que eu pudesse receber um testemunho. Mas o Senhor não me revelou maravilhas, mostrou-me a verdade, linha por linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali [ver 2 Néfi 28:30], até que me fez conhecer a verdade do alto da cabeça até a sola dos pés,e até que a dúvida e o medo tivessem sido completamente eliminados de minha vida. Ele não me enviou um anjo do céu para isso, tampouco falou com a voz de trombeta de um arcanjo. Por meio dos sussurros da voz calma e tranqüila do Espírito do Deus vivo, Ele concedeu-me o testemunho que possuo. E por esse princípio e poder Ele concederá a todos os filhos dos homens o conhecimento da verdade que permanecerá com eles,e fará com que conheçam a verdade, tal como Deus a conhece, e cumpram a vontade do Pai, tal como Cristo o faz. E nenhum conjunto de manifestações maravilhosas jamais será capaz de fazer isso. 7

Não precisam temer, meus irmãos e irmãs, se não receberem nenhuma manifestação maravilhosa ou grandiosa, ou se não receberem nenhuma revelação maravilhosa do céu, se apenas viverem de modo que Deus possa revelar-Se a vocês, se assim Ele desejar.Tudo estará bem com vocês, não terão nada a temer, nada lhes faltará, no que lhes concerne, se estiverem em condições de receber a vontade de Deus sempre que Ele estiver pronto ou desejar manifestar-Se a vocês. Isso é o suficiente. Então, Deus apenas irá revelar-lhes o que for necessário para seu desenvolvimento, seu crescimento e seu progresso no conhecimento da verdade. 8

Façamos o que o Espírito nos instrui.

Não me sinto física ou mentalmente capaz de desempenhar os deveres que são exigidos de mim sem a ajuda do Espírito do Senhor. Não conheço nenhum homem que seria capaz de realizar o trabalho do Senhor que venha a ser exigido de suas mãos, independentemente do Senhor, ou sem os sussurros e a inspiração do Espírito que provêm do Pai da Luz. 9

Se estivermos vivendo de modo a podermos ouvir e compreender os sussurros da voz calma e tranqüila do Espírito de Deus, façamos tudo o que o Espírito nos instruir sem medo das conseqüências. Não faz a menor diferença se isso está de acordo com a opinião daqueles que criticam e procuram defeitos,ou dos inimigos do reino de Deus, ou não. Está de acordo com a vontade do Senhor? É compatível com o espírito do grandioso trabalho destes últimos dias de que estamos participando? É algo cujo objetivo provavelmente fará progredir a Igreja e fortalecê-la na Terra? Se for algo que esteja voltado para esse rumo, então o façamos, não importa o que os homens possam dizer ou pensar. 10

Não é suficiente que estejamos contentes e satisfeitos com o mero conhecimento do que é certo. Sabendo o que é certo, precisamos sair e fazer a coisa certa, seja ela qual for, seja o que for que [Jesus Cristo] exija de nós. Se sabemos o que é certo, se conhecemos a verdade, precisamos viver de acordo com o que é certo e com a verdade, e precisamos sempre fazer a coisa certa, em todas as situações, sem nunca ceder ao tentador ou desviarnos do caminho certo, do caminho estreito e apertado que nos conduz de volta à presença de Deus. 11

[Nossa] obediência precisa ser voluntária; não pode ser forçada, não pode haver coerção. Os homens não podem ser constrangidamente obrigados a obedecer à vontade de Deus; eles precisam obedecer porque sabem que é certo, porque desejam fazê-lo e porque têm prazer nisso. Deus Se deleita com a pessoa que tem o coração disposto. 12

Por meio da obediência submissa ao Espírito, ganhamos maior conhecimento e aumentamos nosso poder de discernimento.

