2000–2009
“Você Ainda Está Aí?’
Abril 2000


“Você Ainda Está Aí?’

Aprendi com as escrituras e os profetas vivos que esta vida é o tempo para prepararmo-nos para o encontro com Deus e um dia desfrutarmos a vida eterna a Seu lado.

Alegres cantemos por estarmos aqui em espírito de adoração na presença dos profetas vivos que hoje estão na Terra e enxergam além dos olhos naturais, ouvem palavras divinamente inspiradas acima do burburinho do cotidiano e conhecem nosso Deus.

Há um plano divino. Chama-se o plano de nosso Pai Celestial.1

Cremos em Deus. Sabemos que Ele vive e que podemos ter fé Nele. As escrituras testificam que somos filhos de Deus, literalmente Sua geração espiritual.2 Vivemos com Ele antes de virmos para esta Terra. Fomos criados à Sua imagem e Ele é nosso Pai Celestial; portanto, somos todos irmãos.

Por muito nos amar, o Pai Celestial preparou um plano para nossa vida aqui na mortalidade. Lembro-me das primeiras experiências relacionadas a esse plano maravilhoso que tive antes de entrar para a Igreja ao começar a aprender sobre o evangelho restaurado. Tomei conhecimento da escritura moderna que ensina sobre a importância de nosso aprendizado no mundo espiritual e que revela que recebemos muitas lições lá em preparação para nossa estada na Terra.3 Aprendi com as escrituras e os profetas vivos que esta vida é o tempo para prepararmo-nos para o encontro com Deus e um dia desfrutarmos a vida eterna a Seu lado.4 O profeta Jacó, referindo-se a esse plano eterno, exclamou:

“ Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!”5 Sei que Deus vive e deseja ajudar-nos a voltar a habitar com Ele.

O grande plano de Deus proporcionou-nos um Salvador. Todas as pessoas que possam ser responsabilizadas pecam e precisam passar pela experiência da morte ao fim da vida terrena. Por isso, Deus enviou Jesus Cristo para cumprir o plano ajudando-nos a sobrepujar o pecado e a morte. Jesus é nosso Salvador e Redentor. Por meio do sacrifício expiatório que realizou por todos nós, ajuda-nos a vencer o pecado mediante o arrependimento e o batismo. E graças à Sua Ressurreição, todos triunfarão sobre a morte e a sepultura. Temos fé para seguir a Jesus Cristo e tornar-nos mais semelhantes a Ele. Oh! Como amamos nosso amigo, o Senhor Jesus Cristo. “Não há outro nome debaixo do céu mediante o qual o homem possa ser salvo.”6 Sei que Jesus nos salva do pecado e da morte.

Agradecemos a Deus por revelar Seu plano e a missão de Jesus por intermédio de Suas testemunhas escolhidas, os profetas e apóstolos. Deus concede a essas testemunhas autoridade para agir em Seu nome. O testemunho que elas prestam das verdades do evangelho está registrado em livros sagrados chamados escrituras. Quando elas ouvem e lêem esses ensinamentos dos profetas, podem, pelo poder do Espírito Santo, saber que são verdadeiros.

Quase 28 anos atrás, tive o desejo de assistir a uma conferência geral da Igreja e fiz uma viagem de 14 horas de carro para estar em Salt Lake City. Entrei na Praça do Templo às 8 horas, e a fila que partia do portão n.º 10 dava volta em toda Praça do Templo e chegava até o lado sul do Assembly Hall. Eu estava a quase 100 metros de distância de minha meta. O recepcionista informou que o Tabernáculo já estava lotado. As pessoas saíram da fila, mas eu avancei devagar.

Faltando cinco minutos para as 10 horas, eu era a única pessoa que ainda estava em frente à porta. Ela abriu-se e o recepcionista indagou: “Você ainda está aí?” Quando ele a fechou, senti um aperto no coração. Quando o coro começou a cantar o hino de abertura às 10 horas em ponto, a porta abriu-se mais uma vez e o recepcionista convidou-me para entrar. Ele colocou-me em metade de um assento, atrás de uma coluna. Mas como fiquei grato por aquele lugar mesmo assim! Tive a oportunidade de dar meu voto de apoio aos líderes escolhidos pelo Senhor e de ouvir seus conselhos naquele dia especial, assim como fizemos hoje à tarde.

Nestes últimos dias, Deus prossegue com Seu padrão de revelar a verdade. Ele escolheu um rapaz chamado Joseph Smith para aprender sobre o plano de salvação. Joseph estava confuso acerca das diferentes religiões que havia a seu redor, mas as escrituras impeliram-no a perguntar a Deus o que deveria fazer.7 Em resposta à sua oração, Deus o Pai e Jesus Cristo apareceram a ele.8 Por meio dessa e de outras experiências, Joseph Smith foi chamado como profeta, tal qual Moisés e outros profetas bíblicos.9 Por ter visto o Salvador e falado com Ele, Joseph recebeu a missão de restaurar a verdade acerca do grande plano de Deus e da missão divina de nosso Senhor. Sei que Joseph Smith é um profeta de Deus.

O Profeta Joseph recebeu autoridade para ensinar o evangelho e trazer à luz escrituras adicionais. Foi-lhe ordenado que traduzisse os escritos de profetas antigos do Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Os profetas do Livro de Mórmon também tinham conhecimento do plano de salvação e da missão sagrada de Jesus Cristo. A visita do Cristo ressurreto ao antigo povo das Américas está registrada neste livro sagrado.10 Ele ensinou a essas pessoas Seu evangelho e estabeleceu entre elas Sua Igreja. Sei que o Livro de Mórmon é outro testamento da divindade de Jesus Cristo.

