2000–2009
Demonstrem que Sabem
Abril 2003


Demonstrem que Sabem

Todos os dias, temos várias oportunidades de demonstrar que sabemos ser como Jesus e segui-Lo com fé.

Queridas crianças da Primária, neste ano comemoramos 125 anos de organização da Primária. Ela foi organizada por um profeta de Deus para ajudar as crianças a aprender e viver alegremente o evangelho de Jesus Cristo. A Primária é importante e, com a nossa comemoração, este ano será maravilhoso. O mais importante é que nós — seus pais, líderes e professores — homenageamos vocês, crianças. Nós as amamos. Estamos felizes por vocês serem quem são e pela pessoa que poderão ser um dia.

Vocês são filhos de Deus. Vocês têm um Pai Celestial carinhoso que escuta suas orações e as responde. Ele quer que vocês sejam dignos de voltar a viver com Ele um dia. Essa certeza pode ajudá-los a planejar o seu futuro na Terra e na eternidade com muita esperança. Ao pensarem no futuro, pensem em um futuro bem distante. As escrituras, os ensinamentos dos profetas modernos e até as músicas da Primária podem ajudá-los a compreender o seu potencial eterno e a preparar-se para alcançá-lo. Jesus Cristo deu-nos o exemplo de como viver dignamente para voltar à presença de nosso Pai Celestial. Cada um de vocês terá diversas oportunidades de aprender as coisas referentes a Jesus Cristo e, depois, segui-Lo com fé.

Demonstramos que sabemos segui-Lo quando fazemos e cumprimos os convênios do batismo e quando recebemos o Espírito Santo e damos ouvidos a Ele. Demonstramos que sabemos segui- Lo sempre que tomamos o sacramento dignamente e lembramos de Jesus. Quero falar de uma outra maneira de demonstrar o que sabemos: guardando os mandamentos.

O Senhor declarou: “Em verdade, em verdade vos digo que este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis”1. Adoro a música da Primária chamada “Eu Quero Ser como Cristo”2 e sinto-me muito bem quando a canto. Todos os dias, temos várias oportunidades de demonstrar que sabemos ser como Jesus e segui-Lo com fé.

Quando João, que tinha 10 anos, entrou para a equipe de natação, ele disse ao treinador que podia participar das competições de sábado, mas não das que fossem no domingo. No último campeonato da temporada, a competição de revezamento de que João participaria foi marcada para um domingo. Ele lembrou-se de uma lição da noite familiar que ensinava que se decidíssemos as coisas antecipadamente, ficaria mais fácil fazer o que é certo quando a hora chegasse. João disse: “Decidi que não nadaria no domingo antes de entrar para a equipe de natação. Com isso, ficou mais fácil dizer ao treinador que eu não participaria da competição de revezamento. Achei que o treinador fosse ficar zangado comigo, mas durante o almoço do fim de ano, (…) ele disse à equipe que estava muito orgulhoso de mim, pois eu tinha padrões e agia de acordo com eles”3. João demonstrou o que sabia ao santificar o Dia do Senhor e ser um exemplo de alguém que segue os ensinamentos de Jesus. Sempre que santificam o Dia do Senhor, vocês demonstram que sabem.

Talvez vocês tenham passado por alguma situação parecida com a que eu passei quando tinha 11 anos. Eu admirava uma amiga minha por que achava que ela era muito sabida. Um dia, ela ofereceu-me um cigarro. Disse que me ajudaria a aprender a fumar, insistiu e tentou convencer- me dizendo coisas como “não faz mal… é só uma vez”. Eu não queria ofendê-la, mas tinha decidido quando era pequena que nunca fumaria. Essa decisão fez com que fosse mais fácil dizer “não”. Demonstrem o que sabem por meio da obediência à Palavra de Sabedoria.

Quando Cátia estava com seis anos, perguntou à professora de balé se podia usar uma roupa mais recatada na apresentação de dança. A professora disse que não, mas Cátia sabia o que tinha de fazer: disse à professora que não poderia participar por que tinha de fazer o que Jesus queria que ela fizesse. Cátia disse: “Essa foi uma decisão muito difícil, mas depois senti-me bem”4. Respeitamos nosso corpo vestindo-nos com recato. Demonstramos que sabemos guardar os mandamentos e seguir o Salvador.

