Honrar os Convênios por Meio do Amor e Serviço, Ensina a Irmã Oscarson

Contribuição de De Sarah Jane Weaver, editora associada do jornal Church News

  • 7 Maio 2015

A irmã Bonnie L. Oscarson, presidente geral das Moças, falou sobre o poder unificador dos convênios para milhares de mulheres presentes na Conferência de Mulheres da BYU 2015.  Foto de Mark A. Philbrick da BYU.

A irmã Bonnie L. Oscarson, presidente geral das Moças, falou sobre o poder unificador dos convênios para milhares de mulheres presentes na Conferência de Mulheres da BYU 2015.

“O Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, vivem e dirigem o trabalho desta Igreja”, disse a irmã Oscarson. “Eles nos amam de uma maneira que está além de nossa capacidade de compreender. Os convênios que Eles nos pedem para assumir e guardar no batismo, quando partilhamos do Sacramento e em nossos templos sagrados são evidência de que Eles querem estar intimamente envolvidos com nossa vida e querem ajudar-nos a voltar à presença Deles.”

A irmã Oscarson disse que os convênios são “uma troca de amor entre nós e Deus” e disse que Deus realiza Sua obra por meio de convênios. “Pensem nisto. Deus nos convida a sair do ambiente mundano e entrar em Sua esfera por meio de convênios. Somos convidados a acompanhá-lo, para trabalhar com Ele em nossa salvação e na salvação de todos os Seus filhos.”

A irmã Oscarson definiu convênios como acordos entre Deus e o homem — onde Deus estabelece os termos.

“Deus nos pede que assumamos esses acordos vinculantes, esses convênios com Ele, porque Ele nos ama e sabe que estabelecer esses vínculos e essencialmente tê-Lo como nosso parceiro nesta vida é a única maneira possível de termos a esperança de retornar à Sua presença e de receber a exaltação em Seu reino”, ela afirmou.

Quando somos batizados, assumimos um relacionamento com Deus por meio de convênio.

Os convênios que Deus oferece começam cedo, quando os membros da Igreja ainda são crianças, disse ela. “Ele entende a importância de nos colocar no caminho do convênio tão logo estejamos preparados para compreender a importância e o valor de guardar os mandamentos. Quando somos batizados, assumimos um relacionamento com Deus por meio de convênio. Tornamo-nos Seus filhos do convênio.”

É muito relevante o fato de que o batismo, junto com o seu convênio relacionado, é a única ordenança na qual os santos dos últimos dias são convidados a participar para renovar convênios semanalmente, até o resto de suas vidas, por meio da ordenança do sacramento. “Porque o Pai Celestial nos ama, Ele propicia, uma forma pela qual nós possamos lembrar, renovar e restabelecer o compromisso dos convênios que fizemos no batismo, todas as semanas”, disse a irmã Oscarson. “É extremamente importante.”

Os templos são outra das grandes evidências do amor que Deus tem para com seus filhos, “porque é ali que fazemos os convênios mais solenes e sagrados com Ele”.

Todos os aspectos do templo são evidência do Seu amor por Seus filhos.

O Senhor proveu um lugar sagrado e santificado onde Seus filhos podem ser ensinados do alto, santificados e investidos de poder, disse ela.

Um pai amoroso aproveita o tempo para oferecer instrução e ferramentas a uma criança para que enfrente os desafios da vida, disse ela. “O templo é o lugar onde podemos receber instrução amorosa, ajuda e orientação de um Pai preocupado, e todos os aspectos do templo são evidência de Seu amor por Seus filhos.”

Outra maneira pela qual o templo e seus convênios a ele associados simbolizam o amor do Pai Celestial é que o templo proporciona um meio para que todos os Seus filhos voltem a Ele, inclusive as pessoas que viveram na Terra antes que o evangelho e as ordenanças essenciais do sacerdócio fossem restauradas, disse ela.

“Você conhece qualquer outra religião do mundo que oferece as ordenanças de salvação do evangelho para milhões de pessoas que viveram e morreram nesta Terra que não teriam a possibilidade de recebê-las?” A irmã Oscarson perguntou. “Somos realmente únicos na prática dessa crença que nos ensina quão precioso e querido cada indivíduo é para nosso Pai, não importa onde ou quando eles viveram na Terra.”

A irmã Oscarson disse que o senhor não se esquece de nenhum de seus filhos. “As ordenanças e os convênios do templo existem para todos — tanto os vivos quanto os mortos. A imensidão do amor e da misericórdia são evidentes nesse trabalho!”

Mulheres santos dos últimos dias podem demonstrar seu amor a Deus guardando Seus mandamentos e honrando nossos convênios. “Em troca, Ele demonstra um amor intensificado por nós”, disse ela. “Amar o Senhor é a resposta. O amor é a maior e mais pura motivação imaginável de honrar nossos convênios.”

Cada ato de serviço e sacrifício amarra um fio de cordão de amor ao redor de seu coração e alma.

A irmã Oscarson disse que as mulheres são excepcionalmente boas para sacrificar-se por outras pessoas — seus amigos, seus maridos, seus pais e principalmente seus filhos.

“Cada pequeno ato de serviço, cada pequeno sacrifício feito, cada esforço para cuidar, amar e proteger a criança, amarra outro fio de cordão de amor ao redor de seu coração e alma, e antes que perceba, você e a criança estarão ligados entre si — não com fios, mas com cordas de aço de incrível força”, disse ela.


Se uma pessoa deseja aumentar seu amor por alguém, seja um inimigo, ou um amigo, a resposta é servir a esse indivíduo, disse ela. “O mesmo acontece quando se trata de nosso relacionamento com o Senhor. Quanto mais servimos por meio de nosso serviço ao próximo e em chamados na Igreja, mais intensificamos o amor que temos por Ele. À medida que o nosso amor pelo Senhor cresce, nosso desejo de agradar a Deus por meio de nossa obediência aumenta.”

Ao concluir, a irmã Oscarson disse que o amor pelo Senhor e a gratidão por tudo que Ele tem feito é a maior razão para guardar os convênios. “Ele deu seu filho unigênito, para que tivéssemos esperança na exaltação. Que possamos ser comprometidos para viver os nossos convênios com generosidade e amor.”