“Aconselha-te com o Senhor em Tudo Que Fizeres”

Contribuição de Church News

  • 8 Abril 2015

“Observe o requisito de pedirmos com fé, o que para mim significa não apenas verbalizar, mas fazer, o dever duplo de suplicar e realizar, a exigência de comunicar e agir.”

Artigos em Destaque

  • Uma oração sincera não só exige súplica, mas também empenho. Deve haver o desejo de colocar em prática a resposta dada.
  • Por meio de uma sincera oração, Deus pode ajudar uma pessoa que esteja passando por alguma provação, seja difícil ou não.

“Nossas orações não devem conter uma lista de desejos ou pedidos, mas devem assegurar para nós e para outros as bênçãos que Deus está desejoso de conceder, de acordo com Sua vontade, e no Seu tempo.” — Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos

Havia uma pequena mangueira ligada ao motor de um veículo. Com o tempo, a mangueira tornou-se frágil, rompeu-se e fez com que o motor apresentasse falhas.

O carro não era novo. A família não tinha condições de comprar um carro novo e fizeram todo o possível para consertar e manter o carro para que ele durasse o maior tempo possível.

Aparentemente, da noite para o dia, o carro apresentou um problema. Sem sucesso, o pai passou várias horas durante vários dias tentando consertar o problema. Procurou ajuda na internet, mas não encontrou nada útil.

A família levou o carro a um mecânico de confiança que encontrou várias causas possíveis para o problema e o consertou. O custo da mão-de-obra do mecânico estava dentro do orçamento da família, mas nem todos os problemas foram resolvidos. O carro continuava a apresentar problemas.

O marido pesquisou novamente sobre o assunto e pediu orientação a alguns amigos mecânicos. Mas nada resolvia o problema.

O pai, depois de meses sem encontrar nenhuma solução e sem condições de comprar um carro novo, estava folheando os discursos da Conferência Geral de abril de 2008 na revista A Liahona.

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, falava sobre a oração do Profeta Joseph Smith e disse: “Observem o requisito de pedirmos com fé, que em minha opinião significa não apenas verbalizar, mas o dever duplo de suplicar e realizar, a exigência de comunicar e agir”.

O pai percebeu que ele não havia contado ao Pai Celestial sobre o problema do carro. Havia estudado, consultado os mecânicos de confiança e feito tudo o que ele poderia fazer — exceto pedir com fé para que o Pai Celestial pudesse intervir. Depois da oração, o pai sentiu novamente a necessidade de procurar na internet e sentiu-se inspirado a acrescentar algumas outras palavras na busca. Uma possível solução, que não havia sido exibida antes, foi encontrada.

Com essa visão, ele comprou uma peça de baixo custo e começou a instalá-la. Nesse processo, ele esbarrou em uma mangueira sem importância e ela caiu. Ao inspecionar a mangueira, notou que ela estava desgastada e rachada devido a idade. Os danos à mangueira não eram evidentes. A mangueira não tinha sido inspecionada pois não era parte de alguma função essencial do motor e que, de acordo com o mecânico, estivesse relacionada ao problema do carro.

Mas ao substituir a mangueira com defeito, o problema desapareceu. Ao fazer uma pesquisa adicional, o proprietário encontrou uma referência de que essa parte defeituosa poderia, sob certas circunstâncias, causar o problema no veículo. Não era algo evidente para qualquer pessoa, mas o Pai Celestial sabia. A inspiração não era para consertar a mangueira ruim, mas para substituir uma outra peça de baixo custo (que também precisava ser substituída devido à idade) e, ao fazê-lo, foi encontrada a mangueira com defeito.

O Élder Bednar disse, em um discurso de conferência: “Pedir com fé exige honestidade, esforço, compromisso e persistência”.

Na seção 9 de Doutrina e Convênios, o Pai Celestial nos ensina como pedir ajuda. No versículo 7 Ele nos diz que não podemos simplesmente pedir. A advertência é: “Eis que não compreendeste; supuseste que eu o concederia a ti, quando nada fizeste a não ser pedir-me”. Em outras palavras, somente pedir não é suficiente.

O Versículo 8 ensina que “você deve estudá-lo bem em tua mente” — em outras palavras, fazer nossa pesquisa, buscar experiência, fazer um esforço e até estudar diferentes soluções e em seguida, pedir. E a escritura continua: “Se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo”.

A promessa do pai é condicional, mas absoluta. Ao fazermos nossa parte, Ele responderá e se nossa solução for correta, poderemos “sentir que é certo”. O Pai Celestial, não disse que iria responder “às vezes”, “quando for conveniente” ou “se houver tempo”. Ele está disposto a ajudar, quando fazemos nossa parte.

E quanto aos outros desafios na vida? Sem dúvida um carro quebrado, mesmo que importante para uma família, não se compara a um grave problema de saúde ou um problema no relacionamento entre pais e filhos que possa ameaçar o bem-estar espiritual.

Ter uma filha usuária de drogas, sofrendo de depressão ou tendo problemas morais ou ter um filho adulto cujo testemunho tenha sido perdido e que não viva uma vida em harmonia com os convênios feitos no templo e os padrões da Igreja.

No tocante aos problemas, o conselho é que devemos fazer tudo o que pudermos fazer e pedir orientação com fé ao nosso Pai Celestial. A resposta de nossa súplica pode ser um coração brando, uma mudança de comportamento, orientação na busca da solução de um problema ou simplesmente forças para aceitar o que não podemos mudar.

O Élder Bednar disse: “O propósito de nossas orações não deve ser fazer uma lista de pedidos ou de coisas que desejamos, mas sim assegurar para nós e para outras pessoas as bênçãos que Deus está desejoso de conceder, de acordo com Sua vontade e no Seu tempo. Toda oração sincera é ouvida e respondida por nosso Pai Celestial, mas as respostas recebidas podem não ser as que esperamos e podem não vir na hora e da maneira que desejamos”.

A vida, assim como o caso com os carros, é muito complexa. É difícil, até para o mecânico mais experiente, compreender a relação de todas as partes do motor em uma máquina. Da mesma forma, os desafios em família são difíceis e somente com a orientação dada por uma oração sincera que os terapeutas e consultores experientes poderão guiar a uma solução específica.

Há somente uma fonte de compreensão completa, nosso Pai Celestial. Não importa o problema, ele entende a causa, e ele responderá nossas orações.

Nosso canal com nosso Pai Celestial é feito por meio da oração. “Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem” (Alma 37:37).