Demonstramos o que sabemos quando obedecemos ao mandamento de amar-nos uns aos outros. Nosso profeta, o Presidente Gordon B. Hinckley, disse: “A certeza de que somos filhos e filhas de Deus dá-nos uma força muito grande. (…) A pessoa que tem essa certeza e deixa que ela influencie seu modo de viver não se rebaixa ao ponto de fazer nada de mau ou (…) vulgar5. Jesus mandou que amássemos nosso próximo como a nós mesmos. Ele ilustrou esse grande ensinamento com a história do Bom Samaritano, que foi bondoso e piedoso em uma situação em que ninguém quis ajudar. Depois, o Salvador disse: “Vai, e faze da mesma maneira”6. O Salvador ensinou que devemos amar e ser bons uns com os outros, mesmo as pessoas que tenham padrões diferentes dos nossos. Essas diferenças não são desculpas para evitarmos outras pessoas ou sermos grosseiros com elas.

Uma amiga de Carla (Carla tinha oito anos) disse que não gostava de um menino por que ele não era de nossa igreja. O que vocês acham que a Carla fez? O que vocês fariam? A Carla disse para a amiga que não faz mal o menino não ser membro de nossa igreja; ele continua sendo uma boa pessoa7. Demonstramos que sabemos seguir o Salvador quando tratamos as outras pessoas com bondade e respeito.

E a bondade que devemos ter para com as pessoas da nossa família? A nossa casa é o lugar em que é mais importante que sejamos bondosos e, às vezes, o lugar mais difícil de demonstrar bondade é em nosso lar, com nossos pais, irmãos e irmãs. Quando Mitch, nosso filho, tinha dez anos, queria ajudar a família, principalmente se pudesse dar um tom de brincadeira. Quando ninguém estava olhando, ele amarrava um sininho em um barbante, pendurava no pescoço e fingia que era um camareiro de hotel, enquanto ajudava nas tarefas da casa. Quando alguém percebia que as coisas tinham sido feitas, ele dizia: “Deve ter sido o camareiro”. Mitch ajudava-nos bastante e fazia com que a família se divertisse e se sentisse bem.

Os meninos e as meninas de quem falei demonstraram o que sabiam fazendo coisas como santificar o Dia do Senhor, obedecer à Palavra de Sabedoria, usar roupas recatadas e ser bondosos com os amigos e a família. Vocês também podem demonstrar o que sabem guardando esses e os outros mandamentos.

Ser membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias significa que nos foi dada a oportunidade de receber todas as bênçãos do evangelho. Todos os dias vocês podem dizer com convicção:

Sou um filho de Deus.

Sei que o Pai Celestial me ama e eu O amo.

Posso orar ao Pai Celestial em qualquer momento e em qualquer lugar.

Estou tentando lembrar-me de seguir Jesus Cristo.

Decidam hoje que demonstrarão o que sabem, seguindo Jesus Cristo com fé. O caminho para voltar ao Pai Celestial não é fácil. Vocês precisarão ser corajosos para prosseguir dia após dia seguindo o Salvador. Presto o meu testemunho de que ao decidirem demonstrar o que sabem, seguindo Jesus Cristo com fé, vocês terão paz e felicidade agora e por toda a eternidade. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. 3 Néfi 27:21

  2. Músicas para Crianças, p. 40.

  3. John S. Netherton. “Sticking to Standards” [“Fiel aos Padrões”, não disponível em português], Friend, maio de 2000, p. 47.

  4. Caitlin McGrath. “A Modest Choice” [“Opção pelo Recato”, não disponível em português], Friend, maio de 2000, última contracapa.

  5. Gordon B. Hinckley, “Deus Não Nos Deu o Espírito de Temor”, A Liahona, fevereiro de 1985, p. 21.

  6. Lucas 10:37.

  7. Chelsea M. Bryant. “Creating Kindness” [“Agir com Bondade”, não disponível em português], Friend, março de 2000, p. 35.