1990–1999
Eles Mostraram ⌦o Caminho
Abril 1997


Eles Mostraram ⌦o Caminho

Jesus Cristo, o Salvador do mundo( ... ) foi e é o pioneiro supremo, pois Ele foi à frente, mostrando a todos o caminho a seguir.

No ano de 1997, comemora-se o sesquicentenário da chegada dos pioneiros ao vale do Grande Lago Salgado sob a liderança inspirada de Brigham Young, que afirmou: “Este é o lugar. Sigam adiante”1.

Nesta conferência, muito será dito a respeito desse acontecimento tão significativo e muitos agradecerão a Deus Seu desvelo e orientação.

Nesta bela manhã de domingo, desejo falar um pouco a respeito de “outros pioneiros”. Para tanto, considerei a definição do dicionário para a palavra pioneiro: “Alguém que vai adiante, mostrando aos outros o caminho a seguir”2.

Vamos voltar no tempo e viajar a outros lugares para revermos várias pessoas que se enquadram no alto padrão estabelecido pela palavra ⌦pioneiro.

Moisés foi uma dessas pessoas. Criado na corte do Faraó e instruído em todo o conhecimento dos egípcios, ele tornou-se poderoso em palavras e ações. Ninguém pode desvincular Moisés, o grande legislador, das tábuas de pedra com os Dez Mandandamentos que recebeu de Deus. Esses mandamentos deviam ser obedecidos naquela época e devem ser obedecidos hoje.

Moisés passou por seguidas frustrações, à medida em que alguns de seus seguidores de confiança retomavam hábitos antigos. As ações dos filhos de Israel desiludiram-no, mas ainda assim ele amou-os e livrou-os da escravidão no Egito. Certamente Moisés qualifica-se como um pioneiro.

Outra que se qualifica é Rute, que abandonou seu povo, família e país para acompanhar a sogra, Noemi, adorar Jeová em Sua terra e adotar os costumes de Seu povo. Quão importante foi a obediência de Rute a Noemi! Ela resultou em seu casamento com Boaz, transformando Rute, a estrangeira e conversa moabita, em bisavó de Davi e, por conseguinte, ancestral de Jesus Cristo. O livro da Bíblia que leva seu nome é de uma linguagem poética que reflete seu espírito de determinação e coragem. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”3 Sim, Rute, a preciosa Rute, foi uma pioneira.

Há outras mulheres fiéis nessa categoria, como, por exemplo, Maria, a mãe de Jesus, Maria Madalena, Ester e Isabel. Não nos esqueçamos de Abraão, Isaque e Jacó, nem deixemos de mencionar Isaías, Jeremias, Ezequiel e outros de tempos mais recentes.

Lembremo-nos de João Batista. Suas vestes eram simples, sua vida, espartana, sua mensagem, direta: fé, arrependimento, batismo por imersão e a concessão do Espírito Santo, por alguém cuja autoridade era maior do que a dele. Ele declarou: “Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele”4. “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu ( … ) esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”5.

O rio Jordão é o marco histórico da ocasião em que Jesus veio da Galiléia para ser batizado por João. A princípio João argumentou com o Mestre: “Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?”6 Jesus respondeu-lhe: “( … ) porque assim nos convém cumprir toda a justiça ( … ) E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”7.

João declarava e ensinava abertamente: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”8.

A respeito de João, o Senhor declarou: “Entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista”9. Como tantos pioneiros da História, João foi um mártir.

Muitos dos que eram pioneiros em espírito e ações foram chamados por Jesus para serem Seus Apóstolos. Muito poderia ser dito sobre eles.

Pedro foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Pedro, o pescador, atendendo um chamado divino, pôs de lado suas redes e deu ouvidos à declaração do Mestre: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”10. Sempre que penso em Pedro lembro, com admiração, de seu testemunho a respeito do Senhor: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”11.

João, o amado, é o único apóstolo que, segundo as escrituras, esteve na Crucificação de Cristo. Da cruz pungente, Jesus deu-lhe a elevada incumbência, e disse indicando Maria, Sua mãe: “Eis aí tua mãe”12. Depois disse a Maria: “( … ) eis aí o teu filho”13.

Os apóstolos foram adiante, mostrando aos outros o caminho a seguir. Eles foram pioneiros.

A História registra, no entanto, que a maioria dos homens não buscou a Cristo e nem seguiu Seus ensinamentos. O Senhor foi crucificado, a maioria dos Apóstolos foi morta e a verdade rejeitada. A luz brilhante do esclarecimento desvaneceu-se e as sombras de uma escura noite encobriram a Terra.

Há várias gerações Isaías profetizara: “As trevas cobriram a Terra, e a escuridão os povos”14. Amós profetizou que haveria fome na Terra: “Não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR”15. Parecia que as eras de escuridão nunca terminariam. Será que mensageiros celestiais não viriam a aparecer?

