1990–1999
Crescer na Fé
Abril 1994


Crescer na Fé

Sempre haverá distrações ( … ) mas se decidirmos voltar-nos para o Senhor, acreditar Nele, segui-Lo, poderemos aumentar nossa fé.

Três das minhas netas são jovens. Elas acham surpreendente que eu consiga realmente lembrar-me do tempo em que tinha a idade delas—a vossa idade. Lembro-me, sim, de muitas coisas—algumas difíceis, outras muito boas. Lembro-me, em especial, de uma época em que fui muito feliz. Eu tinha dezessete anos. Meus amigos e eu fomos a um serão no qual o orador falou-nos do amor de Cristo. Disse-nos que podíamos confiar no Salvador, que Ele nos guiaria, estaria perto de nós; que nossa fé Nele poderia crescer e teríamos muito mais felicidade do que jamais experimentáramos antes.

Precisávamos, porém, participar. Precisávamos fazer alguma coisa. Tínhamos que decidir acreditar no Salvador e em Seu amor; precisávamos pedir-Lhe ajuda e, depois, treinar como pensar Nele durante todo o dia.

O orador sugeriu que, para conseguirmos pensar no Salvador, deveríamos prestar atenção ao sino da escola, que tocava muitas vezes no decorrer do dia. Toda vez que ele tocasse, devíamos orar em silêncio, mesmo de olhos abertos ou andando pelo corredor. Poderíamos agradecer ao Pai Celestial as bênçãos recebidas, especialmente o Salvador. Poderíamos expressar-Lhe amor e pedir-Lhe ajuda. O orador nos disse que por alguns segundos, muitas vezes durante o dia, devíamos treinar como manter o pensamento no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Mais uma coisa: o orador sugeriu que quase imediatamente após iniciarmos a oração, parássemos de orar sobre nós para orar por outra pessoa—um amigo, um professor, um estranho—e pedíssemos ao Pai Celestial que abençoasse essa pessoa.

Advertiu-nos também de que isso poderia ser difícil no começo mas, se decidíssemos tentar, Seu amor nos preencheria, nossa fé iria crescer, enchendo-nos de alegria.

Aquilo me pareceu maravilhoso e decidi tentar. Fiquei surpresa ao ver quantas vezes o sinal tocava diariamente. Ao ouvi-lo, eu parava. “Pai Celestial, obrigada. Por favor, abençoa a mim e a Dorene. Sei que ela está com problemas”. Foi estranho no começo, mas logo me vi pensando no Pai Celestial e em Jesus Cristo não somente quando o sinal tocava, mas diversas vezes durante o dia. Lembro-me de certa manhã em que andava por um terreno lamacento e vi uma florzinha amarela. Provavelmente era uma erva daninha, mas para mim era linda, e senti como se o Senhor a tivesse criado só para mim. Amava-O tanto! Minha fé crescera e eu estava feliz.

Decidir aumentar a fé no Salvador não é fácil. Exige trabalho, mas vale a pena devido à paz, à alegria e ao amor que sentimos interiormente.

Às vezes, ao nos esforçarmos para mudar—para fazer boas mudanças—nos deparamos com muitas distrações e enfrentamos muitos obstáculos. Uma de minhas histórias preferidas das escrituras trata de Pedro. Enquanto vos leio esta história, pensai em Pedro e no que o distraiu.

Jesus e Seus discípulos tinham acabado de alimentar cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes. Jesus ordenou “que os discípulos entrassem no barco, e fossem adiante ( … )

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegando já a tarde, estava ali só.

E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar.

E os discípulos, vendo-O caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou Eu, não temais.

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

E Ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mat. 14:22-31.)

Acho esta história maravilhosa.

Pedro decidiu acreditar em Cristo. Perguntou-Lhe se poderia ir até Ele e realmente andou sobre as águas. Quando, porém, começou a dar mais atenção ao que acontecia ao seu redor, ao “vento forte”, começou a afundar.

