2000–2009
O Escudo da Fé
Abril 2000


O Escudo da Fé

Em toda a história do mundo nunca houve tamanha necessidade da fé em Deus.

Meus queridos irmãos e irmãs, hoje é um dia histórico. Esta é a primeira conferência geral deste século e milênio, e a primeira a ser realizada neste grande e novo Centro de Conferências de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Expresso com vocês minha admiração, respeito e reconhecimento pela visão de nosso grande profeta, o Presidente Gordon B. Hinckley. Foi a sua fé e coragem que tornou esse grande projeto uma realidade.

Com certa tristeza, deixamos nosso querido Tabernáculo, o lugar onde tradicionalmente se realizavam as conferências gerais. Como o Presidente Hinckley disse: “A Igreja ficou grande demais para ele”. Queremos render tributo à fé, visão e inspiração de Brigham Young e seus companheiros que com grande fé construíram o Tabernáculo, cuja construção foi algo realmente notável. Já estive no teto do Tabernáculo, onde as madeiras da estrutura do telhado ainda estão presas com as tiras de couro cru originais. Embora o madeiramento tenha sido reforçado com aço, o criativo trabalho manual dos fiéis santos pioneiros ainda se mantém como um símbolo de sua grande fé.

Creio que o futuro será grande e maravilhoso em muitos aspectos. As oportunidades de estudo e aprendizado aumentaram e continuarão a aumentar drasticamente. Uma pessoa definiu os estudos da seguinte maneira: “Instrução é ler as entrelinhas do contrato. Experiência de vida é o que você recebe quando não o faz”.1 Hoje e no futuro, uma imensa quantidade de informações estão-se tornando mais acessíveis em todo o mundo por meio de aparelhos eletrônicos no lar, no trabalho ou na biblioteca local. No entanto, as dificuldades e problemas decorrentes dessa enxurrada de informações serão muito grandes, porque com isso a vida se tornará mais complicada. Brigham Young disse: “Foi-me revelado no início desta Igreja, que ela se espalharia, prosperaria, cresceria e se ampliaria, e que, na mesma proporção em que o evangelho se espalhasse entre as nações da Terra, de igual modo cresceria o poder de Satanás”.2

Ao entrarmos em uma nova era, temos um único caminho seguro: Prosseguir com fé. A fé será nosso escudo forte para proteger-nos dos dardos inflamados de Satanás. Os valores não deveriam mudar com o tempo porque a fé em Jesus Cristo é indispensável para a felicidade e a salvação eterna. Terminou há pouco o maior século em avanço científico e tecnológico. Mas um espírito de escuridão prevalece em nossos dias, como aconteceu há muitos séculos quando Jesus Cristo estava prestes a ser crucificado. A despeito disso, como declarou o Profeta Joseph Smith: “Nesta época, grandes bênçãos nos esperam e logo se derramarão sobre nós, se formos fiéis em todas as coisas, pois temos o direito de esperar bênçãos ainda maiores do que as recebidas pelos santos antigos, uma vez que tinham Cristo em pessoa para instruí-los sobre o grande plano de salvação. Nós não desfrutamos de Sua presença, conseqüentemente, devido às nossas condições peculiares, necessitamos de maior fé”.3 A fé é o primeiro princípio do evangelho de Jesus Cristo, conforme declarou o Profeta Joseph : “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”.4 Essa fé será o santuário de nossa alma.

Em toda a história do mundo nunca houve tamanha necessidade da fé em Deus. Embora a ciência e a tecnologia nos abram oportunidades ilimitadas, elas também apresentam grandes perigos, porque Satanás emprega essas maravilhosas descobertas para seus propósitos. A Internet, que hoje abrange todo o mundo, está carregada de informações a respeito das quais ninguém se responsabiliza quanto à veracidade ou origem. O crime tornou-se muito mais sofisticado, e a vida, muito mais perigosa. Na guerra, a matança tornou-se muito mais eficaz. Teremos que enfrentar grandes problemas no futuro, a menos que o poder da fé, o bom senso, a honestidade, a decência, o autocontrole e o caráter aumentem proporcionalmente para compensar essa expansão do conhecimento secular. Sem o progresso moral, estimulado pela fé em Deus, todas as formas de imoralidade irão proliferar e extinguir a bondade e a decência humana. A humanidade não será capaz de expressar plenamente o potencial de nobreza da alma humana, a menos que a fé em Deus seja fortalecida.

