2000–2009
Servir de Testemunhas de Deus
Abril 2000


Servir de Testemunhas de Deus

O que significa servir de testemunhas de Deus? Significa não nos curvarmos ou cedermos ou ser persuadidos a fazer qualquer coisa contrária à vontade de Deus.

Queridas jovens irmãs, vocês acabaram de levantar e, em sua própria voz, assumir um compromisso com nosso Pai Celestial. Em que vocês estavam pensando enquanto repetiam o tema das Moças? O que as palavras que disseram representam para vocês?

Lembrem-se da história dos três rapazes que assumiram o mesmo compromisso? Eles moravam na Babilônia, um lugar onde as pessoas não seguiam o Senhor. Esses três jovens, Sadraque, Mesaque e Abednego, serviram de testemunhas de Deus, mesmo arriscando a própria vida. Seu povo vivia sob a lei de Nabucodonosor, e todos estavam obrigados, por decreto, quando se ouvisse um toque de música em um determinado dia, a prostrar-se em adoração diante de uma estátua de ouro em forma de homem, de quase 30 metros de altura, que representava o rei. Quem se recusasse a fazer isso seria lançado em uma fornalha ardente. Naquele dia, devia haver milhares de pessoas presentes na Babilônia, para as festividades e para a dedicação do fantástico ídolo dourado.

Quando a música começou a soar e o arauto anunciou que o povo devia ajoelhar-se, todos obedeceram; todos, exceto os três corajosos hebreus. Eles recusaram-se a insultar seu Deus. Imaginem a coragem desses rapazes! Nenhuma ameaça do rei conseguiu dissuadi-los. Com fé em seu Deus, eles permaneceram juntos e oraram enquanto eram amarrados e levados para serem queimados vivos. A fornalha estava tão quente que a chama do fogo matou os homens que os levaram. O rei Nabucodonosor ficou próximo para assistir à morte dos três infiéis. E ao olhar para aquele inferno, perguntou aos seus conselheiros: “Não lançamos três homens no fogo?” Responderam-lhe que seguramente eram três. Sem acreditar no que via, o rei surpreso disse: “Eu, porém, vejo quatro homens soltos e andando no meio do fogo e [mais espantoso que tudo] sem sofrer nenhum dano. E o aspecto do quarto homem é semelhante ao Filho de Deus”. (Ver Daniel 3:24­25.)

Nabucodonosor chamou, então, os jovens hebreus para fora da fornalha e declarou serem eles servos do Deus Altíssimo. Ele emitiu outro decreto protegendo Sadraque, Mesaque e Abednego. (Ver Daniel 3:26­30.)

O que significa servir de testemunhas de Deus? Significa não nos curvarmos ou cedermos ou ser persuadidos a fazer qualquer coisa contrária à vontade de Deus. Significa defender a verdade mesmo nos momentos de medo e fraqueza. Significa ouvir e seguir a voz mansa e delicada do Espírito Santo.

Gostaria de mostrar-lhes uma versão moderna de outra mensagem de heroísmo da Bíblia.

Certa jovem dirigiu-se ao refeitório da escola e sentiu-se como se ladrões a tivessem despojado de sua confiança e auto-estima, ao ouvir comentários desagradáveis e piadas sobre ela e o seu modo de vestir. Essas pessoas saíram dali, deixando-a sozinha e sem um amigo sequer. Por acaso, outra jovem também foi ao refeitório. Ela estava usando boas roupas. Ao ver aquela jovem, porém, passou pelo outro lado da sala.

Da mesma forma, outra jovem, que fazia parte do grupo mais popular da escola, ao passar naquele lugar, olhou para a jovem e passou pelo outro lado sem falar com ela.

Mas outra moça chegou ao lugar onde a jovem estava e, quando a viu, teve compaixão dela; foi em sua direção e curou suas feridas ao perguntar-lhe: “Quer almoçar comigo?” (Adaptação da parábola do bom Samaritano; ver Lucas 10:30­37.)

Ao examinar mais atentamente essa parábola tão conhecida, por que as outras moças não ajudaram aquela jovem? Será que estamos tão preocupados com nossos próprios problemas que não percebemos ou pensamos que outras pessoas também os têm? Será que achamos que a menina necessitada não pertence à nossa classe social e nos preocupamos com o que os outros irão pensar de nós se a ajudarmos? Ou talvez o “rapaz de seus sonhos” esteja esperando para acompanhar você até a sala de aula e você não pode nem pensar em deixá-lo esperando!

Cada moça que passou pela jovem e não a ajudou deve ter pensado: Se eu parar, o que acontecerá comigo? A moça que parou e a ajudou provavelmente pensou: Se eu não parar, o que acontecerá com ela? Quando temos confiança no amor infinito de nosso Pai Celestial, sabemos como demonstrar amor pelas pessoas.

Podemos servir de testemunhas de Deus ao conhecê-Lo, ao confiar Nele e ao termos certeza de Sua preocupação amorosa. Não existem formas novas ou fáceis de se estabelecer um relacionamento com o Pai. Só existe a velha fórmula já conhecida: estudo das escrituras, orações e viver as coisas que aprendemos por meio de estudo e orações. Ao ler as escrituras, familiarizamo-nos com o que o Pai Celestial deseja para Seus filhos e o modo como Ele continua apoiando, abençoando e perdoando-nos.