O homem tem uma dívida para com a Fonte de toda inteligência e verdade em relação ao conhecimento que ele possui; todos aqueles que obedecem submissamente ao sussurro do Espírito, que conduz à virtude, à honra, ao amor de Deus e dos homens e ao amor pela verdade e por tudo que enobrece e eleva a alma, terão um conhecimento mais claro, amplo, direto e conclusivo das verdades de Deus do que qualquer outra pessoa seria capaz de alcançar. 13

Os homens e as mulheres devem tornar-se fundamentados na verdade e alicerçados no conhecimento do evangelho, não dependendo da luz emprestada ou refletida de outra pessoa,mas confiando apenas no Santo Espírito, que é sempre o mesmo, brilhando eternamente e testificando à pessoa, e no sacerdócio, que vive em harmonia com as leis do evangelho,da glória e vontade do Pai.Desse modo terão a luz eterna que não pode ser obscurecida. 14

A única coisa segura que podemos fazer individualmente é viver de modo tão humilde, fiel e justo perante Deus que possamos ter Seu Espírito a ponto de sermos capazes de julgar com justiça e discernir a verdade do erro, o certo do errado. 15

Como saberemos que [o conselho recebido dos líderes da Igreja] está certo? Recebendo o Espírito de Deus em nosso coração, por meio do qual nossa mente se abrirá e se iluminará, para que possamos conhecer a doutrina por nós mesmos e ser capazes de discernir a verdade do erro, a luz das trevas e o bem do mal. 16

Para os fiéis santos dos últimos dias é concedido o direito de conhecer a verdade, como Deus a conhece; e nenhum poder abaixo do reino celestial pode desviá-los do caminho, obscurecer seu entendimento, anuviar sua mente ou enfraquecer sua fé nos princípios do evangelho de Jesus Cristo ou seu conhecimento deles. Isso não pode ser feito, pois a luz de Deus brilha mais do que a iluminação proporcionada por uma falsidade ou erro. Portanto, aquele que possui a luz de Cristo, o espírito de revelação e conhecimento de Deus, ergue-se acima de todas as vãs filosofias do mundo; ele conhece essa doutrina, sabendo que ela é de Deus e não do homem. 17

Se vivermos à altura do que foi revelado, o Senhor fará aumentar nossa luz e inteligência.

Existem muitas coisas ainda a serem reveladas. Existem coisas a serem reveladas que Deus nos dará a conhecer em Seu próprio e devido tempo, as quais ainda não compreendemos no momento. Para mim, já existe mais coisas reveladas do que me parece ser possível compreender. Se eu apenas conseguisse aprender todas as coisas que Deus revelou e as compreendesse como deveria e as colocasse em prática em retidão em minha vida, creio que então estaria preparado para receber mais, se ainda fosse digno disso. Por que, então, existem certas pessoas entre nós que se preocupam e se inquietam em relação a coisas que nunca foram reveladas aos filhos dos homens? (…) Se os homens pagassem seu dízimo, guardassem a Palavra de Sabedoria, se orassem, se dedicassem sua vida às obras de retidão na Terra e estudassem o evangelho por si mesmos e obedecessem a ele, eles teriam menos necessidade de fazer perguntas, e não se esqueçam de que conheço as coisas muito melhor do que eles. 18

Não sabemos nada, e nada pregamos às pessoas exceto aquilo que o Senhor Deus revelou. Aconselhamos e admoestamos aos que têm autoridade e cujo dever é pregar e ensinar os princípios do evangelho ao mundo e aos santos dos últimos dias que restrinjam seus ensinamentos e instruções à palavra de Deus que foi revelada. Posso garantir a vocês que há muita coisa que foi revelada que ainda não é colocada em prática. Existe muita coisa ainda para se aprender. Existe muita coisa que ainda precisa ser ensinada no espírito de instrução e existe muita coisa que foi revelada por intermédio do Profeta Joseph e seus companheiros que as pessoas ainda não receberam no coração e às quais ainda não se converteram como deveriam.

