O Recato É um Testemunho de Nossos Convênios, Diz a Irmã McConkie

Contribuição de Marianne Holman Prescott, redatora do Church News

  • 2 Junho 2015

O recato é um testemunho ao mundo de que guardamos nossos convênios, ensinou a irmã Carol F. McConkie durante a Conferência de Mulheres de 2015 da BYU.  Foto por Savanna Sorensen/BYU.

Artigos em Destaque

  • O recato é uma atitude de humildade e decência no vestir, nos cuidados pessoais, na linguagem e no comportamento.
  • O recato identifica um discípulo de Cristo, é um símbolo do cumprimento de convênios e está relacionado ao convênio batismal.
  • O recato envia mensagens ao mundo de que as pessoas têm integridade e compreensão e de que respeitam a sua identidade divina e valor individual.
  • Guardar os convênios qualifica a pessoa a ter a companhia divina do Espírito Santo, trazendo paz e orientação divinas.

“Irmãs, ao ponderarmos a respeito do padrão do recato, lembremo-nos da humildade, da obediência e do sacrifício de nosso Senhor.”  — Irmã Carol F. McConkie, da presidência geral das Moças

PROVO, UTAH

“O recato é uma oportunidade de usar nosso arbítrio para testemunhar ao mundo que guardamos os convênios sagrados e que com humildade e fidelidade seguimos o Salvador em todas as coisas”, irmã Carol F. McConkie, primeira Conselheira na presidência geral das Moças, durante a conferência de mulheres de 2015, da BYU.

Com base no tema da conferência, “Minha alma se deleita nos convênios do Senhor”, a irmã McConkie compartilhou como o recato é um testemunho dos convênios.

“O recato no vestuário, na aparência, no pensamento e  no comportamento é uma testemunha pessoal ao Senhor de que vamos honrá-Lo e que nos ‘deleitamos’ com os convênios que fizemos nas ordenanças sagradas do sacerdócio”, disse ela.

Falando a um grupo no Edifício Hinckley de Ex-alunos no campus da universidade, a irmã McConkie apresentou quatro perguntas relativas ao recato:

O que é o recato? Por que escolho o recato? Quais são as mensagens que envio pelo recato no vestir, na aparência e no comportamento? Quais são as bênçãos do recato?

1. O que é o recato?

“O recato é muito mais do que um padrão cultural”, disse ela. Reconhecendo que o recato não é o orgulho ou a sabedoria do mundo, a irmã McConkie ensinou que o recato vai muito além das coisas vãs ou das riquezas do mundo.

“O recato não é a insensatez dos homens e mulheres que pensam ser sábios, que supõem que ‘sabem por si mesmos’, e que não dão ouvidos aos conselhos de Deus”, disse ela.

Citando as palavras de Sempre Fiéis, a irmã McConkie disse: “o recato é uma atitude de humildade e decência no vestuário, aparência, linguagem e comportamento. As pessoas recatadas não atraem atenção indevida. Em vez disso procura ‘glorificar a Deus no vosso corpo e no vosso espírito’”.

Jesus Cristo é o perfeito exemplo de recato, disse a irmã McConkie. A Sua observância perfeita do plano de Seu Pai, Seu nascimento em circunstâncias humildes e Sua disposição de ser obediente à vontade do Pai, tudo estabeleceu um perfeito exemplo de recato.

As mulheres dirigem-se ao Marriott Center no campus da BYU, durante a Conferência de Mulheres da BYU, em 30 de abril. Foto por Savanna Sorensen/BYU.

“Que grande contraste com as mensagens do mundo nos ensinando o que devemos ser e como parecer para ter sucesso e para ser aceitos”, disse a irmã McConkie. “Irmãs, ao ponderarmos com relação ao padrão de recato, que possamos nos lembrar da humildade, da obediência e do sacrifício de nosso Senhor. Que possamos elevar nossa visão para as coisas de Deus e reverenciá-Lo no vestuário, aparência, pensamento e comportamento”.

2. Por que escolho o recato?

“O recato é uma indicação de que nosso coração está alicerçado sobre as coisas de Deus e que sentimos grande prazer em cumprir os convênios que nos unem ao Salvador e nos preparam para receber as bênçãos da eternidade”, disse ela.

O recato identifica um discípulo de Cristo e é um símbolo do cumprimento de convênios.

“Guardar os convênios é a chave para nossa salvação”, disse ela. “Os convênios que fazemos são uma capa (…) de proteção e poder que nos prepara para nos tornarmos um com Deus, e o recato é um símbolo dos convênios que guardarmos”.

O recato está relacionado aos convênios feitos na ordenança do sacramento.

“As escolhas diárias que fazemos sobre as roupas que usamos, as palavras que falamos, os pensamentos que temos, as imagens que vemos, a música que deixamos entrar em nossa casa e a mídia que permitimos entrar em nossa mente e coração, assim como nosso comportamento em público e em particular — tudo isso — reflete como honramos esse convênio”, disse ela.

3. Quais são as mensagens do recato?

“É muito ingênuo pensar que nossa aparência, nosso vestuário e nosso comportamento não enviam mensagens a respeito de quem somos e o que defendemos. (…) O recato envia uma mensagem para aqueles que nos cercam, de que acreditamos em Cristo e guardamos nossos convênios, de que somos, de fato, exemplos dos fiéis, ‘na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza’“, disse ela.

O recato envia mensagens ao mundo de que as pessoas têm integridade e que compreendem e respeitam sua identidade divina e valor individual.

4. Quais são as bênçãos do recato?

Guardar convênios qualifica uma pessoa a ter a companhia do Espírito Santo, trazendo apoio, paz e orientação divinas.

“Quando estamos cheios do Espírito do Senhor, nossas escolhas diárias não são sobre nós”, disse ela. “Tornamo-nos altruístas e procuramos amar e elevar as pessoas, assim como o Salvador faria se estivesse aqui a fim de ministrar ao povo. Nós nos ‘deleitamos’ com os convênios que fizemos com Ele e procuramos glorificar a Deus no vestuário, na aparência, conduta e conversa, em tudo o que fazemos”.