No devido tempo, homens honestos e de coração compassivo arriscaram a própria vida, tentaram estabelecer pontos de referência que os ajudariam a encontrar o caminho correto. Era o início da Reforma, mas o caminho à frente era difícil. As perseguições seriam implacáveis, o sacrifício pessoal, imensurável e o preço, incalculável. Os reformadores foram pioneiros a abrir caminhos no deserto, procurando desesperadamente pelos pontos de referência perdidos os quais, julgavam eles, poderiam levar a humanidade de volta à verdade ensinada por Jesus.

John Wycliffe, Martinho Lutero, Jan Huss, Zwingli, Knox, Calvino e Tyndale foram pioneiros no período da Reforma. A declaração de Tyndale a seus críticos foi memorável: “Farei com que até os meninos que vivem nas fazendas conheçam as escrituras melhor que vocês”16.

Assim foram a vida e os ensinamentos dos grandes reformadores. Seus feitos foram heróicos, suas contribuições, notáveis e seus sacrifícios, extraordinários, mas eles não restauraram o Evangelho de Jesus Cristo.

Alguém poderia perguntar sobre os reformadores: “O sacrifício que fizeram foi em vão? A luta que travaram, infrutífera?” Respondo com firmeza: “Não”. A Bíblia Sagrada foi colocada ao alcance do povo. Todos poderiam encontrar o caminho com mais facilidade. Como seria bom se todas as pessoas pudessem ler e entender! Pelo menos algumas podiam ler, outras ouvir e todas ter acesso a Deus por meio da oração.

O dia da restauração, que há muito era esperado, finalmente chegou. Façamos uma recapitulação desse acontecimento memorável na história do mundo, relembrando o testemunho de um menino da fazenda que tornou-se um profeta, a testemunha da restauração, Joseph Smith.

Descrevendo sua experiência, Joseph disse: “Li um dia na Epístola de Tiago, capítulo primeiro, versículo quinto( … ): ‘Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto, e ser-lhe-á dada’17. ( … ) Por fim, cheguei à conclusão de que devia permanecer nas trevas e confusão ou fazer como Tiago ensina, isto é, pedir a Deus. ( … ) retirei-me para um bosque, a fim de realizar o meu intento. Foi na manhã de um lindo e claro dia, nos primeiros dias da primavera de mil oitocentos e vinte.

( … ) ajoelhei-me e comecei a oferecer o desejo de meu coração a Deus ( … ) vi uma coluna de luz acima de minha cabeça, de um brilho superior ao do sol, que gradualmente descia até cair sobre mim. ( … ) Quando a luz repousou sobre mim, vi dois Personagens, cujo resplendor e glória desafiam qualquer descrição, em pé, acima de mim, no ar. Um Deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é o Meu Filho Amado. Ouve-O.”18

O Pai e o Filho, Jesus Cristo, apareceram a Joseph Smith. Chegara a manhã da dispensação da plenitude dos tempos, dissipando a escuridão da noite espiritual que se estendera por longas gerações.

Muitas coisas têm sido escritas concernentes à vida e às realizações de Joseph Smith, mas hoje vamos ressaltar apenas alguns aspectos. Ele recebeu a visita do anjo Morôni. Das valiosas placas que recebeu, traduziu o Livro de Mórmon, que contém um novo testemunho de Jesus Cristo para todo o mundo. Ele foi o instrumento por meio do qual o Senhor fez importantes revelações quanto ao estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No decorrer de seu ministério, foi visitado por João Batista, Moisés, o Profeta Elias, Pedro, Tiago e João para que a restauração de todas as coisas fosse consumada. Joseph suportou perseguições e sofreu intensamente, bem como seus seguidores. Ele confiava em Deus e era fiel a seu chamado profético. Organizou o início de um formidável trabalho missionário de caráter mundial que hoje leva luz e verdade ao homem. Por fim, Joseph Smith morreu como mártir juntamente com seu irmão Hyrum.

Joseph Smith foi de fato um ⌦pioneiro.

Examinando as Escrituras do início ao fim, aprenderemos a respeito do Supremo Pioneiro: Jesus Cristo. Seu nascimento foi predito pelos profetas antigos. Sua vinda ao mundo, anunciada por um anjo. Sua vida e ministério transformaram o mundo.

Com o nascimento do bebê em Belém, surgiu um poder maior que o das armas e uma riqueza mais duradoura que as moedas de César. Essa criança seria o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores, o Messias Prometido, o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nascido num estábulo, colocado numa manjedoura, Ele veio dos céus para viver na Terra como homem mortal e estabelecer o reino de Deus. Durante Seu ministério terreno, Ele ensinou aos homens a lei maior. Seu evangelho glorioso reformou o pensamento do mundo. Ele abençoou os doentes, fez o coxo andar, o cego ver, o surdo ouvir e chegou a trazer mortos de volta à vida.

