1990–1999
Pioneiras Modernas
Abril 1997


Pioneiras Modernas

Devemos ter a fé para rejeitar as coisas que nos destruiriam ou nos desviariam (... ) Devemos ter fé em cada passo.

Hoje à noite homenageio estas três jovens pioneiras e cada uma de vocês — as pioneiras desta geração. Vocês pioneiras devem ter a mesma fé a cada passo que as pioneiras do passado. Sinto muito orgulho de vocês quando vejo moças liderarem, agindo com coragem e retidão. A fé que vocês têm no Senhor ajuda a fortalecer outras pessoas que as tomam como exemplo.

O Apóstolo Paulo aconselhou um rapaz de seu tempo a ser pioneiro. Ele disse: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (I Tim. 4:12) Este é o tema de que falarei nesta noite.

Seja você uma Abelhinha, Menina Moça ou Laurel, pode ser um exemplo para os outros — um exemplo daqueles que crêem. Os princípios do evangelho são os mesmos ontem, hoje e amanhã. O compromisso de guardar os mandamentos é o mesmo em todas as gerações.

Vocês, moças, freqüentemente têm provações tão difíceis de enfrentar quanto as dos pioneiros que as antecederam. Uma jovem escreveu: “Vocês sempre ouvem as pessoas dizerem hoje em dia que não sabem como os pioneiros suportaram tantas dificuldades, mas estou certa de que alguns nos céus estão dizendo a mesma coisa sobre nós hoje.”

A coragem de dar um passo de fé é mais necessária hoje do que nunca. Para muitas de vocês, o primeiro passo foi o batismo. LeeAnn tinha 15 anos quando leu o Livro de Mórmon, orou a respeito dele e ganhou um testemunho do evangelho. Queria filiar-se à Igreja, mas sua mãe disse não. LeeAnn e os missionários jejuaram e oraram. Naquele mesmo dia sua mãe concordou e LeeAnn foi batizada. Quando seus amigos ficaram sabendo, riram-se dela e a abandonaram. Até mesmo o diretor da escola religiosa que ela freqüentava chamou-a para conversar e disse-lhe que ela havia cometido um grande erro. Ela, no entanto, permaneceu fiel ao Senhor. Compreendia a perspectiva eterna e acabou recebendo a bênção maravilhosa de casar-se no templo com um rapaz digno. Mais tarde, sua mãe também batizou-se na Igreja.

Kara também tornou-se uma pioneira em sua família. Ela era de uma família que nunca freqüentava as reuniões da Igreja. Fez oito anos e acabou não sendo batizada. Mas, com a mesma coragem exercida pelos fiéis pioneiros, aproximou-se do pai quando fez 12 anos e perguntou se poderia ser batizada. Ele disse que sim. Agora ela está casada no templo e instila sua força pioneira, integridade e fé nos próprios filhos. Que legado pioneiro maravilhoso ela lhes deu!

Do mesmo modo que os pioneiros se sacrificaram para chegar às Montanhas Rochosas, os pioneiros modernos como LeeAnn, Kara e todas vocês estão na trilha que leva a uma montanha — “o monte da Casa do Senhor”. (Isa. 2:2) Esse é o modo pelo qual o Profeta Isaías referiu-se aos templos dos últimos dias, onde fazemos convênios sagrados com nosso Pai Celestial. É o lugar mais importante que temos para ir aqui na Terra. Quando fazemos convênios com nosso Pai Celestial no templo, Ele promete-nos que poderemos viver em Sua presença novamente. Quando vocês se preparam para ir ao templo, o exemplo que dão pode fazer de vocês pioneiras para seus amigos e também para seus familiares.

Um passo de fé importante para vocês como pioneiras é resistir à tentação de seguir a maioria, fazendo coisas que certamente as levariam a desviarem-se do caminho. Um pioneiro moderno também incentiva outras pessoas a permanecerem no caminho certo. Quando vocês forem à frente em retidão, outros as seguirão.

Uma jovem chamada Allison falou-nos a respeito de uma amiga que lhe deu um grande exemplo através de sua determinação de não fazer mexericos. Ela incentivava outras amigas a fazerem o mesmo. Elas ouviram e todas pararam com isso.

Quando Rachel tornou-se adolescente, suas amigas começaram a dizer cada vez mais palavrões. Ela sabia que isso era errado. Rachel teve a coragem de se opor ao que as outras estavam fazendo. Decidiu não fazer o mesmo. Através de seu exemplo, foi uma pioneira moderna.

Danielle é presidente da classe das Abelhinhas. Ela tenta ser um bom exemplo para as outras meninas da classe freqüentando todas as aulas e reuniões. Ela vive numa área onde as drogas e a violência são um grande problema. “Decidi nunca me envolver com esse tipo de pessoas”, escreveu ela. “Não quero arruinar minha vida. Decidi guardar os mandamentos e obedecer ao Pai Celestial fazendo o que é correto e seguindo Seus passos.”

Outra moça, Melinda, estava na 7ª série e certo dia, em um “shopping center”, dois rapazes ofereceram bebidas alcoólicas a ela e a uma amiga. Melinda não sabia o que fazer, mas sua melhor amiga disse firmemente aos rapazes que ambas não bebiam. Os rapazes zombaram delas, mas elas não se importaram. Melinda disse: “[Minha amiga] dá bons exemplos para outras pessoas ( … ) exatamente como um pioneiro ( … ) os pioneiros santos dos últimos dias ajudam-me a permanecer no caminho que conduz ao Reino Celestial e sou muito grata por eles.”

