1990–1999
Princípios Preciosos do Sucesso

Outubro 1994


Princípios Preciosos do Sucesso


Ser bem sucedido significa ser um servo de Deus, servir nossos semelhantes, ser verdadeiramente dedicado ao Evangelho de Jesus Cristo e guardar os mandamentos de Deus.

Queridos irmãos, sou grato ao Pai Celestial por me ter enviado a este mundo com pais amorosos que, desde minha infância, ensinaram-me princípios preciosos de retidão, honestidade, lealdade e trabalho.


Nasci em uma família pobre e bem cedo comecei a trabalhar. Isto foi uma grande bênção para mim.


Aos 12 anos de idade comecei a freqüentar a escola noturna, porque tinha que trabalhar 10 horas durante o dia. Muitas vezes, indo para a escola, dormia no ônibus ou bonde. Algumas vezes dormia durante as aulas. Entretanto, ao voltar para casa tarde da noite, sempre encontrava meus queridos pais esperando por mim.


Nessa época, tudo que queria na vida era tornar-me um homem de sucesso, o que, para mim, significava ter bens materiais, conforto e uma vida fácil. Com esta meta, continuei trabalhando e estudando.


Depois de ser batizado na Igreja, entendi o que era verdadeiramente o sucesso. Ser um homem de sucesso significa ser um servo de Deus, servir nossos semelhantes, ser verdadeiramente dedicado ao Evangelho de Jesus Cristo e guardar os mandamentos de Deus.


Durante o tempo em que presidi a missão Brasil Manaus, testemunhei grandes exemplos verdadeiros de sucesso, através de histórias que aconteceram com um povo devotado ao evangelho e seus convênios com Deus.


Lembro-me de um irmão que vivia em uma pequena cidade no meio da Amazônia. Depois de ser batizado com sua família, esperava ansiosamente cumprir um ano como membro da Igreja para poder levar a esposa e os filhos ao templo.


O Templo de São Paulo é muito longe da Amazônia. Usualmente leva-se quatro dias de barco e mais 4 dias de ônibus para chegar ao templo—cerca de uma semana de viagem. Esse homem era marceneiro. Como poderia ele economizar dinheiro suficiente para pagar suas despesas, da esposa e dos filhos? Apesar de trabalhar arduamente por vários meses, o que conseguiu era insuficiente.


Quando chegou a hora de ir ao templo, ele vendeu todos os móveis da sua casa e os eletrodomésticos. Vendeu também sua serra elétrica e até seu único meio de transporte, uma pequena motocicleta. Vendeu tudo o que tinha e foi ao templo com a esposa e os filhos. Isto significou viajar oito dias para chegar a São Paulo. Depois de passar quatro dias gloriosos no Templo, fazendo o trabalho do Senhor, a família teve que viajar mais sete dias para voltar para casa. Mas eles voltaram para casa felizes. Suas dificuldades e desafios não eram nada comparados à grande felicidade e às bênçãos que tinham recebido na Casa do Senhor.


Durante a missão, reuni-me com missionários, jovens rapazes e moças, que são para mim um exemplo de verdadeiro sucesso. Eles tinham tanta fé e amor pelo evangelho que jamais se preocupavam com a alta temperatura e a excessiva umidade do clima amazônico.


Eles eram verdadeiros mensageiros angelicais, levando a mensagem do evangelho ao povo do norte do Brasil. Lembro-me também de um fervoroso e devotado membro da Igreja que sempre estava bem-humorado e sorrindo. Mas um dia vi-o chorando.


Disse-me que a razão pela qual estava triste era que, aos setenta anos de idade, considerava-se um fracasso, pois jamais conseguira dar à família as coisas materiais e o conforto que mereciam.


Perguntei-lhe: “Quantos filhos você tem?” Ele respondeu: “Quatro.” Eu continuei: “Quantos são membros da Igreja?” Ele disse “Quatro.” Eu perguntei então: “Quantos são selados a você?” “Quatro.” “Quantos são casados no Templo?” Novamente sua resposta foi “quatro.”


Então movido pelo Espírito disse-lhe que aquela era a maior história de sucesso que eu ouvira em minha vida.


Tenho aprendido muito sobre sucesso nas Escrituras. É maravilhoso ler sobre a jornada de Leí e sua família à Terra Prometida. Leí tinha dois filhos, Néfi e Sam, que são exemplos de sucesso verdadeiro. Para eles, ser bem sucedidos significava guardar os mandamentos do Senhor.


Através de Seu exemplo, milhões de pessoas foram abençoadas até hoje e por causa de sua obediência, muitas pessoas têm seguido a verdade e a retidão, esforçando-se para ter o Espírito do Senhor em sua vida. Sempre penso a respeito do jovem rico que, aproximando-se do Senhor, perguntou-Lhe o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Depois de receber a resposta de que deveria vender o que tinha, dar tudo aos pobres e seguir ao Senhor, foi-se embora triste porque não estava disposto a deixar suas riquezas. Sou grato ao Senhor por ter tocado meu coração e por ajudar-me a escolher a “boa parte” que, enquanto viver em retidão, jamais me será tirada. Ter fé em Deus, ser membro fiel da Sua Igreja, aprender mais sobre Ele e segui-Lo, são coisas mais preciosas do que ouro, prata ou diamantes.


As Autoridades Gerais da Igreja, por quem sou muito grato, são verdadeiros heróis para mim. Era membro da Igreja há uma semana quando conheci a primeira Autoridade Geral, Élder Royden G. Derrick, membro do Quórum dos Setenta. Jamais me esquecerei do desafio que lançou aos membros da Igreja, de sermos exemplares em todos os aspectos de nossas vidas.


Nunca esquecerei os conselhos de nosso amado Presidente Spencer W. Kimball, não só a respeito de coisas espirituais mas também de coisas materiais. Tenho seguido seus conselhos e sou feliz e grato pela proteção recebida quando escutamos as palavras dos Profetas, Apóstolos, meus irmãos do Quórum e meus líderes locais.


Somente quando guardamos os mandamentos de Deus e fazemos Sua vontade, podemos sentir-nos totalmente seguros.


Sei que Deus vive. Jesus é o Cristo, nosso Salvador e Redentor. Joseph Smith foi um profeta de Deus. Sei que somos guiados por um profeta hoje. Testifico-lhes que o Presidente Howard W. Hunter é um profeta de Deus. Meu testemunho é renovado cada vez que ouço e sigo seus conselhos. Minha vida tem sido muito abençoada por meio do Evangelho. Por isso sou muito grato, em nome de Jesus Cristo. Amém. 9