2000–2009
E, Se Não (…)
Abril 2004


E, Se Não (…)

Os homens realizam coisas maravilhosas quando confiam no Senhor e guardam Seus mandamentos—exercendo a fé, mesmo que não compreendam como o Senhor os está moldando.

Quando eu era rapaz, voltei para casa após um torneio de basquete da oitava série sentindo-me desanimado, frustrado e confuso. Desabafei com minha mãe, dizendo: “Não sei por que perdemos. Eu tinha tanta fé que iríamos ganhar!”

Percebo hoje que não sabia o que era fé, naquela época.

Fé não é bravata, não é apenas um desejo — nem apenas uma esperança. A verdadeira fé é a fé no Senhor Jesus Cristo. É a confiança em Jesus Cristo que nos leva a segui-Lo.1

Há muitos séculos, Daniel e seus jovens companheiros foram subitamente tirados do ambiente seguro em que moravam e jogados em um mundo desconhecido e atemorizante. Quando Sadraque, Mesaque e Abednego se recusaram a curvar-se para adorar uma imagem de ouro feita à imagem do rei, Nabucodonosor ficou furioso e disse-lhes que se não adorassem conforme lhes fora ordenado seriam imediatamente lançados numa fornalha ardente: “E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”2

Os três rapazes responderam prontamente com toda a confiança: Se isso acontecer (se nos lançares na fornalha), “o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão”.Isso se parece com a fé que eu tinha na oitava série. Mas então eles mostraram que compreendiam plenamente o que significava a fé, dizendo: “E, se não, (…) não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”3. Essa foi uma declaração de fé verdadeira.

Eles sabiam que podiam confiar em Deus, mesmo que as coisas não saíssem da maneira que esperavam.4 Sabiam que a fé é mais do que apenas concordar com a mente, mais do que reconhecer que Deus vive; a fé é a total confiança Nele.

Fé é acreditar que embora não compreendamos todas as coisas, Ele compreende. Fé é saber que embora nosso poder seja limitado, o Dele não é. A fé em Jesus Cristo significa confiarmos plenamente Nele.

Sadraque, Mesaque e Abednego sabiam que podiam confiar sempre Nele porque conheciam Seu plano e sabiam que Ele não muda.5 Sabiam, como nós sabemos, que a mortalidade não é um mero acidente da natureza. É, sim, um breve segmento do grande plano6 de nosso amoroso Pai Celestial para que nós, Seus filhos e filhas, possamos alcançar as mesmas bênçãos que Ele desfruta, se assim o desejarmos.

Eles sabiam, como nós, que em nossa vida pré-mortal fomos instruídos por Ele a respeito do propósito da mortalidade: “(…) e faremos uma terra onde estes possam habitar; E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar.”7

Portanto, aí está: Trata-se de um teste. O mundo é um campo de provas para os homens e mulheres mortais. Se compreendermos que tudo é um teste dirigido por nosso Pai Celestial, que deseja que confiemos Nele e permitamos que Ele nos ajude, veremos todas as coisas mais claramente.

Ele disse que Sua obra e Sua glória é “levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem”.8 Ele já alcançou a divindade. Agora Seu único objetivo é ajudar-nos, é permitir que voltemos para Ele, que sejamos semelhantes a Ele e que tenhamos eternamente o tipo de vida que Ele tem.

Sabendo de tudo isso, não foi difícil para aqueles três jovens hebreus tomarem sua decisão. Eles decidiram seguir a Deus; teriam fé Nele. Ele os livraria (…) e, se não (…) sabemos o resto da história.

O Senhor nos deu o arbítrio, o direito e a responsabilidade de decidirmos.9 Ele nos prova permitindo que tenhamos dificuldades. Ele nos garante que não permitirá que sejamos tentados acima de nossa capacidade de resistir.10 Mas precisamos compreender que as grandes dificuldades engrandecem os homens. Não buscamos tribulações, mas se as enfrentarmos com fé, o Senhor nos fortalecerá. Então, os “e, se não (…)” podem tornar-se em grandes bênçãos.