Quais são os ventos fortes de nossa vida? Que coisas nos distraem a atenção e nos afastam o coração e a mente do Salvador? Talvez seja o desejo de agradar mais aos amigos ou outras pessoas do que a Deus. (Ver João 5:44.) Podem ser as vozes altas e confusas da televisão, do vídeo e da música que ouvimos. Às vezes, simplesmente não ligamos. Temos o coração duro. (Ver João 12:37.) Sempre haverá distrações, ventos fortes, mas se decidirmos voltar-nos para o Senhor, acreditar Nele, segui-Lo, poderemos aumentar nossa fé.

Quando Pedro começou a afundar, voltou-se para o Senhor e gritou: “Senhor, salva-me”, e Jesus imediatamente “estendendo a mão, segurou-o”. Ele fará o mesmo por vós, por todos nós.

O que podemos fazer para voltarmos a atenção para o Salvador e aumentar nossa fé Nele? Muitas coisas, mas escolhi apenas três:

  • Decidir acreditar.

  • Pedir ajuda, depois ouvir.

  • Habituar-nos a voltar a atenção para o Salvador.

A escritura diz: “Ora, sem fé é impossível agradar [a Deus]”; e para agradá-lo devemos “[crer] que Ele existe”. (Heb. 11:6.)

Decidir acreditar é um passo importante para se aumentar a fé em Cristo. A decisão tem que ser nossa. Ninguém pode tomar essa decisão por vós. Se eu ficar diante do espelho, olhar-me nos olhos e disser: “Vou acreditar em Cristo”, isso me ajudará, porque toda vez que me olhar no espelho, lembrarei dessa escolha.

Outra coisa que podemos fazer é pedir ajuda e, depois, ouvir. O Pai Celestial e o Salvador querem que tenhamos mais fé. A fé é um dom, mas é preciso que o busquemos. Buscamos a fé rogando por ela em orações. Poderíamos dizer: “Pai Celestial, por favor, ajuda-me a ter mais fé”.

Ouvir é mais difícil que pedir. Precisamos ouvir nossa voz interior; ler as escrituras e ouvir sua palavra. Podemos dar ouvidos ao profeta e aos líderes e ouvir seu testemunho de fé. Aumentamos a fé “[ouvindo] ( … ) [a] palavra de Deus”. (Rom. 10:17.)

Terceiro: podemos manter em mente que é preciso treinar—treinar como voltar a atenção para o Senhor, habituar-nos a pensar Nele. Aumentar a fé é mais do que decidir acreditar e pedir. Requer algo como uma ação física e mental. Exige prática, diligência, paciência e obediência. Devemos ser “cumpridores da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago 1:22). Podemos praticar como viver em retidão, voltando-nos para Ele, pensando Nele, seguindo-O. Depois, devemos ajudá-Lo em Sua obra, auxiliando outras pessoas.

O sinal da escola ajudou-me a pensar em Cristo. Tendes sinais em vossa vida?

Uma moeda dentro do sapato de meu marido ajuda-o a lembrar-se de que é realmente filho do Pai Celestial. Uma moeda no sapato pode lembrar-vos de dizer: “Obrigada, Pai Celestial. Estou me lembrando de Ti. Eu Te amo e amo meu Salvador. Pensarei em Ti e Te seguirei”. Não importa o que usemos para lembrar-nos do Salvador. O importante é tentar.

Percebo os ternos sentimentos de vosso coração. Sinto o mesmo. Acredito que queremos segui-Lo, confiar Nele, agradá-Lo, viver dignamente e aumentar nossa fé. Acredito que podemos fazer isso se decidirmos acreditar, pedir, ouvir e treinar insistentemente. Meu testemunho é de que o Salvador nos ama tanto que nos entende, e que Sua luz nos confortará e guiará se nos voltarmos para Ele. Eu vos amo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.