1990–1999
Retidão
Outubro 1999


Retidão

Nenhum outro sentimento pode trazer mais alegria e felicidade à alma do homem do que a certeza de estar fazendo tudo para ser reto.

Vivemos numa época em que muitos homens e mulheres não refreiam suas ações pela moralidade; portanto acreditam que elas só têm conseqüências sociais. Com isso negam a Deus e ao fato de que uma coisa ou é certa ou é errada.

Cada um de nós já ouviu alguma vez alguém dizer “tudo bem, faça como quiser”, e muitas pessoas no mundo vivem por essa filosofia.

Testifico-lhes que há um modo melhor: Viver em retidão.

A palavra retidão é muito interessante e singular. Ela está relacionada a várias outras palavras e abrange todos os atributos de Deus. Uma pessoa reta, portanto, é de Deus ou semelhante a Deus.

O bem e o mal realmente existem, e um é o oposto do outro. O que a humanidade faz sem dúvida tem conseqüências morais. O evangelho de Jesus Cristo define a ⌦diferença entre o que é bom e o que é mau. O que é bom vem de Deus. Cristo disse: “E tudo quanto persuade os homens a fazerem o bem, vem de mim; porque o bem não vem de ninguém, a não ser de mim. Eu sou o mesmo que conduz os homens a todo o bem; ( … )”. (Éter 4:12)

A retidão é feita de tudo o que é bom. Ela abrange os princípios do poder e da lei dos céus pelos quais todas as coisas de Deus são dirigidas, controladas e governadas.

A retidão é muito simples. Em todas as situações da vida com as quais nos deparamos há um caminho certo e um caminho errado a seguir. Se escolhermos o caminho certo, seremos fortalecidos pelos princípios da retidão, nos quais encontramos o poder dos céus. Se escolhermos o caminho errado e guiarmo-nos por ele, não teremos as promessas do céu, tampouco o poder divino; ficaremos sozinhos e estaremos fadados ao fracasso.

Surge, então, uma pergunta: “Como podemos saber o que é certo e o que é errado?” Da mesma forma que o Pai Celestial enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para criar a Terra, fazer e dirigir todas as coisas relativas a ela, Ele também enviou o Espírito Santo para prover a luz do Espírito aos homens na Terra.

A luz do Espírito funciona como um sistema de comunicação que transmite os conceitos da verdade à mente dos filhos de Deus. Como mediador desse grande poder, o Espírito Santo ilumina nossa mente e dá luz ao nosso entendimento para compreender esses conceitos, se obedecermos às leis que governam o uso do Espírito. Essa é a forma pela qual o Pai Celestial nos ensina a distinguir o certo do errado. Se estamos dispostos a aprender Seus caminhos e segui-los, nunca teremos que adivinhar, mas sempre saberemos com certeza a diferença entre o certo e o errado.

Na retidão há fé e esperança. Todas as bênçãos que Deus prometeu a Seus filhos dependem da obediência a Suas leis e mandamentos. A obediência às Suas leis e mandamentos é o que nos torna retos e essa retidão faz com que sejamos dignos das bênçãos prometidas.

Cada um de nós vive numa ⌦situação diferente. Enfrentamos problemas de saúde, dificuldades financeiras, dificuldades nos estudos, problemas por não sermos casados, solidão, angústia, maus-tratos, transgressão e uma lista infindável de situações possíveis. A solução para tudo isso encontra-se na ⌦retidão.

Visto que somos desobedientes aos mandamentos de Deus, Ele deu-nos, em Sua benevolência a lei do arrependimento. Se agirmos de acordo com essa maravilhosa lei, seremos perdoados da nossa desobediência e tornar-nos-emos mais retos. Assim, o arrependimento conduz-nos à retidão. Muitos, ou melhor, a maioria dos problemas que temos em relação à moralidade podem ser resolvidos com arrependimento. Todos eles podem ser solucionados completamente pela retidão.