Em nossa época, a crença de que a ciência e a tecnologia poderão resolver todos os problemas da humanidade tornou-se uma religião. Ficaria desesperado em pensar que nossa salvação eterna dependesse do conhecimento científico, técnico ou secular isolado da retidão e da palavra de Deus. A palavra de Deus, conforme proclamada por Seus profetas ao longo dos séculos, não justifica nenhuma outra conclusão. Muitos crêem que as respostas transcendentais das questões da vida estão no tubo de ensaio, nos laboratórios, nas equações e nos telescópios. Essa religião da ciência ignora a resposta final da mais fundamental das perguntas: “Por quê?” Saber a causa e o efeito das coisas é algo fascinante, mas isso não explica por que estamos aqui, de onde viemos e para onde vamos. Como disse Albert Einstein: “Jamais acreditarei que Deus jogue dados com o mundo”.5

O Presidente Harold B. Lee disse, certa vez: “Não importa qual seja seu progresso na ciência, o homem precisa sempre se submeter à vontade e orientação da Divina Providência. O homem jamais descobrirá algo que Deus ainda não soubesse”.6

Não creio que esse grande avanço no conhecimento tenha acontecido por acaso. Todo esse conhecimento secular não se originou apenas da mente criativa de homens e mulheres. A humanidade já está sobre a Terra há muito tempo. Ao longo dos séculos, o conhecimento progrediu a passo de tartaruga.

Creio que a visita de Deus, o Pai, e Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo a Joseph Smith em 1820 abriu os céus, não apenas em relação ao grande conhecimento espiritual revelado nesta dispensação, mas também com respeito ao conhecimento secular. Os antropólogos informam-nos que durante milhares de anos a expectativa média de vida do homem foi de 25 a 30 anos7. Mas desde o final do século XIX, a expectativa de vida no mundo subiu para 64 anos.8 As novas idéias, inclusive invenções e descobertas científicas de melhores maneiras de fazer as coisas, surgiam na razão de 39 ao ano, de 4.000 a.C. até 1 d.C., contrastando com as 3.840 idéias por ano durante o século XIX, enquanto que hoje elas são criadas na razão de 110.000 por ano.9

Chegamos então ao desafio de impedir que o conhecimento científico, técnico e intelectual reprima o esclarecimento espiritual em nossa vida. Como já se disse: “O recurso menos desenvolvido em nosso país é a fé; o maior poder não utilizado é o da oração”.10 A tecnologia pode ajudar-nos a comunicar-nos uns com os outros e com o mundo, mas não com Deus.

Quero deixar uma mensagem de advertência a este povo. Declaro solenemente que este reino espiritual de fé progredirá com ou sem a nossa presença individual. A mão do ímpio não poderá deter o crescimento da Igreja nem impedir o cumprimento de sua missão. Qualquer um de nós pode ser deixado para trás, seduzido pelas influências tentadoras do materialismo ou secularismo.

Para manter a fé, todos precisamos ser humildes e compassivos, bondosos e generosos para com os pobres e necessitados. A fé é mantida também por doses diárias de espiritualidade que recebemos ao ajoelhar-nos em oração. Isso começa conosco, individualmente, e estende-se para nossa família, que precisa ser fortalecida em retidão. A honestidade, a decência, a integridade e a moralidade são ingredientes necessários de nossa fé e proporcionarão um santuário para nossa alma.

A simples fé em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo é como uma vigorosa fonte de força operando em nossa vida. Conforme o Élder Charles W. Penrose disse: “Algumas pessoas não acreditam em nada que não possam apreender com a razão humana ou ver com os olhos naturais. Mas abençoado é o homem de fé, abençoada é a mulher de fé! Porque por meio da fé eles podem ver coisas que não podem ser discernidas com os olhos naturais. Podem alcançar as regiões da imortalidade, compreender verdades eternas e entender as coisas de Deus!”11 Isso acontece porque, por meio da fé, nossos dons naturais e capacidade de desempenho são progressivamente aumentadas.

A fé intensifica e amplia nossos dons e habilidades. Não há maior fonte de conhecimento do que a inspiração que provém da Trindade, que compreende e conhece todas as coisas como foram, como são e como serão no futuro.

Em Haun’s Mill, uma heróica pioneira, Amanda Smith, aprendeu pela fé a fazer algo que estava além de suas habilidades e do conhecimento científico da época. Naquele dia terrível, em 1838, quando o tiroteio cessou e os arruaceiros partiram, ela voltou ao moinho e viu seu filho mais velho, Willard, carregando o irmão de sete anos, Alma, nos braços. Ela gritou: “Oh, meu Alma está morto”.

“ Não, mãe”, disse ele. “Acho que Alma não está morto, mas o papai e o irmão Sardius estão mortos.” Mas não havia tempo para lágrimas naquele instante. Todo o osso do quadril de Alma tinha sido arrancado por um tiro. Mais tarde, Amanda contou o que aconteceu:

A carne, o osso do quadril, a junta e tudo o mais tinham sido arrancados pelo tiro. … Deitamos o pequeno Alma em uma cama em nossa barraca, e examinei o ferimento. Era uma visão terrível. Eu não sabia o que fazer. … Mas fiquei ali com ele, durante toda aquela longa e terrível noite, com meus mortos e meus feridos, sem ninguém além de Deus como nosso médico e adjutor. “Oh, meu Pai Celestial”, clamei, “o que devo fazer? Estás vendo meu pobre filho ferido e sabes da minha inexperiência. Oh, Pai Celestial, mostra-me o que devo fazer!” E então fui guiada como se uma voz falasse comigo.

