Bênçãos do Dia do Senhor

Contribuição de Marissa A. Widdison, Revistas da Igreja

  • 31 Julho 2015

Que bênçãos recebemos por santificar o Dia do Senhor? Neste artigo, membros da Igreja do mundo inteiro fazem reflexões que podem inspirar-nos e levar-nos a ter nossas próprias ideias.

Imagine que você recebeu o convite mais importante de sua vida: a oportunidade de passar um dia com Jesus Cristo. Como você se prepararia espiritual e fisicamente para esse dia? Que bênçãos você esperaria como resultado de passar o dia com Ele?

O Senhor convida todos nós a reservar um dia para estar em comunhão com Ele — o Dia do Senhor, que Ele abençoou e santificou (ver Êxodo 20:11). Que bênçãos recebemos por santificar o Dia do Senhor? Aqui vão algumas reflexões de membros da Igreja do mundo inteiro que podem inspirar-nos e levar-nos a ter nossas próprias ideias.

Achegar-nos a Deus e Cristo

Nosso relacionamento com o Pai Celestial torna-se mais sólido quando nos concentramos Nele por meio da adoração no Dia do Senhor.

A irmã Andrea Julião, de São Paulo, Brasil, percebeu que, assim como o relacionamento com amigos terrenos fica mais sólido quando passamos algum tempo em sua companhia, nosso relacionamento com o Pai Celestial torna-se mais sólido quando nos concentramos Nele por meio da adoração no Dia do Senhor. Ao visitar parentes que não pertenciam à Igreja, a irmã Andrea decidiu levantar-se cedo no domingo para tentar encontrar uma capela SUD naquela área. Enquanto seus familiares preparavam-se para as atividades recreativas programadas para aquele dia, ela percorreu o bairro até encontrar alguém que lhe indicou a torre da igreja à distância. Com isso, ela conseguiu assistir às reuniões dominicais. “Meu domingo foi incrível”, disse ela. “Senti o amor do Pai Celestial com tanta força! Senti que Ele gosta quando Seus filhos obedecem aos Seus ensinamentos. Meu testemunho da Igreja de Jesus Cristo ficou mais forte.”

Cura e alívio

O Dia do Senhor pode ser um dia de cura individual, tanto física como espiritualmente.

O Presidente Russell M. Nelson, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, contou que, quando era jovem em início de carreira, foi abençoado graças ao Dia do Senhor. “Senti deleite no Dia do Senhor pela primeira vez há muitos anos quando, como um cirurgião muito atarefado, percebi que o Dia do Senhor havia se tornado um dia de cura pessoal. No final de cada semana, minhas mãos estavam muito machucadas de tanto esfregá-las com sabão, água e uma escova dura. Eu também precisava de um tempo para respirar devido ao fardo de uma profissão muito desgastante. O domingo me proporcionava um alívio muito necessário” (“O Dia do Senhor É Deleitoso”, Conferência Geral de abril de 2015).

O Espírito de Elias

Fazer o trabalho de história da família no Dia do Senhor ajuda-nos a sentir o Espírito de Elias.

Eliza, que tem nove anos e mora em Edmonton, Canadá, recentemente fez um discurso na reunião sacramental a respeito das bênçãos que recebeu por, no domingo; dedicar-se a atividades adequadas para o Dia do Senhor. Como Eliza às vezes ficava muito entediada aos domingos, ela e sua família decidiram que uma atividade que podia valer a pena experimentar era a indexação de nomes. Eliza logo descobriu que adorava trabalhar com os nomes e registros! “Quando eu começo, não quero mais parar”, ela contou à congregação. Quando a bisavó ficou sabendo do quanto Eliza gostava de história da família, ensinou a neta a acrescentar histórias e fotos à sua árvore genealógica online. “É muito divertido, adoro isso!”, disse Eliza. “Quando faço o trabalho de história da família, sinto o Espírito de Elias. É uma sensação incrível.”

Edificante para a alma

Tomar o sacramento lembra-nos do amor e da misericórdia do Salvador.

A irmã Cheryl A. Esplin, segunda conselheira na presidência geral da Primária, deu testemunho das bênçãos de tomarmos o sacramento no Dia do Senhor. “Quando partilho do sacramento, às vezes imagino um quadro ou uma pintura em que o Salvador ressuscitado está os braços abertos, como se estivesse pronto para nos receber em um abraço amoroso. Adoro essa imagem”, disse ela. “Ao pensar nela durante a administração do sacramento, minha alma se eleva e quase posso ouvir as palavras do Salvador: ‘Eis que meu braço de misericórdia está estendido para vós e aquele que vier, eu o receberei; e benditos são os que vêm a mim’” (“O Sacramento: Renovação para a Alma”, Conferência Geral de outubro de 2014).

Oportunidades de servir

O Dia do Senhor nos proporciona a oportunidade de ministrar às pessoas.