Encontramos muita alegria e felicidade quando nos esforçamos para viver retamente. Em termos simples, o plano de Deus para Seus filhos consiste em vir a esta Terra e fazer tudo o que pudermos para viver em obediência às leis. Por fim, depois ⌦de tudo o que pudermos fazer, a redenção do Senhor, Jesus Cristo, é suficiente para fazer aquilo que ⌦não conseguirmos realizar por nós ⌦mesmos.

O antigo profeta Morôni, ao encerrar sua obra e concluir o resumo do registro das relações de Deus com Seu povo, ou seja, o Livro de Mórmon, disse: “Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniqüidade; e se vos negardes a toda iniqüidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo; ( … )”. (Morôni 10:32) A maneira que Morôni encontrou de dizer “faça tudo o que puder” é expressa no conselho de amar a Deus com todo o poder, mente e força.

Nosso esforço para viver em retidão é uma tentativa de fazer tudo o que pudermos para ser obedientes. Ao fazer tudo o que está a nosso alcance, sentimos paz e somos consolados, pois o plano de Deus cumprir-se-á em nossa vida para nosso bem. Nenhum outro sentimento pode trazer mais alegria e felicidade à alma do homem do que a certeza de estar fazendo tudo para ser reto.

Na retidão há segurança e proteção. Quando somos obedientes, o Senhor tem um compromisso para conosco. Ele disse: “Porque os nomes dos justos serão escritos no livro da vida e a eles concederei uma herança a minha mão direita. E agora, meus irmãos, que tendes a dizer contra isto? Digo-vos que se vos manifestardes contra isto, não importa, pois a palavra de Deus deve ser cumprida”. (Alma 5:58)

Num mundo onde as transgressões, a corrupção e o terrorismo amedrontam homens e mulheres, a que podemos recorrer para nossa segurança e proteção? Não há segurança e proteção a não ser naquilo que é reto. Não há local de refúgio. Não há paredes que mantenham afastados o adversário e sua campanha de oposição. Não há defesa contra o incerto e o desconhecido, a não ser a retidão. O medo no coração e na mente de homens e mulheres pode transformar-se em paz se apenas substituirmos o medo pela compreensão do plano de felicidade de Deus e pela certeza de estarmos fazendo todo o possível para ser retos e dignos, da salvação eterna.

Como as forças do bem e do mal estão cada vez mais bem definidas, os que não refrearem suas ações pela moralidade verão sua vida cair num caos tão grande que seu estilo de vida será insuportável! Então, as profecias a esse respeito serão cumpridas: “E todas as coisas estarão tumultuadas; e certamente o coração dos homens lhes falhará; pois o temor tomará conta de todos”. (D&C 88:91)

Quando esse dia chegar, os Santos de Deus serão o único povo bem governado a quem o mundo poderá recorrer. Será entre eles que o mundo encontrará estabilidade e segurança. Eles virão sem saber a doutrina dos retos, mas será como foi predito: “Pois eis que vos digo que Sião florescerá e a glória do Senhor estará sobre ela. E será um estandarte para o povo e a ela virão de todas as nações debaixo do céu”. (D&C 64:41–42)

A retidão é o melhor caminho. Definitivamente, é o único caminho. Na retidão reside o poder de proporcionar a alegria e a felicidade, a segurança e a proteção que homens e mulheres têm desejado e procurado em todas as eras.

Parece uma solução simples, mas a realidade é que “( … ) Satanás está solto na terra, enganando as nações”. (D&C 52:14) Existe oposição. O certo e o errado realmente existem. Nossas ações sem dúvida têm conseqüências morais. Não há um modo certo de fazer o que é errado.

Quando vocês forem chamados como testemunhas de Jesus Cristo para declarar Seu evangelho, rogo que não tardem a fazer tudo o que puderem e que se esforcem para conhecer Suas leis e mandamentos e sejam diligentes em obedecê-los. Fazendo isso, estarão no processo de tornarem-se retos e, assim, dignos das bênçãos prometidas.

Jesus Cristo está à frente desta obra. Ele é um Deus de retidão. Em Sua terna misericórdia, deu-nos um profeta reto, e se o seguirmos, estaremos fazendo o que é certo. Sobre a verdade desse fato e com respeito ao que disse, testifico. Em nome de Jesus Cristo. Amém. 9