1990–1999
Obedecer aos Mandamentos e Servir ao Próximo
Outubro 1998


Obedecer aos Mandamentos e Servir ao Próximo

“(… ) A obediência aos mandamentos é a melhor preparação para servir.”

Queridos irmãos, irmãs e amigos, estou certo de que vocês podem imaginar meus sentimentos quando venho pela primeira vez a este púlpito, de onde palavras sagradas têm sido proferidas por servos do Senhor.

Meu coração está cheio de gratidão: ao Pai Celestial, por tantas bênçãos em minha vida; ao Salvador Jesus Cristo, por Seu amor e pelo sacrifício que fez por mim; à minha querida esposa, filhos e netos, pelo amor e apoio que deles sempre recebi.

Em uma parede externa da Academia Militar, no Brasil está escrito: “Cadetes, ides comandar. Aprendei a obedecer”. Cedo em minha vida, aprendi que a obediência é uma grande virtude, essencial ao nosso progresso. Não me refiro à obediência cega, mas àquela que nos permite alcançar um plano mais elevado e espiritual na vida, quando usamos nosso livre-arbítrio para fazer a vontade do Senhor. O Profeta Joseph Smith ensinou que, “quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (D&C 130:21).

O Presidente Hinckley reafirmou, em 1982, que “todas as bênçãos se baseiam na obediência à lei”. (Folheto What of the Mormons?, 1982, pp. 6–7.) O maior exemplo de obediência nos foi dado pelo Salvador Jesus Cristo, quando disse: “contudo, não se faça a minha vontade, mas sim a Tua”. (Lucas 22:42)

Outra coisa que aprendi no Exército foi que os soldados em meu país não usam o verbo trabalhar, quando falam de suas designações, mas sim o verbo servir, para ajudá-los a lembrar do compromisso de servir sempre ao nosso povo e nossa pátria. No serviço da Igreja, essa visão foi ampliada para um sentido mais próximo dos ensinamentos do Senhor que é o de servir a todos os Seus filhos, onde quer que vivam. Hoje, quase 60.000 missionários estão servindo em várias partes do mundo, muitos deles em condições completamente diferentes das de seu próprio país. No Templo de São Paulo, assim como em outros templos, muitos irmãos não medem sacrifícios para servir na Casa do Senhor.

Muitas vezes, os mais belos exemplos de obediência e serviço nos são dados por pessoas simples, que convivem conosco. A irmã Ana Rita de Jesus, viúva e idosa, morava em Anápolis, Brasil. Não sabia ler nem escrever. Os missionários visitavam-na uma vez por semana, a fim de ler as escrituras para ela. A irmã Ana Rita era amorosa e boa. Todos os domingos, pedia a ajuda dos missionários para preencher o recibo do dízimo. Muitas vezes, seu dízimo e ofertas consistiam em apenas alguns centavos, mas ela conhecia a lei e queria obedecer. Depois de pagar seu dízimo, a irmã Ana Rita dirigia-se à sala onde realizávamos a reunião sacramental, na casa então usada como capela, e colocava uma flor sobre o púlpito. Assim fazendo, ela servia seus irmãos e irmãs embelezando o local de nossa adoração. A irmã Ana Rita, em sua simplicidade, ensinou-nos obediência e serviço, através de sua fé. Ela sabia que a obediência aos mandamentos é a melhor preparação para servir.

Na última conferência geral, em abril, o Presidente Monson nos aconselhou a “obedecer aos mandamentos e servir com amor” (Em Perigo, A Liahona, julho 1998, p. 52.) A irmã Ana Rita fez isso durante toda a sua vida.

Quando fui chamado para servir como autoridade geral, tive uma entrevista com o Presidente Faust. Percebendo minha preocupação por sentir-me sem qualificação para tal chamado, o Presidente Faust me disse, com seu jeito carinhoso: “Athos, seja você mesmo. Seja você mesmo!” Naquela noite, fiquei muito tempo acordado, pensando em minhas novas responsabilidades e nas palavras do Presidente Faust. E orei ao Senhor, perguntando a mim mesmo: Quem sou eu? E a resposta veio, clara e luminosa, como o alvorecer daquele novo dia: Eu sou, como cada um de vocês, um filho de Deus, que deseja obedecer ao Senhor e servir, onde quer que Ele mande e, assim, ser um melhor filho do Pai Celestial e um membro fiel da verdadeira Igreja de Cristo.

Eu sei que Jesus Cristo vive e é o cabeça desta Igreja. Sei que Ele é nosso Salvador e Redentor. Sei que Joseph Smith foi o profeta da Restauração e que o Presidente Gordon B. Hinckley é o profeta, chamado por Deus, para presidir a Igreja hoje. Disto, eu presto testemunho, em nome de Jesus Cristo. Amém. 9