1990–1999
O Estabelecimento ⌦da Igreja
Outubro 1998


O Estabelecimento ⌦da Igreja

O estabelecimento de Sua Igreja é uma missão sem igual. Precisamos levar o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas em sua própria língua sem comprometer a pureza da mensagem.

O Livro de Mórmon testifica do ministério do Salvador entre os nefitas. Em Seus ensinamentos, Ele incluiu algumas coisas relativas aos últimos dias: “( … ) De sua longa dispersão, reunirei meu povo, ( … ), e estabelecerei novamente no meio deles minha Sião”.1

O profeta Daniel “( … ) previu e predisse o estabelecimento do reino de Deus nos últimos dias, ( … )”2 Nesta dispensação, o Senhor afirmou: “Se os desta geração não endurecerem o coração, estabelecerei minha igreja entre eles”.3

Há muitas referências que confirmam que este é o tempo para Sua Igreja ser estabelecida, em preparação para Sua Segunda Vinda. A nós foi concedida a oportunidade especial de ajudar a edificar mais uma vez Seu reino. Oro sempre agradecendo por ter recebido uma parte nesta obra da qual, ao longo dos séculos, falaram tantos profetas e o próprio Senhor.

O estabelecimento de Sua Igreja é uma missão sem igual. Precisamos levar o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas em sua própria língua sem comprometer a pureza da mensagem. A Igreja precisa treinar líderes íntegros, por intermédio dos quais pessoas honestas de todos os lugares recebam orientação inspirada. A Igreja tem a mesma responsabilidade em relação a todos os que já viveram, vivem hoje e ainda viverão nesta Terra. A Igreja precisa ensinar leis e ordenanças corretas, à maneira do Senhor, que possibilitem ao seguidor obediente alcançar a vida eterna. Há muitas outras exigências que conhecemos bem, que parecem tornar o estabelecimento de tal igreja uma tarefa quase impossível, mas esta é a missão que recebemos do Senhor.

E como se estabelece tal igreja? Numa escala bem menor, sei o que é necessário para a construção de um belo templo e há muito mais envolvido do que planos detalhados e materiais de qualidade. São necessários trabalhadores habilidosos em cada parte do processo, cada qual dando o melhor de si num esforço conjunto. Sei também que a direção de um profeta inspirado é de vital importância na construção de lindos templos, assim como em todos os outros aspectos desta grande obra. Aprecio imensamente as oportunidades que venho tendo de ver a inspiração e o Espírito do Senhor fluírem por meio do Presidente Hinckley. Ele verdadeiramente é um profeta para os nossos dias.

Assim como na construção de templos, são necessários trabalhadores dedicados para o estabelecimento do reino do Senhor na Terra. A obra avançará se cada um tiver no coração e na mente uma convicção ardorosa de que Jesus é o cabeça desta Igreja, de que Ele realmente vive e guia esta obra e de que todos nós desempenhamos um papel importante em sua realização. Precisamos estar dispostos a aprender os princípios do evangelho e praticá-los e orar a respeito deles com o coração sincero e real intenção, tendo fé em Cristo. Assim virá a confirmação de que os princípios são verdadeiros; e a verdadeira conversão vem acompanhada do entusiasmo em participar desta grandiosa obra.

É interessante pensarmos que o Senhor declarou que este é o tempo para o estabelecimento de Sua Igreja e logo em seguida observarmos que isso acontece à medida que desenvolvemos um testemunho firme e inabalável da veracidade de seus preceitos. A Igreja pode construir templos, enviar missionários para o mundo inteiro e realizar atos humanitários maravilhosos; mas a solidez com que está estabelecida depende do que há em nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações. Será que as boas novas do evangelho serão levadas a nossos vizinhos? Será que os novos conversos terão uma recepção calorosa e serão integrados? Será que os templos se encherão de freqüentadores dedicados que trabalham por seus antepassados? Será que as famílias aprenderão a viver num nível celestial, tudo por causa de nosso amor puro ao Pai Celestial, a Seus ensinamentos e Seus filhos?

O Presidente Kimball declarou que o reino de Deus que procuramos estabelecer “só poderá ser alcançado por meio de empenho diário, coerente ⌦e equilibrado por parte de cada um dos membros da Igreja”.4

A parte maravilhosa é que cada pessoa dedicada ao estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo nestes últimos dias recebe bênçãos inumeráveis e eternas. Alguém afirmou: “O maior desperdício do mundo é a diferença que existe entre o que somos e o que podemos nos tornar”.5 O evangelho tem a chave do que poderemos vir a nos tornar e de como consegui-lo. Com esse auxílio, podemos viver neste mundo distanciando-nos do que é degradante e transformarmo-nos em pessoas melhores enquanto estivermos aqui.

A maioria de nós quer levar uma vida pura e dar nossa parcela de contribuição, mas ainda assim, às vezes, tropeçamos. Talvez seja útil refletir a respeito da observação de Salomão, que disse que o homem, “como imaginou no seu coração, assim é”6. Tenho o privilégio de conhecer muitas pessoas que centralizam seus pensamentos nas coisas saudáveis e puras da vida. Elas examinam as escrituras e esforçam-se por magnificar os chamados que recebem. O evangelho torna-se seu modo de vida e, com o passar do tempo, elas encontram paz e tranqüilidade para si mesmas e abençoam muito os que estão a seu redor.

Estaremos subestimando a capacidade de absorção e lembrança de nossa mente se acharmos que não faz diferença quais livros, filmes ou outras atividades injetarmos nela. O Senhor sabiamente nos instruiu a buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e que, então, outras coisas desejáveis nos advirão também. O Élder Sterling W. Sill observou que nossa mente, assim como a mão do pintor, é colorida pelo que carrega. Isto é, se eu carregar tinta roxa, minha mão ficará roxa.7 Os que ajudam a estabelecer a Igreja sabem o que é ruim, mas sempre escolhem a boa parte e enchem a mente de pensamentos puros. O estabelecimento do reino de Deus na Terra dependerá da forma com que os membros da Igreja individualmente usarem o livre-arbítrio que Deus lhes concedeu, para pensar, falar e agir de acordo com o evangelho de Jesus Cristo em todas as ocasiões.

Aqueles que acham que são ocupados ou que têm problemas demais para participarem dessa obra são os que, provavelmente, receberiam os maiores benefícios da participação plena. O serviço valioso que poderiam prestar abençoaria também imensamente outras pessoas.

Este é o momento de estabelecer a Igreja do Senhor, obtendo-se a confirmação da veracidade do evangelho no coração e fazendo o que os líderes do sacerdócio pedem de nós. Ao fazermos isso, poderemos vir a conhecer as bênçãos pessoais contidas no grande plano de felicidade. Poderemos conhecer nosso Salvador e o que Ele fez por nós e sentir Seu grande amor. Uma grata certeza do que é a verdade surgirá em nossa vida. Sentiremos que somos uma parte importante de uma causa eterna. Apreciaremos verdadeiramente a liderança de um profeta maravilhoso e de outros grandes líderes. Nossa vida poderá encher-se da paz do Senhor e do privilégio de ter Sua Igreja solidamente estabelecida nesta Terra. Disso eu testifico em nome de Jesus Cristo. Amém. 9

  1. 3 Néfi 21:1.

  2. D&C 138:44.

  3. D&C 10:53.

  4. “Becoming the Pure in Heart” (Tornarmo-nos Puros de Coração), Ensign, maio de 1978, p. 81.)

  5. Anônimo.

  6. Provérbios 23:7.

  7. Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1954, p. 28.