Ser um Bom Professor Exige Revelação

Contribuição de Marianne Holman, da redação do Church News

  • 17 Setembro 2013

É responsabilidade do professor preparar o caminho para que os alunos tenham uma experiência espiritual com o Senhor, David M. McConkie, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical.

Artigos em Destaque

  • Ensinar à maneira que o Senhor deseja que vocês ensinem:
  • 1. Representem o Senhor Jesus Cristo.
  • 2. Ensinem a doutrina.
  • 3. Conheçam a doutrina.
  • 4. Aprendam e compreendam pela fé.

“Se pudéssemos levar nossa mensagem ao mundo e condensá-la em duas palavras, diríamos, ‘ Deus fala’.” — David M. McConkie, da presidência geral da Escola Dominical

PROVO, UTAH

Revelação do céu é o segredo para ser um bom professor, disse o Irmão David M. McConkie, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, durante a Semana da Educação, na Universidade Brigham Young, em 22 de agosto.

O notável princípio que separa o mormonismo do cristianismo histórico é o princípio da revelação, disse ele. “Se pudéssemos levar nossa mensagem ao mundo e condensá-la em duas palavras, diríamos, ‘ Deus fala’”.

Assim como a mensagem da Restauração e revelação são essenciais para nosso testemunho, são também essenciais para o aprendizado e ensino na Igreja.

“Logo após os apóstolos e profetas, o Senhor colocou os professores”, disse ele. Não os professores do mundo ou mesmo os professores na igreja que fornecem informações para mostrar o quanto sabem, esclareceu ele.

“Estou falando aqui sobre os professores que estão a serviço do Senhor, a quem consideramos fracos, humildes e simples. As pessoas que têm o direito à revelação do céu e que estão ensinando pelo poder e autoridade de Deus”.

É responsabilidade do professor preparar o caminho para que os alunos tenham uma experiência espiritual com o Senhor. Em vez de dizer à classe que eles têm muito a estudar naquele dia, deixando pouco ou nenhum tempo para debate ou perguntas, o professor deve ouvir ao Senhor para saber os princípios mais importantes que deve ensinar.

O Irmão McConkie compartilhou alguns pontos e meios para que as pessoas ensinem do modo como o Senhor deseja que ensinem.

1. Representem o Senhor Jesus Cristo.
“Os [professores] estão a serviço do Senhor, eles são representantes do Senhor”, disse o Irmão McConkie. “Devemos ensinar o que o Senhor ensinaria, porque nós O estamos representando”, disse ele. “Não temos nenhum outro dever, nenhuma outra tarefa, do que dizer o que o Senhor diria, se estivesse ali”.

David M. McConkie, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical

2. Ensinem a doutrina.
“O Senhor ordenou, não nos sugeriu, que os professores ensinem os princípios do evangelho, especialmente os encontrados no Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e nas obras-padrão”.

Os professores que estiverem atuando como devem e preparando-se como devem, têm o direito de ficar diante de uma classe e mostrar a relação entre princípios das escrituras como nunca fizeram antes, disse ele.

3. Conhecem a doutrina.
“É claro que não podemos ensinar algo que não sabemos”, disse ele. “Temos que procurar e depois, quando descobrirmos essas coisas, o Senhor ordenou que devemos guardá-las em segredo”, disse ele. “Para que possamos banquetear-nos com essas coisas — não apenas lambiscar ou olhá-las — mas, sim, nos banquetearmos com essas coisas que guardamos em segredo”.

Quando for o tempo certo aos olhos do Senhor, o Senhor revelará o que deve ser feito e dito. Também é importante, como professor, não ficar preso às anotações.

4. Aprenderem e compreenderem pela fé.
Os professores têm a responsabilidade de também aprender pela fé. “Não nos é difícil entender o que significa estudar”, disse ele. “Falamos sobre pesquisar, mas, se vamos aprender pela fé, em que isso implica ou significa para nós?”

Significa que as pessoas precisam ter um coração cheio de fé e estar dispostas a ouvir, disse ele.

“Aprender pela fé significa que vamos ter um coração cheio de fé, e ser mais receptivos às coisas que o Senhor nos ensina e nos diz”.