Quando obedecermos aos preceitos do evangelho, às leis de Deus e às exigências do céu que já foram revelados e formos capazes de cumpri-los, estaremos bem mais adiantados e próximos da meta de perfeição em sabedoria, conhecimento e poder do que somos hoje. Quando esse tempo chegar, então haverá outras coisas ainda maiores a serem reveladas ao povo de Deus. Até que cumpramos nosso dever, porém, com respeito às coisas que recebemos, até que sejamos fiéis em relação às coisas que temos hoje, que o Senhor nos deu, o acréscimo de mandamentos, luz e inteligência aos que já recebemos e ainda não obedecemos completamente só iria acrescentar condenação sobre nossa cabeça. É suficiente que vivamos na luz da inspiração atual e da revelação atual, e que cada membro da Igreja cumpra os mandamentos do Senhor e o trabalho na Igreja conforme o Espírito lhe der orientação no cumprimento de seu dever.Toda alma entre nós tem o direito de receber inspiração de Deus para saber qual é seu dever e como deve desempenhá-lo. 19

Nossa obrigação é viver de acordo com a luz e inteligência que Deus nos revelou nesta dispensação, de modo que estejamos em harmonia com os poderes do céu e com os seres celestiais, em especial com nosso Senhor Jesus Cristo que está na liderança, que é nosso legislador, nosso exemplo, e o caminho da vida e salvação para todo o mundo; por meio de quem podemos entrar no Reino de Deus, e sem o qual nunca entraremos naquele estado de glória para todo o sempre. Ele é o caminho, a luz e a vida do mundo; e todo aquele que obedecer aos mandamentos que Ele deu e fizer as obras que Ele fez e nos ordenou que fizéssemos não caminhará em trevas, mas terá nele a luz da vida. 20

Sugestões para Estudo

  • A quem é concedido o “Espírito de revelação”?

  • Em que aspectos de nossa vida podemos desfrutar a orientação pessoal do Espírito?

  • Por que vocês acham que Deus mais freqüentemente nos guia por meio da voz calma e tranqüila do Espírito em vez de mostrar-nos “manifestações maravilhosas”? (Ver também I Reis 19:11–12.) De que modo o Senhor nos guia pela voz calma e tranqüila?

  • Como podemos saber que estamos sendo influenciados pelo Espírito do Senhor? (Ver também D&C 6:15, 22–23; 9:8–9; 11:12–14.)

  • Por que não somos forçados a seguir os sussurros do Espírito? Por que acham que Deus Se “deleita com a pessoa que tem o coração disposto”?

  • Como precisamos viver para podermos receber a orientação do Espírito? O que inibe nossa capacidade de receber a inspiração do Espírito?

  • Quando foi que o Espírito ajudou vocês a aumentarem seu conhecimento das verdades de Deus?

  • Que bênçãos recebem aqueles que confiam nos sussurros do Santo Espírito em vez de confiar na “luz emprestada ou refletida”?

  • Como podemos preparar-nos para receber mais luz e inteligência? (Ver também Alma 12:10.)

Exibir Referências

  •  

    1.  Gospel Doctrine, 5.a ed. (1939), pp. 523–524.

  •  

    2.  Gospel Doctrine, p. 34.

  •  

    3.  Gospel Doctrine, pp. 34–35.

  •  

    4.  Gospel Doctrine, pp. 41–42.

  •  

    5.  Gospel Doctrine, pp. 58–59.

  •  

    6.  Gospel Doctrine, p. 60.

  •  

    7.  Gospel Doctrine, p.7.

  •  

    8. “President Joseph F. Smith on Revelation”, Millennial Star, 6 de abril de 1905, p. 222.

  •  

    9. Conference Report, outubro de 1912, p. 2.

  •  

    10.  Gospel Doctrine, p. 59.

  •  

    11. “Testimony” (Testemunho), Improvement Era,agosto de 1906, p. 808.

  •  

    12.  Gospel Doctrine, p. 65.

  •  

    13.  Gospel Doctrine, p.6.

  •  

    14.  Gospel Doctrine, p. 87.

  •  

    15.  Gospel Doctrine, p. 45.

  •  

    16.  Deseret News: Semi-Weekly, 3 de janeiro de 1893, p. 2.

  •  

    17.  Gospel Doctrine, p.6.

  •  

    18. Conference Report, outubro de 1916, pp. 6-7.

  •  

    19.  Gospel Doctrine, pp. 35–36; parágrafos acrescentados.

  •  

    20.  Deseret News: Semi-Weekly, 31 de janeiro de 1882, p. 2.