… Nossa fogueira ainda estava fumegando. … Fui instruída a apanhar … as cinzas, fazer uma lixívia, ensopar um pedaço de pano nela e passar diretamente sobre o ferimento. … Molhei o pano repetidas vezes e coloquei-o na ferida … e a cada vez pedaços de carne macerada e fragmentos de osso saíam junto com o pano, até que a ferida ficou branca como carne de galinha.

Depois de fazer o que me fora instruído, orei ao Senhor e novamente fui instruída tão claramente como se um médico estivesse a meu lado conversando comigo. Ali perto havia um pé de olmo de tronco liso. Foi-me dito que fizesse uma … cataplasma e enchesse a ferida com ela. … Fiz a cataplasma e cobri a ferida, sendo necessário quase 30 cm de linho para … fazer um curativo adequado.

Levei o menino ferido para uma casa … e enfaixei seu quadril; com o Senhor me orientando como antes. Lembrei-me de que no baú de meu marido havia um frasco de bálsamo. Despejei um pouco na ferida, aliviando muito a dor que Alma sentia. “Alma, meu filho”, disse eu, “você acredita que o Senhor criou o seu quadril?”

“ Acredito, mãe.”

“ Ora, então o Senhor pode fazer algo para pôr no lugar de seu quadril. Acredita que Ele possa fazer isso, Alma?”

“ Acha que o Senhor pode fazer isso, mãe?” perguntou o menino, com simplicidade.

“ Acho, sim, meu filho”, respondi. “Ele mostrou-me tudo em uma visão.”

Então deitei-o confortavelmente de bruços e disse: “Agora deite-se assim e não se mexa, que o Senhor vai fazer um novo quadril para você”.

E Alma deitou-se de bruços por cinco semanas, até recuperar-se completamente. Um tecido flexível havia crescido no lugar da articulação que faltava, algo que até hoje tem deixado os médicos admirados.

Isso aconteceu já há quase quarenta anos, mas Alma nunca foi inválido em toda a sua vida, tendo viajado muito como missionário do evangelho, e é um milagre vivo do poder de Deus.12

O tratamento foi incomum para aquela época, nunca tinha sido visto antes, mas quando chegamos a extremos, como a irmã Smith, temos que exercer nossa simples fé e ouvir o Espírito, como ela o fez. O exercício da fé tornou-a mais forte. Tal como Alma ensinou:

“ Se … exercerdes uma partícula de fé, … até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção de minhas palavras.

… Deve ser uma boa semente, … a palavra é boa porque começa a dilatar-me a alma; sim, começa a iluminar-me o entendimento …

Ora, eis que isso não aumentaria a vossa fé?”13

A retidão é companheira da fé. Adquirimos uma fé forte cumprindo os mandamentos. Isso ajuda-nos, como Paulo declarou, a “[revestir-nos] de toda a armadura de Deus”.14

Há alguns princípios absolutos em que devemos fundamentar nossa fé. Eles são verdades básicas e eternas. São eles:

  1. Jesus, o Filho do Pai, é o Cristo e o Salvador e Redentor do mundo;

  2. Joseph Smith foi o instrumento por meio do qual o evangelho foi restaurado em sua plenitude em nossa época;

  3. O Livro de Mórmon é a palavra de Deus e, conforme declarou o Profeta Joseph Smith, a pedra fundamental de nossa religião e outro testamento de Jesus como o Cristo e Redentor de toda a humanidade.

  4. Gordon B. Hinckley possui, como todos os presidentes anteriores da Igreja possuíam, todas as chaves e autoridade restauradas por Joseph Smith.

Esta é a obra de Deus. Creio e testifico que, como Paulo disse, se pudermos “[chegar] à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus”15, poderemos prosseguir com grande esperança e confiança no futuro. Receberemos forças para vencer toda adversidade. Poderemos regozijar-nos em nossas bênçãos e ter paz na alma. Que possamos fazer essas coisas, oro humildemente, em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Pete Seeger.

  2. Discursos de Brigham Young, p. 72.

  3. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 87.

  4. Regra de Fé 1:1.

  5. John Bartlett, Familiar Quotations, 14ª edição (1968), p. 950.

  6. John Bartlett, com., Be Ye Not Deceived BYU Speeches of the Year, 4 de maio de 1965, p. 6.

  7. Stephen Moore, “Great American Century is Just Beginning”, Arizona Republic; Phoenix, 9 de janeiro de 2000;

  8. The New York Times 2000 Almanac (1999), p. 484.

  9. Ver Charles I. Jones, “Was an Industrial Revolution Inevitable? Economic Growth Over a Very Long Run”, working paper 7375, publicado em National Bureau of Economic Research, Cambridge, Mass., 1999, 32.

  10. Roger W. Babson, Religion and Business (1921), p. 80.

  11. Deseret News Semi-Weekly, 14 de setembro de 1880, p. 1.

  12. Amanda Smith”, in Andrew Jenson [org.] Historical Record 9 volumes (1882–1890), 5:84–86; paragrafação e pontuação alterados.

  13. Alma 32:27–29.

  14. Efésios 6:11.

  15. Efésios 4:13.