O Progresso Pessoal Ajuda as Moças a Por a Palavra à Prova

Contribuição de Irmã Carol F. McConkie, da presidência geral das Moças

  • 13 Março 2015

Moças de Fiji com o manual do Progresso Pessoal, que as ajuda a aplicar os princípios do evangelho de Jesus Cristo em sua vida diária.

“Os requisitos do Progresso Pessoal (…) não são apenas uma longa lista de verificação. São metas pessoais que (…) cada moça [estabelece] e que [a]s ajudam a tornarem-se dign[as] de receber as ordenanças do templo, de servir em uma missão, de casar-se para a eternidade e de desfrutar da exaltação”. — Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos

Há poucas semanas, vi meu neto realizando uma experiência para um projeto de feira de ciências. Ele trabalhou diligentemente para provar sua hipótese. Ao colocar sua teoria à prova, ele aprendeu que o que havia sido ensinado era verdadeiro.

O Progresso pessoal é parecido com realizar um projeto de ciências, mas em vez disso, as moças põe à prova a palavra de Deus. Elas exercerem fé ao traçar metas, planejar e realizar as experiências e projetos que estão alicerçados nos princípios do evangelho de Jesus Cristo. Elas plantam a semente da palavra de Deus em seu coração para que elas possam “testar sua excelência” (Alma 34:4).

Os líderes e pais tem testemunhado milagres extraordinários no coração, na mente e na vida das moças que fielmente põe à prova a palavra de Deus por meio do Progresso Pessoal. Um missionário compartilhou sua gratidão pelas bênçãos do Progresso Pessoal na vida de uma moça. Annie (não é nome verdadeiro dela) conheceu os missionários e foi inspirada por sua alegria e felicidade. Ela queria se sentir daquela maneira também.

O Progresso Pessoal permite que as moças experimentem o evangelho e vejam a alegria e as bênçãos de viver em retidão.

Por um longo tempo Annie havia tentado relacionar-se bem com outras pessoas na escola e principalmente em casa. Ela se apaixonou pelo evangelho, porque fazia ela se sentir bem. Depois de ouvir as lições, Annie queria ser batizada, mas os pais dela não permitiram. Eles deixaram ela ir à igreja e ouvir os missionários com a esperança de que isso iria mudar seu comportamento. Eles queriam ver uma mudança no coração e nas ações dela antes que ela pudesse ser batizada. O progresso de Annie havia parado.

Mas Annie tinha um amiga na ala, Kathy, que convidou e incentivou Annie a envolver-se com o Progresso Pessoal. Annie começou a fazer as experiências dos valores, e quase que imediatamente uma mudança começou a acontecer.

Os missionários haviam ensinado a doutrina, mas agora ela começara a compreender as coisas tangíveis que poderia fazer para viver o evangelho todos os dias. Ela poderia estabelecer metas razoáveis que a ajudariam a crescer e então realizar as tarefas e fazer os exercícios que a ajudariam a atingir essas metas. Ela iria ler as escrituras, orar, aplicar a doutrina e compartilhar suas experiências com as líderes, com Kathy e com os missionários.

Com o Progresso Pessoal, a atitude de Annie em relação a sua família e a sua vida mudaram. Ela tornou-se mais feliz, se esforçou mais na escola e desenvolveu relacionamentos serenos e amorosos em sua casa. Os pais de Annie viram a diferença e permitiram que ela fosse batizada. Em seu batismo, Annie prestou seu testemunho: “Eu sei que tenho muito trabalho a fazer, mas estou disposta a tentar. Sempre vejo a felicidade que os élderes têm, e quero isso”. Por meio do Progresso Pessoal Annie está aprendendo a viver essa felicidade.

De muitas maneiras, em diferentes níveis, todas as moças são pesquisadoras que devem pôr à prova a palavra de Deus. Os pais e líderes as convidam a participar do Progresso Pessoal para que aprendam a aplicar os princípios do evangelho de Jesus Cristo em sua vida diária.

Elas estabelecem metas de orar, estudar as escrituras, servir ao próximo e fazer as coisas que convidam o Espírito do Senhor em suas vidas. Ao agir de acordo com a palavra de Deus, elas começam a crescer na fé. Elas começam a compreender sua verdadeira identidade, que têm uma natureza divina e valor individual. Elas adquirirem o conhecimento que irá ajudá-las a tomar decisões corretas. Elas percebem que seus talentos e habilidades são dons de Deus para ajudá-las a fazer boas obras, a amar e elevar as pessoas e edificar o reino de Deus na Terra. Ao ler e estudar o Livro de Mórmon com integridade e sinceridade de coração, elas aprendem que Jesus Cristo é seu Salvador e Redentor e que pelo poder de Seu sacrifício expiatório podem se arrepender. Elas podem ser limpas, curadas e aliviadas dos fardos e das aflições deste mundo. Pela fé elas nutrem a palavra de Deus, até que se torne “em árvore, crescendo em vós para a vida eterna” (Alma 33:23).

O Élder Robert D. Hales do Quórum dos Doze Apóstolos, aconselhou os pais e líderes: “Os membros adultos da Igreja devem compreender que os requisitos do Progresso Pessoal (…) não são apenas uma longa lista de verificação. São metas pessoais que (…) moça [estabelece] e que [a]s ajudam a tornarem-se dign[as] de receber as ordenanças do templo, de servir em uma missão, de casar-se para a eternidade e de desfrutar da exaltação” (“Nosso Dever para com Deus: A missão dos Pais e Líderes para com a Nova Geração”, A Liahona de maio de 2010).

O Élder Hales enfaticamente exortou as mães e líderes a participarem do Progresso Pessoal com suas moças, a fim de crescerem juntas em laços de fé e amizade e fortalecerem umas as outras ao longo do caminho do evangelho.

Poderia haver uma experiência mais importante a realizar do que provar o Senhor? Ele sempre cumpre suas promessas. Como Annie, se as moças nutrirem a palavra de Deus por meio da fé, diligência e paciência, elas vão aprender que Seu evangelho é bom. Elas vão aprender que os princípios que lhes foram ensinados são verdadeiros. O evangelho de Jesus Cristo se tornará um fruto mais precioso, doce, branco e puro, (ver 1 Néfi 8:11) que encherá a alma com a plenitude da alegria e até mesmo as bênçãos da eternidade.