2000–2009
A Oportunidade de Testificar
Outubro 2004


A Oportunidade de Testificar

Com (…) ternos sentimentos de gratidão por todos que influenciaram minha vida no passado, comprometo-me com o futuro.

Meus queridos irmãos e irmãs, que estão aqui, em Salt Lake City, e em todo o mundo, é bom estar com vocês. Expresso meu amor ao Élder Bednar e ao Élder Robert Oaks, e os cumprimento por seu novo chamado. Se eu fosse descrever o que sinto, diria que estou calmo como um furacão, ou melhor ainda, estou contente e assustado. Para resumir: preciso que orem por mim; preciso do Senhor.

O fato de eu ter recebido este chamado e ser-me concedida esta sagrada responsabilidade influenciará completamente a minha vida para sempre. Meus sentimentos são ternos e, muitas vezes, minha emoção quase me leva às lágrimas.

Tenho um grande sentimento de inadequação e sinto a doce angústia de uma profunda e muitas vezes dolorosa auto-análise a que submeti minha alma durante as muitas horas da noite e do dia que se passaram desde a manhã da sexta-feira desta semana.

Depois que o Presidente Gordon B. Hinckley me fez o chamado para tornar-me Apóstolo e membro do Quórum dos Doze, saí de meu atarefado escritório para dar essa notícia totalmente inesperada à minha querida Harriet. Nesse momento extremamente importante de nossa vida, demos imenso valor à sagrada tranqüilidade de nosso lar, como local de refúgio e segurança. Quão grato sou pela minha esposa, pelo amoroso consolo e forte apoio que ela tem sido durante toda a minha vida. Além do próprio dom da vida e o evangelho restaurado de Jesus Cristo, Harriet é a maior bênção que recebi na vida. Desejo expressar meu profundo amor e apreço por nossos filhos e netos, por suas orações e amor, mas acima de tudo por seu exemplo. Nossos filhos e netos moram na Alemanha e estão edificando o reino de Deus em nossa terra natal. As alegrias do evangelho de Jesus Cristo e suas bênçãos eternas são uma ponte que transpõe esses muitos milhares de quilômetros que nos separam e trazem felicidade e consolo para nossa vida.

Expresso minha gratidão e amor a todos os membros de nossa família, e a um grande número de amigos e professores ao longo do caminho que nos ensinaram, serviram e elevaram, para tornar-nos quem somos.

Expresso minha profunda gratidão e amor pelos membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze por seu amor e bondade.

Ao encerrar minha mordomia como um dos sete Presidentes dos Setenta, desejo expressar meu amor e admiração pelos Setentas. Eles realmente são testemunhas especiais de Cristo. É a esses homens, e não a quaisquer outros, que os Doze recorrem quando precisam de ajuda. Agradeço a esses homens dedicados que estão doando tanto de seu tempo, talento e vigor espiritual para a edificação do reino. As palavras não podem descrever como amei os dez anos e meio em que tive o privilégio e a alegria de servir como Setenta. Jamais esquecerei o exemplo e a amizade dos membros dos Quóruns dos Setenta.

Quero agradecer a todos os membros da Igreja do mundo inteiro por sua fidelidade, a despeito das tentações, por seu amor por sua dedicação aos princípios e doutrina do evangelho restaurado de Jesus Cristo, por sua disposição de seguir o profeta vivo ao fazerem suas alas e ramos crescerem, por seus sacrifícios de tempo, energia e recursos emocionais, espirituais e temporais. Agradeço a vocês por pagarem um dízimo honesto e por não negligenciarem os pobres e solitários. Contemplei o semblante de Cristo em seu rosto, em suas ações, em sua vida exemplar. Vocês são um milagre dos dias atuais.

Agradeço seu apoio, com a mão e o coração, aos líderes gerais da Igreja. Ontem, apoiamos a liderança geral da Igreja, de acordo com o princípio do comum acordo. Nenhum desses líderes da Igreja está buscando esses cargos ou deixa de aceitá-los, porque sabem que ele vem por revelação de Deus.

Somos gratos por suas orações, e oramos por vocês. Amamos vocês e precisamos de seu amor. Apoiamos vocês e precisamos de sua disposição de servir ao Senhor, onde quer que estejam e sejam quais forem os cargos aos quais tenham sido chamados. Na Igreja do Senhor, todo chamado é importante.