Deus prometeu que o Espírito Santo testificará a cada um de nós que verdades sagradas foram restauradas e que Joseph Smith foi chamado por Deus para ser uma testemunha especial de Cristo e Seu evangelho. Pelo poder do Espírito Santo, podemos vir a saber a verdade de todas as coisas que Deus revelou.11

Milhões de pessoas que se converteram a esta Igreja inicialmente aceitaram as verdades pregadas por nossos missionários na primeira palestra. Em seguida, abriram o coração para as demais palestras ministradas por eles. Foram convidadas a serem batizadas, confirmadas e a tornarem-se “concidadãos dos santos …”12 e permanecerem firmes no caminho do evangelho para finalmente realizarem os convênios sagrados do templo.

Um jovem casal com quatro filhos que era vizinho de uma família da Igreja aceitou convites para participar de atividades e experiências centradas no evangelho. Após a primeira palestra, o pai perguntou a seu vizinho SUD: “Você poderia batizar-nos na véspera do ano-novo? Gostaríamos de começar o ano com o pé direito”.

Um jovem adulto foi visto próximo de um prédio do instituto de religião e, quando lhe perguntaram se ele tinha amigos santos dos últimos dias, respondeu: “Tenho, e eles estão todos servindo como missionários para a Igreja Mórmon”. Ele foi convidado a ouvir o evangelho e filiou-se à Igreja. Um ano depois, ele próprio estava servindo numa missão para o Senhor.

Quando perguntaram a uma maravilhosa mãe e esposa de uma bela família não-membro se ela estaria junto com seu cônjuge e filhos na eternidade, ela replicou: “Claro que estaremos, não estaremos?” Algumas semanas depois, essa mãe, seu marido e os dois filhos mais velhos foram batizados por causa das respostas para a vida que encontraram nesta que é a Igreja verdadeira de Jesus Cristo.

Indagaram a um pai não-membro cujo filho estava servindo como missionário: “Você vai ser batizado no Dia dos Pais?” Em seu batismo estavam presentes quatro ex-bispos da família.

É o poder do Espírito que convence os pesquisadores a orar acerca de nossa mensagem, assistir às reuniões da Igreja, ler o Livro de Mórmon, marcar outras palestras, ser batizados na Igreja do Senhor e continuar a ser “nutridos pela boa palavra de Deus”. 13 Convidamos todas as pessoas a virem a Cristo pela porta da fé, do arrependimento, do batismo e do recebimento do dom do Espírito Santo. Esse é o portal da vida eterna. O Espírito Santo nos ajudará a todos a permanecer no caminho que conduz à presença de Deus.

Os sussurros do Espírito Santo também nos guiarão até outras pessoas que buscam o evangelho verdadeiro. O Senhor declarou: “… Estarei contigo; e em todo lugar que proclamares meu nome, uma porta eficaz ser-te-á aberta, para que recebam minha palavra”.14 Alguns anos atrás, fui até a Praça do Templo em Salt Lake City para ser apresentado a uma pessoa que os missionários haviam conhecido. O convidado deles acabou não aparecendo, mas eu disse aos élderes: “O Senhor proverá uma pessoa para ensinarmos”. Em menos de 2 ou 3 minutos, dois homens adultos entraram pela porta principal do Centro de Visitantes Norte e vieram diretamente a nós. Eles falavam espanhol e nós não! Dentro do que nos foi possível dizer, garantimos-lhes que encontraríamos alguém para ajudá-los. Em uma questão de instantes, as únicas missionárias que falavam espanhol na missão inteira chegaram ao Centro de Visitantes porque haviam sido inspiradas a passar ali naquela manhã!

Durante várias semanas, aqueles homens ouviram as palestras missionárias e pediram para ser batizados. O Senhor foi fiel à Sua promessa, pois “uma porta eficaz abriu-se” no momento exato em que se fez necessária nessa bela experiência.

Convidamos todos vocês que foram batizados e talvez tenham se distanciado do Senhor a regressarem e renovarem seus convênios com Ele. Com Jesus, dizemos a toda Israel: “Vem a mim”.15 Venham e retornem às verdades e ordenanças da vida eterna.

Antes de tornar-me membro desta Igreja, perguntei a Deus, o Pai Eterno, em fervorosa oração, acerca das verdades da Restauração. Hoje sei, assim como soube naquele dia, naquela hora, naquele momento 37 anos atrás, pelo poder do Espírito Santo, que os princípios e doutrinas da restauração do evangelho são verdadeiros. Deus vive. Jesus é o Cristo. Joseph Smith foi o profeta da restauração do evangelho verdadeiro. O Livro de Mórmon é um registro de santos profetas e outro testamento do Cristo vivo, que está à frente desta Igreja. O Presidente Gordon B. Hinckley é o profeta do Senhor para os nossos dias. Ele e outros 14 Apóstolos são testemunhas especiais de Cristo na única Igreja verdadeira sobre a Terra. Oro para que todos tenhamos condições de responder à pergunta: “Você ainda está aí?” e entrar pela porta correta a fim de recebermos todas as bênçãos do evangelho agora e para sempre. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. “O Plano de Nosso Pai Celestial”, Sistema Uniforme para o Ensino do Evangelho, 1ª Palestra, 1986.

  2. Ver Atos 17:28–29.

  3. Ver D&C 138:56.

  4. Ver Alma 12:24.

  5. Ver 2 Néfi 9:13.

  6. Ver 2 Néfi 25:20.

  7. Ver Joseph Smith — História 1:5–16.

  8. Ver Joseph Smith — História 1:17.

  9. Ver D&C 28:2.

  10. Ver 3 Néfi 11.

  11. Ver Morôni 10:5.

  12. Ver Efésios 2:19, ver também v. 20.

  13. Morôni 6:4.

  14. Ver D&C 112:19.

  15. Hinos, nº 3.