Ao orarmos por orientação individual, nosso Pai Celestial sabe o que temos no coração, mas Ele espera que Lhe falemos sobre nossas esperanças, sonhos e carências. É somente quando conseguimos dizer, com certeza, que desejamos servir de testemunhas, que saberemos o que se deve fazer a respeito disso. Deixem que Deus lhes fale e deixem que o sacramento tenha um significado mais profundo. Ouçam estas palavras conhecidas: “… e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho e recordá-lo sempre e guardar os mandamentos que ele lhes deu …”. (D&C 20:77)

Temos recebido muitas cartas de moças que se estão esforçando com seriedade para servir de testemunhas e dizer o que Ele diria e fazer o que Ele faria.

Cathy escreveu uma carta onde falava de uma “boa samaritana” chamada Michelle. Cathy ficou hospitalizada mais tempo do que esperava. Alguns amigos pararam de visitá-la, ocupados com a própria vida; mas Michelle ia constantemente e levava-lhe alegria e carinho. Ela decorou o quarto triste do hospital com várias gravuras do evangelho, balões e uma porção de outros enfeites. Um dia em que Cathy estava particularmente deprimida Michelle teve a idéia de levar-lhe as escrituras. Cathy disse: “Ao trazer as escrituras e lê-las para mim, Michelle fez-me desejar ser como ela. Eu queria amar as escrituras como Michelle amava. Se não fosse esse ato de caridade e carinho de Michelle, eu não teria o testemuho que tenho hoje”.

Servir de testemunhas significa saber com certeza que vocês desejam fazer o que é certo, não importando as conseqüências. Servir significa permanecerem firmes e inalteráveis mesmo quando (ou especialmente quando) vocês forem as menores, ou as mais novas, ou as últimas a servir. Vocês devem ser aquelas que irão ajudar as outras pessoas. Vocês precisam ser fortes!

Pensem no que fazer para ser uma testemunha. Qual é o seu plano? Abrey é a pessoa que sempre faz a oração em sua equipe de basquetebol. Jenelle teve a coragem de sair de uma festa onde passavam filmes vulgares. Marcie livrou-se das roupas sem recato.

Testemunhar é mostrar nossa crença por meio de nosso comportamento, e isso deve começar dentro da família. O quão alegremente nós contribuímos para nossa família? O quanto nos esforçamos para sermos bem-sucedidas em nossos estudos? Quão fielmente aceitamos um chamado para servir? O quão dispostas estamos para perdoar a quem nos magoa?

A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos corajosamente declararam sua crença. Seu testemunho em O Cristo Vivo, validado pela assinatura de cada um, é para que todo mundo veja e conheça sua convicção.

Vocês também podem ter confiança e ser fortes testemunhas de Deus. Vivam os padrões do evangelho de Jesus Cristo. Não se contentem com menos. Vocês não devem contentar-se com menos.

Prestem atenção às pessoas ao seu redor, que as incentivam e fortalecem. O testemunho de meus pais tem sido fonte de fortalecimento em toda a minha vida. A primeira linha de seu testamento descreve o que eles deixaram para os filhos após a morte: “Deixamos para vocês, nossos filhos, nosso testemunho de que Deus vive, que Jesus Cristo, o Filho Unigênito na carne, também vive”.

Seu testemunho de fé no Senhor ocupou a maior parte da primeira página do testamento, sendo seguido por uma frase muito simples: “Dividam entre si os bens materiais e o que não quiserem, dêem a alguém que necessite ou joguem no lixo”. Não havia realmente muito o que dividir, mas seu testemunho precioso deu-nos a verdadeira riqueza!

Mamãe e papai deram-nos o que de mais valioso possuíam -- o seu testemunho a respeito do evangelho de Jesus Cristo, terminando com estas palavras: “Que seu coração esteja sempre aberto para essas grandes verdades e seus sentimentos sejam brandos a esse respeito, é nossa humilde oração”.

O modo como vocês vivem diariamente, as palavras que dizem ou que não dizem, as pessoas que ajudam, as roupas que usam, a escolha das diversões, tudo isso mostrará sua força e coragem. E lhes dará confiança para ajudar os outros.

Vocês não podem criar um arco-íris ou uma cascata, um pôr-de-sol ou uma rosa, mas têm o poder de abençoar as pessoas por meio de palavras, sorrisos e de seu real interesse por elas. Pensem nisso: Vocês têm dentro de si a capacidade de tornar esse mundo melhor para alguém, todos os dias! Isso sim, é servir de testemunhas de Deus.

Eu sei, com todas as fibras do meu ser, que não existe ninguém no tempo ou na eternidade capaz de tomar o seu lugar no coração do Pai Celestial. Confiem Nele e dependam Dele. Não existe nada que vocês tenham feito ou venham a fazer que as afaste de Seu amor. (Ver Romanos 8:35, 38­39.) Ele nunca a decepcionará nem a abandonará. E, como prova de gratidão por Seu poder, paz e alegria, vocês devem resistir às tentações e seduções do mundo e dizer humildemente: “Com a ajuda de meu Pai Celestial, servirei de testemunha Dele em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”. Em nome de Jesus Cristo. Amém.