O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Estamos aqui para ajudar nosso Pai em Sua obra e Sua glória: ‘Levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem’. (Moisés 1:39) As obrigações que vocês têm em sua esfera de responsabilidade são tão sérias quanto as minhas, na minha esfera de responsabilidade”. (Ver “Esta É a Obra do Mestre”, A Liahona, julho de 1995, p. 76.) O Presidente pediu que estendamos a mão e abençoemos a vida das pessoas a nosso redor. Ele disse: “Cultivemos no coração de todo membro a consciência de seu próprio potencial para levar outras pessoas ao conhecimento da verdade. (…) Que cada membro ore com grande sinceridade a esse respeito”. (“Encontrem as Ovelhas Perdidas e Apascentem-nas”, A Liahona, julho de 1999, p. 120.)

Minha vida foi eternamente abençoada por causa de um membro muito especial que estendeu a mão para mim, há mais de 50 anos. Uns dias depois da Segunda Guerra Mundial, minha avó estava numa fila para conseguir comida, quando uma irmã solteira idosa, que não tinha família, convidou-a para uma reunião sacramental em Zwickau, Alemanha Oriental. Minha avó e meus pais aceitaram o convite. Foram à Igreja, sentiram o espírito, sentiram-se inspirados pela bondade dos membros e foram edificados pelos hinos da Restauração. Minha avó, meus pais e meus três irmãos foram todos batizados. Tive que esperar dois anos, porque eu tinha apenas seis anos de idade. Quão grato sou pela sensibilidade espiritual de minha avó, por meus pais serem humildes e estarem dispostos a serem ensinados, e por uma sábia irmã solteira e idosa de cabelos brancos que teve o terno destemor de estender a mão e seguir o exemplo do Salvador, convidando-nos a “vir e ver”. (Ver João 1:39.) O nome dela era irmã Ewig, que traduzido significa “irmã Eterna”. Serei eternamente grato pelo amor e o exemplo dessa irmã.

Com esses ternos sentimentos de gratidão por todos que influenciaram minha vida no passado, comprometo-me com o futuro. Tenho a mente e o coração repletos de alegria porque pelo resto de minha vida terei a oportunidade de “[falar] de Cristo, [regozijar-me] em Cristo, [pregar] a Cristo [e profetizar] de Cristo”; (2 Néfi 25:26) tudo isso como testemunha especial de nosso Salvador e nosso Redentor, Jesus Cristo. (Ver D&C 107:23.)

Dando-me conta de minhas fraquezas, sinto grande consolo nas instruções dadas pelo Senhor. Em Doutrina e Convênios, lemos:

“Que a plenitude do meu evangelho seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes. (…)

E se buscassem sabedoria, fossem instruídos; (…)

E se fossem humildes, fossem fortalecidos e abençoados do alto e recebessem conhecimento (…)”. (D&C 1:23, 26, 28)

E no Livro de Mórmon, lemos:

“Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens (…) sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.” (1 Néfi 3:7)

E o Velho Testamento nos consola:

“O Espírito do Senhor se apoderará de ti, (…) e tornar-te-ás um outro homem”, “Deus lhe mudou o coração em outro” e “Deus é contigo”. (I Samuel 10:6, 9, 7)

Confio nessas maravilhosas promessas. Portanto comprometo-me perante vocês, estes meus irmãos e o Senhor, a viver de modo a ser digno de conhecer a vontade do Senhor e agir de acordo com esse conhecimento.

Deus, nosso Pai Celestial, conhece-nos pelo nome. Jesus Cristo vive, Ele é o Messias e nos ama. A Expiação de Jesus Cristo é real, ela proporciona a imortalidade para todos e abre a porta para a Vida Eterna.

O evangelho de Jesus Cristo está novamente na Terra. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira e viva.

O Livro de Mórmon é uma segunda testemunha de Jesus Cristo e uma manifestação da veracidade do Profeta Joseph Smith. Amo o profeta Joseph. Amo o Presidente Gordon B. Hinckley, que é o Profeta de Deus e possui todas as chaves do reino nesta época, chaves essas que estão em poder dos profetas numa sucessão ininterrupta desde Joseph Smith.

Sei essas coisas em meu coração e em minha mente. Presto testemunho dessas coisas, em nome de Jesus Cristo. Amém.