1990–1999
Prestar Testemunho Dele
Outubro 1998


Prestar Testemunho Dele

Em uma sociedade cheia de valores inconstantes e vozes que nos confundem, o testemunho pode ser o meio pelo qual os pais proporcionam aos filhos uma âncora para sua fé.

Por muito desejar que O conheçamos e sintamos Seu amor, o Pai Celestial planejou um mundo repleto de magníficas criações que prestam testemunho Dele e de Seu Filho Jesus Cristo. Já se deram conta de todas as coisas que prestam testemunho do Salvador? O pôr-do-sol, as conchas, os lilases, os lagos, os insetos e os animais, as manhãs miraculosas e o céu coberto de estrelas.

O próprio Senhor disse a Moisés: “Todas as coisas são criadas e feitas para prestar testemunho de mim, tanto as coisas materiais como as coisas que são espirituais; coisas que estão acima nos céus e coisas que estão na Terra e coisas que estão dentro da terra e coisas que estão embaixo da terra, tanto acima como abaixo: todas as coisas prestam testemunho de mim”. (Moisés 6:63; grifo da autora)

Onde quer que vivamos neste mundo, podemos ver o glorioso nascer do sol, que presta testemunho da Luz de Cristo que enche nosso coração e ilumina nossa mente. Os rios caudalosos e os riachos tortuosos prestam testemunho de que o Salvador é a fonte de água viva que pode aplacar nossa sede de coisas espirituais. Os lírios do campo e até o menor dos pardais prestam testemunho de que Ele generosamente Se preocupa conosco e cuida de nós.

No entanto, dentre todas as notáveis criações de Deus, somente nós, Seus filhos, fomos criados à Sua imagem e semelhança. Somente nós, Seus filhos, temos a capacidade de desenvolver nossa própria convicção espiritual. E somente nós, Seus filhos, podemos expressar nosso testemunho Dele. Nós, Seus filhos, regozijamo-nos em nosso privilégio e sagrada obrigação de prestar testemunho Dele e de Seu evangelho.

Há pouco tempo, nossa neta Susie ganhou suas escrituras. No lugar em que ela mora, seus colegas de escola e sua professora não são membros da Igreja, e por isso ela quis mostrar-lhes as Regras de Fé que estavam escritas em suas escrituras. Ela decidiu que o melhor momento para fazê-lo na escola seria o período reservado para mostrar coisas interessantes ao restante da classe. Quando a ocasião chegou, Susie, que tem apenas oito anos de idade, levantou-se diante de seus colegas de classe e começou a citar: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo”. (Regras de Fé 1:1) Ela prosseguiu, mas quando citava a sétima regra de fé, um dos colegas reclamou em voz alta: “Mas isso não é uma coisa atual!” A professora replicou rapidamente: “Ora, para mim é algo novo!”

Todos podemos compartilhar as boas-novas do evangelho e expressar nossas convicções. Se prestarmos atenção aos sussurros do Espírito, encontraremos oportunidades de humildemente expressar nossas crenças. Mesmo uma tímida menina de oito anos de idade sentiu o desejo de compartilhar as regras de sua fé.

Quando prestamos testemunho das boas-novas do evangelho, o testemunho que expressamos convida o Espírito Santo a prestar testemunho da veracidade da mensagem. Não são as nossas palavras que têm poder, mas, sim, o Espírito de Deus que acompanha nossas palavras e as confirma ao coração daqueles que nos ouvem. Néfi explicou no Livro de Mórmon: “Quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens”. (2 Néfi 33:1)

Quando declaramos a nossa posição e humildemente expressamos o que sentimos e as coisas em que acreditamos, o Espírito também presta testemunho à nossa alma de que o que estamos dizendo é verdade. O Presidente Boyd K. Packer disse simplesmente: “O testemunho é encontrado quando é prestado!” (“A Lâmpada do Senhor”, A Liahona, dezembro de 1988, p. 36.)

Em uma sociedade cheia de valores inconstantes e vozes que nos confundem, o testemunho pode ser o meio pelo qual os pais proporcionam aos filhos uma âncora para sua fé. Fazemos isso no seio de nossa família quando prestamos testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho por ações e palavras. Nós o fazemos quando oramos ⌦juntos, estudamos as escrituras e realizamos regularmente nossas reuniões familiares. Ao redor da mesa de jantar, pais e filhos podem falar do que estão aprendendo nas reuniões e atividades da Igreja e nas experiências do dia-a-dia ao colocarem em prática os princípios do evangelho. Dentro do sagrado círculo da família, os filhos podem aprender a expressar seu amor e gratidão pelo Pai Celestial, por Seu Filho Jesus Cristo e pelas bênçãos que recebemos por vivermos em família neste belo mundo.