Há muitas moças que são verdadeiros exemplos. Fiquei sabendo que há um grupo de moças que faz questão de, na hora do almoço, sentar-se perto de alguém que esteja sozinho e fazer amizade. Algumas de vocês têm dificuldades na família, mas permanecem firmes no Evangelho. Algumas de vocês são o único membro ativo da família. Uma jovem de uma cidade grande toma três ônibus para ir à reunião sacramental.

O Senhor as ama por sua força e coragem. Ele está sempre a seu lado. Vocês não estão sozinhas. Prometeu-nos que enquanto tentarmos servi-Lo e viver dignamente: “Eu estarei à vossa mão direita e à vossa esquerda e Meu Espírito estará em vosso coração e Meus anjos ao vosso redor para vos suster”. (D&C 84:88)

Pedimos a algumas moças que falassem a respeito das características nobres de pioneiros que conhecem. Não é surpreendente que com freqüência descrevam membros da própria família, pai ou mãe, avó ou avô, uma irmã mais velha ou um irmão. Vocês, freqüentemente, consideram seus líderes como pioneiros, seja uma consultora, líder de acampamento ou seu bispo.

Uma moça disse: “Sou muito grata por minha mãe, uma pioneira moderna. Ela quebrou a tradição do alcoolismo em sua família. Filiou-se à Igreja com 15 anos, depois de passar um verão com parentes santos dos últimos dias. Estudou muito na escola. Graças a seu compromisso e determinação, nossa família foi abençoada com o Evangelho.

Nossos líderes do sacerdócio sentados ao púlpito hoje à noite são pais e avós. Seus filhos e netos certamente os consideram pioneiros. Uma moça chamada Tarynn contou-nos que seu avô foi o pioneiro de sua vida. Ele teve uma vida difícil com muitas tribulações e sofrimentos, mas com toda dificuldade sempre permaneceu fiel. Um pioneiro, disse ela, é alguém que tenha influenciado a vida de outra pessoa.

Quão gratos somos por podermos ouvir um membro da Primeira Presidência, o Presidente Thomas S. Monson. Ele é um grande pioneiro dos dias atuais por ter influenciado muitas vidas. Quando fui chamada para ser a presidente geral das Moças, o Presidente Monson disse: “Diga às moças que guardem os mandamentos para que recebam todas as bênçãos que o Pai Celestial deseja tanto conceder-lhes.” As palavras de nossos profetas podem ajudar-nos a adquirir a certeza de que nossos passos são seguros.

Uma jovem disse: “Meu irmão decidiu seguir o conselho do profeta [quando começou a namorar] não començando ( … ) um namoro firme.” Ele reconheceu que muitos jovens vivem em ambientes em que quase todas as pessoas estão namorando firme. Ela acrescentou: “Ele era extremamente criativo e cauteloso, pois tinha o objetivo de manter altos padrões de conduta e ter boas companhias. Isso pode não parecer importante, mas impressionou-me e ajudou-me a fazer a mesma coisa quando comecei a namorar. Quando alguém promove a retidão, torna-se um herói na vida de outra pessoa.”

Haverá muitas ocasiões este ano para lembrar os primeiros pioneiros e todos nós — os pioneiros dos dias atuais — devemos ter o mesmo caráter e determinação que eles tinham. Devemos ter a fé para rejeitar as coisas que nos destruiriam ou nos desviariam do objetivo. Devemos ter fé em cada passo. Devemos ouvir as palavras de nossos profetas, amar o Senhor e guardar Seus mandamentos.

Uma jovem chamada Stephanie tinha a perspectiva eterna quanto a ser uma pioneira. Ela disse: “Da mesma forma como os pioneiros que atravessaram as planícies e acabaram encontrando Sião nas montanhas, se eu viver dignamente também conseguirei cumprir minha meta de viver com Jesus Cristo e o Pai Celestial. Não será fácil, mas sei que posso e estou certa de que serei bem-sucedida.”

Moças, vocês podem alcançar essa meta. O Pai Celestial quer que vocês sejam bem sucedidas. A fé, coragem e determinação as conduzirão ao “monte da casa do Senhor”, o Templo Sagrado, à medida que se prepararem para “realizar e cumprir convênios sagrados, receber as ordenanças do templo e desfrutar as bênçãos da exaltação”. (Manual de Liderança das Moças, 1993, p. 4) Seus passos de fé influenciarão gerações futuras. Através de vocês, seus filhos e netos receberão as bênçãos que o Senhor prometeu àqueles que O seguem. Se ao menos pudessem ver as pessoas que influenciarão, não apenas amigos, mas seus filhos e netos!

Tenho uma tremenda fé em vocês, moças. Vejo-as lutar para vencer as dificuldades. Observo que muitas de vocês vivem dignamente, corajosamente “erguendo nosso estandarte” (“Constantes Qual Firmes Montanhas”, Hinos, nº 184), apegando-se aos Valores das Moças, mostrando a outras pessoas qual o caminho a seguir, ajudando umas às outras nos momentos de dificuldade. Vocês são verdadeiramente as pioneiras desta geração. Eu as amo tanto! E sei o quanto o Pai Celestial as ama.

Há muitos anos, quando participei de um acampamento das Moças, encontrei-me com as jovens e suas líderes de manhã bem cedo em uma área cheia de árvores que chamavam de seu bosque sagrado. Ao olhar para elas, percebi que recebera uma bênção inesquecível. Posso ver a natureza divina. Olho para o rosto de vocês e vejo o que o Pai Celestial vê: o potencial divino que vocês têm. Sejam o exemplo dos fiéis. Sejam como testemunhas de Deus enquanto seguem adiante com fé.

Ouçam novamente as palavras do Apóstolo Paulo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Tim. 4:12) Como pioneiras desta geração, que nossa fé nos mantenha no caminho que conduz à vida eterna, eu oro em nome de Jesus Cristo. Amém. 9