O Apóstolo Paulo aprendeu essa importante lição e declarou, após décadas de dedicado trabalho missionário: “(…) Também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão (…).”11

O Salvador garantiu: “(…) A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.12

Paulo respondeu: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (…) [Sinto] prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”13 Quando Paulo enfrentou suas dificuldades à maneira do Senhor, sua fé aumentou:

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado.”14 Abraão, por causa de sua grande fé, recebeu a promessa de que sua posteridade seria como as estrelas do céu e que essa posteridade viria por intermédio de Isaque. Mas Abraão atendeu imediatamente à ordem do Senhor. Deus cumpriria Sua promessa, e se não fosse da forma que Abraão esperava, ainda assim ele confiaria totalmente Nele.

Os homens realizam coisas maravilhosas quando confiam no Senhor e guardam Seus mandamentos — exercendo a fé, mesmo que não compreendam como o Senhor os está moldando.

Pela fé Moisés (…) recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito (…)

Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei (…)

Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca (…)

Pela fé caíram os muros de Jericó (…)15

Outras pessoas “(…) pela fé venceram reinos, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam

do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram (…)”.16

Mas em meio a todos esses gloriosos resultados, tão ansiados e esperados pelos que deles participaram, sempre houve os “e,senão”:

“E outros experimentaram escárnios e açoites, e (…) cadeias e prisões.

Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram (…) desamparados, aflitos e maltratados17

Provendo Deus alguma coisa melhor para eles por meio de seu sofrimento, porque sem sofrimento não poderiam ser aperfeiçoados.”18

Nossas escrituras e nossa história estão repletas de relatos de grandes homens e mulheres de Deus que acreditaram que Ele os livraria — e, se não, mostraram que eram dignos de confiança e leais.

Ele tem o poder de fazê-lo — mas esse é o nosso teste.

O que o Senhor espera de nós em relação a nossos problemas? Espera que façamos tudo que pudermos — Ele fará o restante. Néfi disse: “(…) pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer”.19

Precisamos ter a mesma fé que tinham Sadraque, Mesaque e Abednego.

Nosso Deus irá livrar-nos da ridiculização e da perseguição — e, se não (…) da doença e das enfermidades — e, se não (…) da solidão, depressão ou medo — e, se não (…) das ameaças, acusações e insegurança — e se não (…) nossos entes queridos da morte ou debilitação — e, se não (…) Confiaremos no Senhor.

Nosso Deus providenciará para que sejamos tratados com justiça — e se não (…) Cuidará para que sejamos amados e reconhecidos — e, se não (…) Que tenhamos um cônjuge perfeito e filhos justos e obedientes — e, se não (…) Teremos fé no Senhor Jesus Cristo, sabendo que se fizermos tudo o que pudermos, em Seu próprio tempo e à Sua maneira, seremos libertados e receberemos tudo que Ele possui.20 Disso dou testemunho em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Fé,”, p. 80; Hebreus 11:1; Alma 32:21; Éter 12:6.

  2. Daniel 3:15.

  3. Daniel 3:17–18.

  4. Ver Mosias 7:33.

  5. Ver Alma 7:20; 3 Néfi 24:6; Mórmon 9:19; Morôni 8:18.

  6. Ver 2 Néfi 11:5; Alma 12:25; D&C 84:35–38.

  7. Ver Abraão 3:24–25.

  8. Moisés 1:39.

  9. Ver 2 Néfi 2:27; Helamã 14:30; D&C 101:78.

  10. Ver I Coríntios 10:13; Alma 13:28.

  11. Romanos 5:3–5.

  12. II Coríntios 12:9.

  13. II Coríntios 12:9–10.

  14. Hebreus 11:17

  15. Hebreus 11:24–27.

  16. Hebreus 11:33–34.

  17. Hebreus 11:36–37.

  18. Hebreus 11:40, Tradução de Joseph Smith.

  19. 2 Néfi 25:23.

  20. Ver D&C 84:35–38