As crianças têm sua própria sensibilidade espiritual e observam por si mesmas as criações do Pai Celestial. Elas se interessam naturalmente pela minhoca que rasteja na poça d’água formada pela chuva, ficam encantadas com o som do mar dentro de uma concha e maravilhadas com os desenhos mágicos formados pelas nuvens que se movem no céu. É um privilégio delicioso para qualquer um de nós tomar a mão de uma criança e acompanhá-la nas descobertas que ela faz neste belo mundo. Mas é um privilégio ainda maior e mais sagrado ajudar uma criança a conhecer o Criador deste mundo e prestar testemunho do amor que Ele sente por todos os Seus filhos.

Quando falamos de nossos sentimentos com nossos filhos pequenos e prestamos testemunho Dele, nós damos-lhes a oportunidade de compartilharem suas experiências e expressarem seus próprios sentimentos e impressões espirituais. Quando ajudamos as crianças a identificarem a fonte divina desses sentimentos, sua compreensão do Salvador e o amor que sentem por Ele crescerão linha sobre linha, preceito sobre preceito.

Quando as criancinhas ouvem as palavras das escrituras e depois as lêem sozinhas, familiarizam-se com um vocabulário que irá permitir que expressem seus sentimentos espirituais. Mesmo as crianças muito pequenas, bem antes de saberem ⌦ler, podem sentir a mensagem das escrituras e começar a compreender o amor que Deus tem por elas.

Embora tivesse apenas dois anos de idade, Bradley gostava muito de participar do estudo das escrituras da família. Quando chegava a sua vez, ele segurava as escrituras e virava cuidadosamente as páginas, dizendo: “O Pai Celestial me ama; o Pai Celestial me ama”. Sentir o amor infalível do Pai Celestial e de Jesus Cristo é o alicerce do testemunho.

Conheço um avô que, em uma recente reunião da família nas montanhas, levou seus netos para uma caminhada. Quando chegaram a uma clareira, ele pediu às crianças que se sentassem e contou-lhes a respeito de um menino de 14 anos chamado Joseph Smith, que desejava fazer algumas perguntas ao Pai Celestial sobre algumas coisas que o preocupavam. O avô explicou que o menino Joseph foi a um bosque próximo de sua casa para orar, tendo fé que Deus iria responder à sua oração. Os netos ouviram em silêncio, mas o pequeno Johnny, de quatro anos, que tinha dificuldade em ficar sentado por muito tempo, não ⌦conseguiu se conter e disse: “Já ouvi essa história”.

O avô falou da sincera oração de Joseph e de como foi respondida com a gloriosa aparição do Pai Celestial e de Seu Filho Jesus Cristo. Ao terminar, o pequeno Johnny tomou a mão do avô e disse: “Foi um ótimo testemunho, vovô”. Ele tinha gostado muito de ouvir a história de novo.

Embora o avô tivesse repetido esse relato sagrado muitas vezes durante a vida, ele disse: “Nunca o Espírito do Senhor prestou um testemunho mais forte do que quando prestei meu testemunho de Joseph Smith a meus próprios netos”. O avô e as crianças sentiram o testemunho do Espírito Santo. Tal como o pequeno Johnny, nossos filhos talvez já tenham ouvido as histórias das escrituras, mas será que nos ouviram prestar nosso testemunho pessoal da veracidade dos relatos e dos princípios neles ensinados?

Quem pode medir a influência das palavras simples e sagradas de um testemunho? Quem pode calcular o impacto causado pelo Espírito, que confirma essas palavras? As sementes do testemunho que são plantadas no coração das crianças enquanto jovens são nutridas por toda a vida, ao ouvirem o testemunho daqueles que as amam o suficiente para testificar-lhes a verdade.

Os pais receberam uma responsabilidade sagrada, mas precisam de ajuda. Os tios, tias, amigos, líderes e professores, fazem o próprio testemunho crescer quando o prestam às crianças e jovens. As escrituras ensinam repetidas vezes que “pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra será estabelecida”. (D&C 6:28)

É comum ver aqueles que têm filhos crescidos sentirem-se desanimados e desejarem ter feito mais para prestar testemunho aos filhos quando eles eram jovens. Nunca é tarde. Meu pai, que faleceu no ano passado, foi um testemunho vivo para mim durante toda a vida. Contudo, quando o final de sua vida já estava próximo, também escreveu sua história pessoal a fim de prestar testemunho não apenas para seus filhos e netos, mas para toda a sua posteridade nas gerações futuras. Nada que ele pudesse ter deixado para sua família teria sido mais precioso do que o registro de seu testemunho e seu amor.

Lembro-me de como meu pai ensinou-me a respeito de seu testemunho usando os dedos da mão.

1. Deus é nosso Pai Celestial que nos ama.

2. Seu Filho Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor.

3. Joseph Smith foi um profeta de Deus e o instrumento pelo qual o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado na Terra e o Livro de Mórmon foi traduzido.

4. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja do Senhor na Terra em nossos dias.

5. Esta Igreja é dirigida por um profeta vivo que recebe revelações.

Meus irmãos e irmãs, esse é o meu testemunho. Humildemente presto-lhes testemunho de que essas coisas são verdadeiras. Que nós ⌦todos, juntamente com todas as criações de Deus, prestemos testemunho Dele. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém. 9