O Élder L. Tom Perry ensinou que um dos motivos pelos quais precisamos de descanso de nossos labores no domingo é porque eles nos tiram “a oportunidade de ministrar a outras pessoas” (“O Dia do Senhor e o Sacramento”, Conferência Geral de abril de 2011). Quando jovem, no Ramo de Kpong em Gana, a irmã Zola Adjei aprendeu a amar a oportunidade de servir ao próximo no Dia do Senhor. No verão, quando deixava o internato e ia passar as férias em casa, ela e outros jovens iam em grupos visitar os membros de seu ramo que não viam há algum tempo. “Era um sacrifício porque a maioria de nós estava com muita fome depois da Igreja e morávamos tão longe que não dava tempo de ir para casa comer e, depois, encontrarmo-nos para sair”, disse a irmã Adjei. Mas o sacrifício valia a pena, pois lhes dava a oportunidade de orar e cantar hinos com os membros do ramo e de convidá-los para irem às reuniões e atividades da Igreja. Um dos jovens oferecia-se para ir com eles a pé para a igreja no domingo seguinte. “Por causa desse costume, criamos um forte vínculo”, disse a irmã Adjei. “Alguns de nós continuam a ser grandes amigos graças à decisão que tomamos de dedicar algumas horas do Dia do Senhor para sair e trazer de volta nossos amigos afastados.”

Oportunidades missionárias

Nosso compromisso de guardar o Dia do Senhor pode levar a oportunidades de falar de nossas crenças a outras pessoas.

No mundo de hoje, o ato de santificar o domingo certamente nos torna diferentes e nos dá oportunidades de falar do evangelho de modo natural, pois os outros veem que nossa rotina semanal é diferente. O casal Davies, que mora na ilha de Granada com a filha, Adrielle, é testemunha disso. “Nenhum dos amigos da Adrielle é membro da Igreja, e ainda que muitos acreditem em Deus, para eles, o domingo é só outro dia de final de semana”, explicou a irmã McKenzie Lawyer Davies, a mãe de Adrielle. Há alguns meses, a Adrielle foi convidada para uma festa de aniversário que aconteceria num cinema no domingo. A família decidiu deixar um presente em vez de ir para a festa no cinema. “O simples fato de termos dado uma passadinha em sua casa para dar os parabéns, deu-nos a oportunidade de falar de nossas crenças quanto ao Dia do Senhor de modo franco e cordial”, contou a irmã Lawyer Davies. “Fiquei feliz ao ver que minha filhinha já leva o evangelho ao próximo.”

Proteção contra as coisas do mundo

Quando evitamos as distrações do mundo no Dia do Senhor, somos abençoados com proteção contra a obsessão com as coisas do mundo.

Doutrina e Convênios 59:9 declara: “E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado”. Os apóstolos e profetas modernos ensinaram que a referência a manter-nos “limpos das manchas do mundo” é ao mesmo tempo um convite e uma bênção que nos é prometida e que uma coisa depende da outra. Por exemplo, o Presidente James E. Faust ensinou que, se nos abstivermos das distrações do mundo no Dia do Senhor, seremos abençoados com proteção contra a obsessão com as coisas do mundo. “Nesta época de crescente acesso e preocupação com as coisas materiais, há uma proteção segura para nós e nossos filhos contra as pragas dos dias atuais. Por mais surpreendente que pareça, a chave para essa proteção se encontra na observância do Dia do Senhor” (ver “O Dia do Senhor”, Conferência Geral de outubro de 1991).

Tempo para a família

As atividades próprias para o Dia do Senhor convidam o Espírito e podem dar início a boas conversas em família.

A família Olsen, de Brigham City, Utah, percebeu que mesmo pequenas mudanças no que fazemos no Dia do Senhor trazem grandes bênçãos. Em vez de assistir aos programas comuns de televisão no domingo, eles se concentram em vídeos e música da Igreja. O casal notou que assistir aos vídeos da Bíblia com os filhos traz o Espírito e faz com que as crianças façam perguntas que se transformam em boas conversas em família. “Deixar de assistir televisão no domingo levou-me a uma grande mudança de foco”, disse a irmã Lacey Olsen. “Podemos achar que há muitas regras a se cumprir no domingo, mas acho que o Dia do Senhor é um dia sem restrições em relação ao serviço e à caridade. Se quisermos, o Dia do Senhor pode-nos armar com o vigor necessário para enfrentar o mundo durante o resto da semana.”

O Senhor nos ensina nas escrituras que devemos lembrar-nos “do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). Quando reconhecemos que o Dia do Senhor é uma oportunidade preciosa de alcançar bênçãos espirituais, as palavras desse mandamento transformam-se em um convite de Deus. Qual será nossa resposta a esse convite? Que promessas estarão reservadas para nós e nossa família?