Há uma frase extremamente significativa no livro de Atos: “Jesus ( … ) andou fazendo o bem ( … ) porque Deus era com Ele”19.

Ele ensinou-nos a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu”20.

No jardim do Getsêmani, onde sofreu tão intensamente que verteu sangue pelos poros, Ele implorou em oração: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua”.21

Ele ensinou-nos a servir: “( … ) quando o fizestes a um destes ⌦meus pequeninos irmãos, a Mim o ⌦fizestes”22.

Ensinou-nos a perdoar: “Eu, o Senhor, perdôo a quem quero perdoar, mas de vós se requer que perdoeis a todos os homens”23.

Ensinou-nos a amar: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”24. Sendo um verdadeiro pioneiro, Ele fez o convite: “( … ) vem, e segue-Me”25.

Voltemos o pensamento a Capernaum, onde Jairo, o administrador da sinagoga, foi ao Mestre dizendo: “Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva”.26

Chegaram, então, notícias da casa do principal da sinagoga: “( …) A tua filha está morta”.27 Cristo respondeu: “( … ) Não temas, crê somente”.28 Ele foi até a casa, passou pelos que choravam a morte da menina e disse-lhes: “( … ) Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele ( … )”29, pois sabiam que ela estava morta. “( … ) tendo-os feito sair ( … ) E, tomando[-lhe] a mão, disse-lhe: ( … ) Menina, a ti te digo, levanta-te. ( … ) E assombraram-se com grande espanto”.30

É emocionalmente desgastante para mim contar-lhes os acontecimentos que resultaram na Crucificação do Mestre. Estremeço ao ler as palavras de Pilatos em resposta aos gritos da turba: “Crucifica-O (...) Crucifica-O”.31 Pilatos “( …) tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso”.32 Jesus foi ridicularizado. Cuspiram Nele e colocaram-Lhe uma coroa de espinhos na cabeça. Deram-Lhe vinagre para beber. Crucificaram-No.

Seu corpo foi colocado num sepulcro emprestado, mas nenhum sepulcro poderia reter o corpo do Senhor. Na manhã do terceiro dia, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e outras mulheres que estavam com elas receberam a grata mensagem. Quando foram ao sepulcro, viram que a grande pedra fora removida e que ele estava vazio. Dois anjos disseram às mulheres que choravam: “( … ) Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou”.33 Sim, o Senhor realmente havia ressuscitado. Ele apareceu a Maria; foi visto por Cefas ou Pedro, depois, pelos irmãos do quórum dos Doze. Foi visto por Joseph Smith, que declarou: “( … ) Este é o testemunho, último de todos, que nós damos Dele: que Ele vive! Pois vimo-Lo, mesmo à direita de Deus ( … )”.34

Nosso Mediador, Redentor, Irmão, nosso Advogado junto ao Pai morreu por nossos pecados e pelos pecados de toda a humanidade. A Expiação de Jesus Cristo foi um ato preordenado, porém, voluntário do Filho Unigênito do Pai. Ele ofereceu Sua vida para resgatar-nos.

Sua missão, Seu ministério entre os homens, Seus ensinamentos da verdade, Seus atos de misericórdia, Seu amor inabalável por nós desperta nossa gratidão e dá-nos alegria. Jesus Cristo, o Salvador do mundo, o próprio Filho de Deus, foi e é o pioneiro supremo, pois Ele foi à frente, mostrando a todos o caminho a seguir. Que O sigamos sempre, eu oro, em nome de Jesus Cristo. Amém. 9

  1. Citado por Wilford Woodruf em The Utah Pioneers, 1980, p. 23.

  2. Oxford English Dictionary, s. v. ⌦“pioneer”.

  3. Rute 1:16–17

  4. João 3:28

  5. Lucas 3:16

  6. Mateus 3:14

  7. Mateus 3:15–17

  8. João 1:29

  9. Mateus 11:11

  10. Mateus 4:19

  11. Mateus 16:16

  12. João 19:27

  13. João 19:26

  14. Isaías 60:2

  15. Amós 8:11

  16. Roger Hillas. “The History of the Book”, Washington Post, 10 de abril de 1996.

  17. Joseph Smith 2:11

  18. Joseph Smith 2:13–17

  19. Atos 10:38

  20. Mateus 6:9–10

  21. Lucas 22:42

  22. Mateus 25:40

  23. D&C 64:10

  24. Mateus 22:37–39

  25. Lucas 18:22

  26. Marcos 5:23

  27. Marcos 5:35

  28. Marcos 5:36

  29. Marcos 5:39–40

  30. Marcos 5:40–42

  31. Marcos 15:13–14

  32. Mateus 27:24

  33. Lucas 24:5–6

  34. D&C 76:22–23