1990–1999
“Que Classe de Homens Devereis Ser?”
Abril 1994


“Que Classe de Homens Devereis Ser?”

Precisamos conhecer Cristo melhor do que já O conhecemos; precisamos lembrar-nos Dele com mais freqüência; precisamos servi-Lo com mais valentia.

Fico encantado de estar convosco hoje e de cumprimentar esta maravilhosa congregação da conferência geral. Ao fazê-lo, também desejo agradecer vossas orações pelas Autoridades Gerais, por nossa saúde, por nossas viagens e assuntos pessoais. Somos abençoados por essas orações fervorosas e desejamos que saibais de nossa gratidão.

Uma das mais importantes perguntas aos homens mortais foi feita pelo próprio Filho de Deus, o Salvador do mundo. A um grupo de discípulos no Novo Mundo, um grupo ansioso para ser ensinado por Ele e ainda mais ansioso porque Ele logo os deixaria, perguntou: “Que classe de homens devereis ser?” Imediatamente, Ele mesmo deu a resposta: “Devereis ser como eu sou”. (3 Néfi 27:27.)

O mundo está cheio de pessoas desejosas de nos dizer “faça o que eu digo”. Não nos faltam conselheiros a respeito de todos os assuntos. No entanto, temos muito poucos preparados para dizer “faça o que eu faço”. Naturalmente, só uma pessoa na história da humanidade teria o direito e poderia adequadamente fazer tal declaração. A história fornece-nos muitos exemplos de homens e mulheres bons, mas mesmo o melhor dos mortais tem falhas de um ou outro modo. Ninguém poderia servir como um modelo perfeito nem como o padrão infalível a seguir, ainda que fosse muito bem intencionado.

Só Cristo pode ser nosso ideal, nossa “resplandecente estrela da manhã”. (Apoc. 22:16.) Só Ele pode dizer, sem quaisquer reservas: “Segui-me, aprendei de mim, fazei as coisas que me vistes fazer. Bebei da minha água e comei do meu pão. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Eu sou a lei e a luz. Voltai a mim os vossos olhos e vivereis. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” (Ver Mateus 11:29; 16:24; João 4:13-14; 6:35, 51; 7:37; 13:34; 14:6; 3 Néfi 15:9; 27:21.)

Que chamado ressonante e claro! Que segurança e exemplo em um dia de incerteza e falta de exemplo.

Sentimos todos a falta do Presidente Benson aqui hoje e desejaríamos que ele pudesse nos falar. Tentarei prestar-lhe um pequeno tributo ao citar algo que ele disse deste púlpito a respeito do exemplo maravilhoso de Cristo. Disse ele (ao que acrescento meu próprio testemunho):

“Há quase dois mil anos, um Homem perfeito caminhou na Terra: Jesus Cristo. ( … ) Em Sua vida, todas as virtudes foram vividas e mantidas em perfeito equilíbrio; Ele ensinou a verdade—para que pudéssemos ser livres; Seus exemplos e preceitos fornecem o grande padrão—o único caminho seguro para toda a humanidade.” [Teachings of Ezra Taft Benson (Ensinamentos de Ezra Taft Benson). Cidade do Lago Salgado: Bookcraft, 1955.]

O grande padrão! O único caminho seguro! A luz e a vida do mundo! Quanta gratidão devemos a Deus por ter enviado Seu Filho Unigênito ao mundo, a fim de fazer pelo menos duas coisas que nenhum outro poderia ter feito. A primeira tarefa realizada por Cristo como Filho perfeito e sem máculas foi redimir toda a humanidade da Queda, oferecendo a expiação pelo pecado de Adão e pelos nossos pecados, caso O aceitemos e sigamo-Lo. Sua segunda grande tarefa foi ser o exemplo perfeito de retidão, bondade, misericórdia e compaixão, para que toda a humanidade pudesse saber como viver, como se aperfeiçoar e como se tornar mais semelhante a Deus.

Sigamos sempre o Filho de Deus em tudo o que fizermos. Seja ele o nosso exemplo e o nosso guia. Devemos perguntar-nos em todas as oportunidades: “O que faria Jesus?” E depois, ter a coragem de agir conforme a resposta. Sigamos a Cristo, no melhor sentido da palavra. É necessário que façamos Seu trabalho, como Ele fez o trabalho do Pai. Devemos tentar ser como Ele, assim como cantam as crianças na Primária: “Tentar, Tentar, Tentar”. Até onde nos permite nossa capacidade mortal, devemos esforçar-nos para nos tornarmos como Cristo—o único exemplo perfeito e sem pecado que este mundo já viu.

Seu discípulo amado, João, disse a respeito dele: “Vimos a Sua glória”. (João 1:14.) Eles observaram a vida perfeita do Salvador enquanto Ele trabalhava, ensinava e orava. Assim nós, também, devemos “ver a Sua glória” de todas as maneiras possíves.

Precisamos conhecer Cristo melhor do que já O conhecemos; precisamos lembrar-nos Dele com mais freqüência; precisamos servi-Lo com mais valentia. Então beberemos da água que leva à vida eterna e comeremos do pão da vida.

Que classe de homens e mulheres devemos ser? Como Ele é. Em nome de Jesus Cristo. Amém.