Dicas para Resgatar a Alma Querida e Rebelde

Contribuição de Jason Swensen, redator do Church News

  • 7 Outubro 2014

Como o pai paciente do filho pródigo, quase todos têm um ente querido (um filho, um cônjuge, um estimado amigo, ou mesmo um pai ou mãe) que se tenha desviado do caminho seguro e protegido do evangelho.

Artigos em Destaque

  • Os elementos-chave para resgatar as almas rebeldes incluem a santificação pessoal, seguindo os padrões de resgate do Senhor e utilizando os poderes salvadores do sacerdócio.

“Não importa o quanto um ente querido tenha se desviado, ele ou ela pode voltar”. — Larry W. Barkdull, autor

PROVO, UTAH

Como o pai paciente do filho pródigo, quase todos têm um ente querido (um filho, um cônjuge, um estimado amigo, ou mesmo um pai ou mãe) que se tenha desviado do caminho seguro e protegido do evangelho.

“É pandêmico — pois toca todo mundo na Igreja”, disse o irmão Larry W. Barkdull, autor e homem de negócios de Utah que ensinou, durante a semana da educação da BYU, uma série de quatro dias de duração a respeito do resgate de almas rebeldes.

Os elementos-chave para resgatar as almas rebeldes incluem a santificação pessoal, seguindo os padrões de resgate do Senhor, e utilizando os poderes salvadores do sacerdócio, ensinou.

Os que sofrem por um ente querido que perdeu o rumo precisam saber que primeiramente, sempre há esperança. E em segundo lugar, que há muito que uma pessoa pode fazer para ajudar uma alma rebelde, seguindo o padrão de santificação pessoal do Senhor.

“Você não pode tirar o arbítrio dos outros, mas pode alinhar-se com um plano de santificação pessoal que já está estabelecido”, disse ele.

O irmão Barkdull disse que Jesus Cristo estabeleceu esse padrão de santificação pessoal por meio de suas ações que culminaram no Jardim do Getsêmani e na Expiação. O Salvador foi obediente aos mandamentos. Ele havia demonstrado caridade e serviu ao próximo. Ele estava em espírito de oração e observava a lei do jejum. E Ele tinha renovado seus próprios convênios tomando o sacramento.

Os que se afligem por causa de uma alma rebelde podem invocar as bênçãos — para si mesmos e para os outros — seguindo o padrão de santificação de Cristo.

O irmão Barkdull disse que muito poderia ser aprendido com Alma, o pai, que seguiu fielmente o padrão divino de santificação pessoal do Senhor, jejuando e orando por seu filho rebelde, servindo ao próximo e seguindo os mandamentos.

Os que se afligem por causa de uma alma rebelde podem invocar as bênçãos — para si mesmos e para os outros — seguindo o padrão de Cristo de santificação.

Alma, o pai, amava seu filho incondicionalmente sem dar apoio incondicional a seus atos pecaminosos. Ele não podia retirar o arbítrio de Alma, o filho, mas ele podia pedir a Deus que fornecesse oportunidades ao seu filho que poderiam ocasionar mudanças.

Por fim, o Senhor interveio e Alma, o filho, foi mudado para sempre.

“O Senhor tinha a capacidade de estender a mão e resgatar a Alma, e [em cerca de] oito anos, ele tornou-se o presidente da Igreja,” disse o irmão Barkdull.

As parábolas de Cristo registradas em Lucas 15 revelam outras verdades importantes para resgatar almas rebeldes. Às vezes, podemos desempenhar um papel ativo, como ilustrado nas parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida. Outras vezes, precisamos seguir o exemplo do pai paciente e fervoroso que esperou até que seu filho pródigo “tornasse a si” e retornasse à retidão.

Não importa o quanto um ente querido tenha se desviado, ele ou ela pode retornar, assegurou o irmão Barkdull. Eles permanecem espiritualmente vinculados a Deus, aos pais e aos convênios que fizeram. “Há sempre aquele puxão que os traz de volta”, disse ele.