Devocionais de Natal
A Luz e a Vida do Mundo


A Luz e a Vida do Mundo

Agradeço ao Presidente Thomas S. Monson pelo convite para representar a Primeira Presidência neste devocional de Natal. Faço minhas as palavras do Presidente Dieter F. Uchtdorf em seu apreço à magnífica música do coro do Tabernáculo Mórmon e da orquestra.

Esta noite nosso coração achega-se ao Salvador, e nosso compromisso de segui-lo foi fortalecido. As belas luzes que enfeitam o Centro de Conferências são um símbolo da alegria que sentimos.

O Salvador veio ao mundo com uma luz destinada a confirmar e celebrar Sua chegada. Vocês se lembram do relato:

“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (…)

E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.1

Naquela noite sagrada, eles foram atraídos em direção ao Salvador. O que viram com os olhos mortais, naquele estábulo, foi um bebezinho. Mas, o que foram verificar era visível apenas por meio de sentimentos espirituais. Sabemos que a luz de Cristo é uma influência, e podemos reconhecê-la por seus efeitos.

O Salvador disse:

“Pois eis que sou eu quem fala; eis que eu sou a luz que resplandece nas trevas e pelo meu poder dou-te estas palavras.

E agora, em verdade, em verdade, eu te digo: Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem — sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão; e esse é o meu Espírito.

Em verdade, em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria”.2

Senti essa luz, essa alegria e esse desejo de fazer o bem quando nossa primeira bisneta nasceu. Olhei para ela e pensei: “Ela parece brilhar com uma beleza que eu achava possível em um recém-nascido”. Em um instante, me dei conta de que a beleza que vi e o brilho que senti quando olhei para o rosto dela vinham de sua pureza e, para mim, pela luz de Cristo.

É importante que vocês confiem nessa preciosa capacidade de ver mais do que os olhos físicos podem captar. Não é preciso receber o dom do Espírito Santo para isso. Por exemplo, tínhamos uma vizinha em Utah. Ela era viúva, uma viúva idosa. Por muitos anos os membros de nossa ala a incluíam nas confecções de colchas e em outras atividades. Ela desfrutava da companhia deles, de sua amizade, mas não mostrava interesse no evangelho restaurado.

Ela me disse que certo domingo, depois de ter-se mudado para morar em Nevada, ela voltou para seu apartamento sentindo-se sombria, desanimada e solitária. A campainha da porta soou.

Ela descreveu o que aconteceu desta maneira: “Abri a porta me perguntando quem poderia ser. E ali, na soleira da porta, vi duas belas mulheres, lado a lado. E senti que vi halos em torno da cabeça delas”.

Eram as missionárias que tinham ido visitá-la porque minha esposa amava tanto aquela viúva a ponto de pedir a um presidente de missão que oferecesse a dádiva do evangelho de Jesus Cristo a sua amiga.

Fui a Las Vegas para batizar e confirmar aquela viúva. E minha mulher e eu fomos seus acompanhantes quando ela entrou pela primeira vez no templo. Em todos esses sagrados momentos de convênios, parecia haver um brilho em torno dela, assim como senti quando olhei com amor para minha primeira bisneta.

Vocês tiveram momentos assim quando sentiram o Espírito de Cristo, como podem estar sentindo neste momento. Isso acontece porque estas palavras são verdadeiras: “Toda alma que caminha pela Terra, onde quer que more, em qualquer nação em que tenha nascido, não importa se na riqueza ou na pobreza, teve no nascimento uma investidura dessa primeira luz que é chamada a Luz de Cristo, o Espírito da Verdade ou o Espírito de Deus — a luz universal de inteligência com a qual toda alma é abençoada”.3

Vocês podem ter sentido a Luz de Cristo hoje à noite neste devocional, cujo propósito foi o de lembrar e de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Todos nós sentimos uma influência que nos fez desejar ser bondosos ou ajudar alguém necessitado. Todos nós sentimos maior desejo de nos afastar do mal. E cada um de nós sentiu o desejo de ser menos orgulhoso, arrogante ou crítico — de ser mais semelhante ao Salvador.

E ao sentirmos o puro amor de Cristo, sentimos mais o Seu amor pelos outros. A caridade é o puro amor de Cristo. Seja o que for que estejamos sentindo agora, é apenas o princípio O senhor prometeu a cada um de nós um futuro glorioso, dizendo: “Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito”.4

Alguns dos que estão assistindo esta noite foram atraídos para estarem conosco na esperança de que encontrariam paz ao enfrentarem as tristezas causadas pela enfermidade e pela morte que vêm com a mortalidade a nós e àqueles a que quem amamos. Testifico que Jesus Cristo é “é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida; sim, e também uma vida que é infinita, de modo que não pode mais haver morte”.5 Isso é verdade devido a sua Expiação e Ressurreição, que englobam todos nós.

O Presidente Thomas S. Monson, o profeta vivo do Senhor, assegurou-nos isto: “Com toda a força de minha alma, testifico que Deus vive, que seu filho amado é as primícias da Ressurreição, que o Evangelho de Jesus Cristo é aquela luz penetrante que transforma toda aurora de desesperança numa manhã jubilosa”.6 Acrescento a isso o meu humilde testemunho.

Presto meu testemunho de que Deus, o Pai, vive e que Ele nos deu a dádiva de Seu Filho amado por causa do amor que tem por nós. Sei tão certo como eu vivo que o Salvador ressuscitado vive. Ele expiou por nossos pecados. E testifico que Ele é a Luz do Mundo e a verdadeira fonte consolo, esperança, paz e alegria. Oro de todo o coração para que todos nós nos aproximemos Dele, para sentirmos o calor de Sua luz e amor. No sagrado nome de Jesus Cristo, a Quem adoramos e servimos. Amém.