Desenvolvimento do líder e das funções
Guia de Formatura do Seminário da Estaca


“Guia de Formatura do Seminário da Estaca”, Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto, 2021

“Guia de Formatura do Seminário da Estaca”, Guia da Cerimônia de Formatura do Seminário e Instituto

Guia de Formatura do Seminário da Estaca

Diretrizes para a formatura

O cumprimento dos requisitos para a formatura pode ajudar os jovens a aprofundar sua conversão ao Salvador Jesus Cristo ao frequentarem regularmente as aulas, participarem da aula e começarem a estabelecer um padrão de estudo diário das escrituras por toda a vida (ver “Créditos e formatura” no Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 15.1.5 e “O Objetivo dos Seminários e Institutos de Religião”, Biblioteca do Evangelho). Cada jovem tem um nível diferente de apoio familiar, de compreensão do evangelho, de habilidades e de compromisso pessoal. Esses requisitos atendem aos alunos em suas circunstâncias atuais.

A fim de se qualificar para a formatura do seminário, o aluno deve concluir oito semestres do seminário e receber um endosso eclesiástico.

  • Para concluir um curso de estudo, os alunos precisam frequentar pelo menos 75 por cento das aulas, completar a leitura designada por período letivo/semestre e participar da avaliação colaborativa de aprendizado.

  • As informações sobre o progresso da formatura dos alunos podem ser fornecidas pelo representante do S&I ou acessadas diretamente pelos pais e líderes no site mySeminary.ChurchofJesusChrist.org.

  • Os alunos que não atingirem esses requisitos podem fazer recuperação.

Detalhes sobre o programa de formatura:

  • A cerimônia de formatura é um meio de reconhecer os esforços e as realizações de todos os alunos do seminário.

  • A formatura do seminário deve ser realizada anualmente em âmbito de estaca.

Detalhes da preparação do diploma:

  • Apenas as assinaturas pré-impressas do diretor da Junta Educacional da Igreja e do administrador dos Seminários e Institutos de Religião aparecem no diploma do seminário.

  • Se possível, a formatura do seminário deve ser realizada depois do término do ano letivo para que os diplomas possam ser concedidos na cerimônia de formatura. Os diplomas são entregues ao representante da estaca (geralmente um sumo conselheiro designado) para serem distribuídos na formatura do seminário da estaca.

  • Se a formatura do seminário for realizada antes do final do ano letivo, os formandos podem receber uma capa de diploma vazia. Quando os diplomas estiverem disponíveis, eles podem ser enviados aos formandos ou entregues aos líderes da estaca ou ala para distribuição.

  • Diplomas de alunos que não receberam endosso eclesiástico serão entregues aos bispos para que sejam dados a esses alunos posteriormente. Alunos que não possuem endosso eclesiástico não são reconhecidos na formatura.

Certificados de conclusão

Preenche todos os requisitos de crédito do seminário. De acordo com as necessidades da estaca, o administrador do programa de seminário local, em consulta aos líderes da estaca, pode determinar se, quando e onde os certificados de conclusão serão impressos e entregues. Os certificados de conclusão podem ser impressos e distribuídos a cada período ou semestre, no final do ano, ou não ser entregues. Os certificados podem ser distribuídos na formatura do seminário, nas aulas do seminário ou por algum outro meio.

Funções e responsabilidades

O presidente de estaca:

  • Reúne-se com o diretor ou coordenador do seminário designado para a estaca a fim de preparar e planejar a formatura do seminário da estaca.

  • Supervisiona o endosso eclesiástico de alunos com data planejada para formatura.

  • Designa o supervisor do seminário da estaca ou sumo conselheiro para coordenar o programa de formatura do seminário da estaca.

O bispo:

  • Determina se deve endossar cada possível formando do seminário. A situação de endosso dos alunos não deve ser compartilhada com os programas do seminário.

  • Informa ao aluno do seminário os motivos pelos quais não foi aprovado. O bispo também deve ter um cuidado especial de informar aos pais ou responsáveis pelo aluno se o aluno não for participar do programa de formatura do seminário.

  • Fornece ao presidente de estaca uma lista de alunos endossados para serem incluídos no programa de formatura da estaca.

O endosso eclesiástico do seminário

Diretrizes para presidentes de estaca e bispos:

  • O endosso do bispo de um aluno para a formatura do seminário “comprova que o aluno é digno e está comprometido a viver os padrões do evangelho” (Manual Geral, 2020, item 15.1.5, ChurchofJesusChrist.org).

  • O bispo ou um de seus conselheiros pode usar as entrevistas agendadas regularmente com os jovens como base para determinar o endosso de um aluno com data planejada para formatura. Não é necessário realizar uma entrevista separada para endosso eclesiástico desses alunos.

  • Fica a critério do bispo endossar cada formando em potencial.

  • Diretores ou coordenadores do seminário se certificam de que cada presidente de estaca entenda a exigência do endosso eclesiástico para a formatura do aluno no seminário.

  • O presidente de estaca se certifica de que cada bispo ou presidente de ramo entenda a exigência do endosso eclesiástico para a formatura do aluno no seminário.

  • Apenas alunos endossados que se qualificaram academicamente para um diploma devem ser reconhecidos na formatura do seminário da estaca.

Exemplo do programa de formatura do seminário

[Nome da estaca]

Formatura do seminário

[Data/hora (duração recomendada: 1 hora)]

[Local]

Presidida:

Dirigida:

Pianista:

Regente:

Boas-vindas:

Hino de abertura:

Oração de abertura:

Observações sobre a participação no programa do seminário:

Aluno orador (um ou mais):

Apresentação musical:

Aluno orador (um ou mais):

Breves considerações pelo representante do S&I (podem incluir o objetivo do S&I, o reconhecimento dos esforços dos formandos e uma referência aos requisitos de crédito):

Considerações por um membro da presidência da estaca (podem incluir um convite para se matricular no instituto):

Entrega dos diplomas do seminário:

Hino de encerramento:

Oração de encerramento:

A seguir está uma lista com sugestões de nomes e sites que podem ser incluídos na programação impressa: