Ensinar as Crianças a Sentir e a Expressar Gratidão

Contribuição de Irmã Bonnie L. Oscarson, presidente geral das Moças

  • 25 Novembro 2014

Use o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar e ler o máximo de escrituras possível sobre a importância da gratidão e do agradecimento em nossa vida.

A cada noite, na hora do jantar, a família de minha filha realiza um ritual chamado “rosa, espinho e broto”. Eles andam ao redor da mesa e cada pessoa da família expressa uma coisa boa sobre o dia, uma coisa que foi difícil, e algo que estão ansiosos para o dia seguinte.

A melhor parte dessa tradição é a primeira — “a rosa” — porque convida cada uma das pessoas a reconhecer o bem ao se revezarem e serem gratos. Esse convite para reconhecer o bem em sua vida diária é uma maneira maravilhosa de cultivar o atributo importante do arrependimento diário na vida de uma criança.

No Livro de Mórmon, Amuleque convida um grupo de pessoas a “viver em gratidão diariamente” (Alma 34: 38). Ensinar nossos filhos a viver com apreço e gratidão pelas muitas bênçãos que recebem todos os dias acentua o lado positivo e ajuda-os a sentirem-se felizes e positivos com a vida.

O Élder Joseph B. Wirthlin disse o seguinte a respeito da característica da gratidão: “é uma qualidade que encontrei em todas as pessoas felizes que conheço. É uma qualidade que instantaneamente torna uma pessoa mais agradável e mais em paz. Onde há abundância [de gratidão], há felicidade” (“Live in Thanksgiving Daily [Viver Diariamente Agradecido]”, Ensign, setembro de 2001, p. 8).

Que pai ou mãe há que não iria querer isso para seus filhos? E ainda assim, cada vez mais vivemos num mundo onde mesmo que nossos jovens podem sentir uma abundância de bênçãos materiais e tenham oportunidades ilimitadas de experiências ricas, geralmente sentem que algo falta em sua vida. Uma coisa que às vezes está faltando é esse sentimento de apreço e gratidão por todas as bênçãos que lhes foram dadas.

Um simples ritual de identificar uma “rosa, espinho e broto” a cada dia ajudou uma família a reconhecer o bem em sua vida.

Uma forma pela qual cultivarmos a qualidade de gratidão e agradecimento em nossa vida é desenvolver o que o Presidente Thomas S. Monson chama de “uma atitude de gratidão”, em tudo o que fizermos (“An Attitude of Gratitude [Uma Atitude de Agradecida]”, conferência geral de abril de 1992).

Se nós, como pais fizermos um esforço consciente para expressar nossa gratidão para nossos filhos, pelo evangelho, pelas bênçãos materiais e por todas as coisas boas em nossa vida, muitas vezes e em voz alta, isso estabelecerá um modelo a ser seguido por nossos filhos. Isso os ajudará a voltar seus pensamentos para longe de si mesmos, e naturalmente começarão a procurar as bênçãos em sua própria vida.

Podemos planejar uma reunião familiar em que possamos considerar as muitas maneiras pelas quais o Senhor nos abençoou no ano passado expressá-las os uns aos outros ou anotá-las como parte de nosso registro de história da família.

Use o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar e ler o máximo de escrituras possível sobre a importância da gratidão e do agradecimento em nossa vida. Aqui estão algumas boas com as quais começar: D&C 59:21; 46:32; Mosias 2:19-21; e este presente alegre de Salmos 100:3-4. Quando lemos D&C 59:5-7, “Portanto dou-lhes um mandamento. (...) Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas”, começamos a compreender, como o Presidente Marion G. Romney certa vez salientou, que gratidão “não é meramente uma cortesia, é um mandamento tão obrigatório para nós como qualquer outro mandamento” (“Gratitude and Thanksgiving [Gratidão e Ação de Graças”, Conferência Geral de outubro de 1982).

Podemos ensinar nossos filhos que uma das partes mais importantes de qualquer oração é o agradecimento. Despender tempo para expressar gratidão ao Pai Celestial por Suas abundantes bênçãos cada vez que oramos sobre nosso alimento, fazemos orações pessoais ou realizamos orações familiares, ensina as crianças a estar cientes de suas bênçãos e expressá-las antes de pedirem mais bênçãos.

Expressar gratidão com frequência pelo o dom supremo da Expiação lembra aos filhos a respeito do Salvador e de Sua importância para cada um de nós. Podemos até, ocasionalmente, oferecer uma oração familiar que consista inteiramente de expressões de gratidão pelas bênçãos abundantes que desfrutamos como família. Que mensagem maravilhosa para nossos filhos ouvirem.

Ensinar as crianças a dedicarem algum tempo para expressar gratidão aos amigos e familiares por atos bondosos realizadas por eles ou apenas para dizer “Eu os amo e estimo!” Comecem expressando apreciação a seus filhos, quando observá-los fazendo algo digno de nota.

Sempre gostei dessa escritura de Salmos 118:24, que declara: “Este é o dia em que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. Fazer da gratidão uma parte importante de nossa vida convida o Espírito e nos lembra de sermos felizes.