O Élder Cook Exorta os Membros a Escolher os Caminhos da Retidão

Contribuição de Marianne Holman Prescott, redatora do Church News

  • 27 Janeiro 2015

O Élder Quentin L. Cook ensinou que o caminho da retidão inclui colocar a família, a Igreja e o Salvador em primeiro lugar.

Artigos em Destaque

  • Metas educacionais e profissionais são importantes, mas não devem ser colocadas acima da família, da Igreja e de um testemunho do Salvador.
  • Devemos viver de maneira que possamos aguardar ansiosamente conhecer o Salvador.

 “A doutrina essencial do arbítrio exige que um testemunho do evangelho restaurado baseie-se na fé e não simplesmente em provas externas ou científicas.” — Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze

 

LOGAN, UTAH

Colocar a família, a Igreja e o Salvador em primeiro lugar é essencial na escolha de um caminho que conduz à retidão, ensinou o Élder Quentin L. Cook durante um devocional em Logan, Utah, em 25 de janeiro.

“As escolhas mais significativas podem ser feitas por todos, independentemente de seus talentos, habilidades, oportunidades ou circunstâncias econômicas”, disse ele.

Embora às vezes as pessoas enfrentem dificuldades na vida, passando por experiências sobre as quais têm pouco ou nenhum controle, com certeza, elas têm controle sobre questões relativas à decisão de viver uma vida reta, ensinou o Élder Cook.

“Quando se trata de princípios, conduta, vida religiosa, e um viver reto, nós estamos no comando”, disse ele. “Nossa adoração e fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho, Jesus Cristo, é uma escolha feita por nós”.

O Élder Cook reconheceu que muitos dos desafios de fé que existiam quando ele era criança continuam a existir hoje.

“Há e sempre haverá oposição em todas as coisas. Aqueles que oram, estudam as escrituras, vivem os mandamentos, adoram e seguem o Salvador vão entender o propósito dessa oposição. Sua fé vai crescer e sua vida será abençoada”, disse ele.

O Élder Cook salientou a frase “seus caminhos são justos”, encontrada em 2 Néfi 9. Nesse capítulo há admoestações sobre aprendizado, sabedoria, riquezas, trabalho e recusar-se a ver ou ouvir as consequências do pecado, bem como doutrina profunda sobre a Expiação de Jesus Cristo.

“Minha ênfase será sobre os caminhos da retidão que nos permitem prestar contas ao Santo de Israel, ‘o guardião da porta’”, disse ele.

O Élder Cook contou como momentos cruciais em sua vida ajudaram-no a moldar sua fé e como ele viveu sua vida.

Quando tinha 15 anos de idade, e seu irmão mais velho, Joseph, tinha 20, a decisão de seu irmão de servir uma missão — apesar do desejo de seu pai de que ele ficasse em casa e fizesse planos para ingressar na faculdade de medicina — teve um grande impacto na vida do irmão mais novo.

“Naquela noite, meu irmão e eu conversamos sobre a decisão”, lembrou o Élder Cook. “Depois de discutirmos o assunto, concluímos: Se Jesus Cristo foi um grande homem, mas não um ser divino, se Joseph Smith foi um professor maravilhoso, mas não um profeta, ou se o Livro de Mórmon tinha conselhos extraordinários, mas não era a Palavra de Deus, então, tudo bem — era melhor ir para a faculdade de medicina. Mas, se Jesus Cristo era o divino Filho de Deus, se Joseph Smith foi o profeta da restauração e se o Livro de Mórmon era a Palavra de Deus — então seria mais importante aceitar o chamado e proclamar o evangelho.”

Imergir na leitura do Livro de Mórmon lhe dará um testemunho contínuo do Espírito, disse o Élder Cook.

Querendo sua própria resposta a essas perguntas, naquela noite, o Élder Cook orou e recebeu uma confirmação do Espírito de que essas coisas são verdadeiras.

“Naquele momento, passei a entender o sentimento que o Espírito Santo me faz ter quando busco verdades espirituais.”

Essas respostas têm guiado suas decisões mais importantes, disse o Élder Cook, acrescentando que quando as pessoas vivem o evangelho, elas são abençoadas pelo Espírito e provam da bondade do Pai Celestial, tendo sentimentos de alegria, felicidade e paz.

“Gostaria de sugerir que a melhor maneira de se adquirir um testemunho é imergir na leitura do Livro de Mórmon para poder experimentar o contínuo testemunho do Espírito”, disse ele.

Um conhecimento e testemunho sobre o papel profético que Joseph Smith desempenhou na restauração também influencia a vida de uma pessoa.

O Élder Cook compartilhou dois princípios importantes que aprendeu como missionário, além do amor e apreço pelo Livro de Mórmon.

Em primeiro lugar, o caminho que uma pessoa escolhe faz diferença e, em segundo lugar, o esforço contínuo no dia-a-dia é melhor do que um empenho heroico ocasional.

“Não são apenas os caminhos que levam ao mal que precisamos evitar”, disse o Élder Cook. “Em 2 Néfi 9:51, lemos: ‘(…) não despendais dinheiro naquilo que não tem valor, nem vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer’. Em outras palavras, escolham caminhos que os levarão à retidão”.

“Nem todas as decisões são entre o bem e mal”, disse ele. “Muitas precisam ser abordadas usando o conselho que o Élder Dallin H. Oaks deu em seu discurso inspirado ‘Bom, Muito Bom, Excelente’. Sim, a diferença entre o bom e o melhor pode ser profunda”.

Metas educacionais e profissionais são importantes, mas não devem ser colocadas acima da família, da Igreja e de um testemunho do Salvador, ensinou o Élder Cook. “As consequências imprevistas podem ser muitíssimo adversas.

“A reunião mais importante que cada um de nós terá do outro lado do véu é com o Salvador. Independentemente de quem são nossos antepassados e quer sejamos ricos ou pobres, prestaremos contas do cumprimento dos mandamentos que nos foram dados. Devemos viver de maneira que possamos aguardar ansiosamente conhecer o Salvador.”