2000–2009
E Todos os Teus Filhos Serão Ensinados
Abril 2005


E Todos os Teus Filhos Serão Ensinados

As crianças precisam aprender que ter fé no Salvador e segui-Lo, ajudá-las-á a ter paz neste mundo problemático.

Calamidades recentes em todo o mundo tocaram nosso coração. O sofrimento das crianças, que são as vítimas inocentes, provocam grande tristeza em nós. Vemos crianças sem nenhum membro da família que as nutram, protejam e amem. Nosso coração deseja dar de si e ajudá-las de alguma forma — de qualquer forma que alivie seu sofrimento e traga esperança à sua vida. Somos gratas pelas oportunidades que temos de prover assistência. Somos incentivadas pelo empenho das muitas pessoas que estão ajudando essas crianças.

Contudo, não precisamos ir muito longe para encontrar crian- ças que vivem em circunstâncias diferentes e também desafiadoras. Negligentemente, talvez ignoremos as crianças que estão em nosso meio. Estamos realmente cientes das condições perigosas à volta de nossos próprios filhos? Habitualmente podemos determinar se suas necessidades físicas são atendidas, mas e quanto a suas necessidades espirituais? Elas conhecem a luz e a paz do evangelho de Jesus Cristo? As escrituras ensinam: “E todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor; e a paz de teus filhos será abundante”.1

As crianças precisam da paz que vem de saber que elas têm um Pai Celestial amoroso, que enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para trazer luz e esperança para o mundo. Cabe aos adultos guiar as crianças no caminho para essa paz e luz.

A difícil situação espiritual de algumas crianças no mundo de hoje é retratada em uma pintura do artista dinamarquês Carl Bloch. Esse quadro ilustra lindamente um registro espiritual encontrado em João, capítulo 5. Cristo, aquele que cura e conforta, é o foco literal da pintura. Ele está levantando a cobertura de um homem que se achava enfermo desde o nascimento. O homem está aguardando pelo milagre da cura no tanque de Betesda, mas não tem ninguém para ajudá-lo. Enquanto o homem aguarda, esperando por um milagre, Cristo fica diante dele com o poder para curá-lo.

A pintura inclui diversas figuras em segundo plano, nenhuma delas olhando diretamente para Cristo. O Senhor está em seu meio, ainda assim somente um homem O vê como tal. Todos os demais parecem estar cuidando de seus afazeres diários, desatentos ao grande poder de Jesus e do milagre prestes a acontecer em sua presença. Uma criança pequena e uma mulher, talvez sua mãe, olham na direção de Jesus; ainda assim, como os demais, seus olhos estão focados em outro lugar. O Salvador está bem ali e essa mulher não mostra o Salvador à criança. Pergunto-me, será que nós, também, perdemos essa oportunidade de irmos a Cristo? Será que as experiências da vida distraem-nos e toldam nossa visão espiritual, de maneira que não nos concentramos no que mais interessa? Pergunto-me, será que perdemos oportunidades de aprender sobre o Senhor e sentir o Seu amor? Será que perdemos a oportunidade de compartilhar com outros — especialmente as crianças — aquilo que mais importa, o evangelho de Jesus Cristo? Todos nós vemos crianças e jovens em meio à multidão, confusos, querendo saber aquilo que mais importa.

Quase posso ouvir essa e outras crianças gritarem as palavras que tantos de nós já cantamos: “Faz-me Andar Só na Luz”. Recordam-se da letra:

Quero aprender a seguir ao Senhor,

Quero aprender a orar com fervor,

Quero o saber que à glória conduz.

Faz-me, faz-me andar só na luz.2

Estamos ensinando nossas crianças a saber, sentir e regozijar-se na beleza, no poder e nos milagres do evangelho de Jesus Cristo? O Presidente Gordon B. Hinckley aconselhou: “Devemos instruir nossas crianças a respeito Daquele a quem chamamos de o Senhor Jesus Cristo. Ensinemos nossas crianças os grandes princípios salvadores do evangelho”.3 As crianças precisam aprender que ter fé no Salvador e segui-Lo, ajudá-las-á a ter paz neste mundo problemático.

Como ensinamos nossas crianças? Podemos seguir o exemplo do Salvador. No Livro de Mórmon lemos a respeito da aparição do Cristo ressurreto às pessoas do hemisfério ocidental. Enquanto ensinava o povo, Ele reuniu as crianças à Sua volta. Ele Se ajoelhou e orou com as crianças e por elas. Ele abençoou as criancinhas uma a uma. Ele sentiu a alegria da presença delas e abriu os céus para que as crianças pudessem ser ensinadas pelos anjos.

Ao incluir as crianças quando a família se reúne à mesa do jantar, ao envolvê-las em seu estudo de escritura e oração em família e em sua noite familiar, você segue o exemplo do Salvador, amando-as e ensinando-as. Nessas ocasiões, faça com que saibam que sua família está se esforçando por guardar os mandamentos e ser digna de ser uma família eterna. Pode acontecer que durante esses momentos informais, que o Espírito nos inspire a fazer as perguntas certas ou a dizer a coisa certa para ajudar nossos filhos a saberem e sentirem a luz do Senhor. Se criarmos as oportunidades, o Espírito nos guiará.

Temos crianças maravilhosas e capazes em nosso meio. Podemos ajudá-las a encontrar paz nesta vida e no porvir.

As crianças precisam experimentar a Luz de Cristo para poderem escolher a luz e resistir à escuridão. Moisés teve uma experiência miraculosa quando foi transfigurado e contemplou Deus com seus olhos espirituais. Depois que Moisés foi ensinado por Deus e contemplou Sua glória e obra, Satanás foi a Moisés com escuridão e confusão. Porque Moisés tinha experimentado a luz e a glória de Deus, ele sabia a diferença. Ele resistiu bravamente a Satanás, dizendo: “Quem és tu? Pois eis que sou um filho de Deus”.4

As crianças precisam receber a luz do evangelho com abundância, para que quando a tentação surgir, elas possam dizer: “Eu sei quem sou. Sou um filho de Deus. Sei o que devo fazer. Sei que serei batizado, receberei o Espírito Santo e guardarei os mandamentos”. Então as crianças poderão dizer: “Sei em quem posso me tornar. Posso tornar-me uma moça digna” ou “Posso tornar-me um rapaz digno e receber o sacerdócio de Deus”. As crianças com esse conhecimento e luz podem tomar a decisão de rejeitar a escuridão e voltar-se para a luz e a paz do evangelho.

As crianças que possuem o evangelho aconchegado em seu coração, reconhecem a mão do Senhor em sua vida. As crianças sabem mais do que, às vezes, supomos que sabem e podem fazer mais do que, às vezes, achamos que podem. Aprendi que as crianças que possuem a luz do evangelho crêem. Elas não duvidam. Samantha, de 11 anos de idade, disse: “Sei que o evangelho é verdadeiro porque posso senti-lo”. Benjamim, de três anos, disse: “Sei que o Pai Celestial ouve e responde minhas orações porque Ele me ama”. Crianças que possuem a luz do evangelho dizem: “Sei que o Espírito Santo guia minha vida porque me sinto feliz quando decido seguir os sussurros Dele”.

Sam está começando a entender os sentimentos que emanam do Espírito Santo. Quando sua mãe perguntou: “Quem é o Espírito Santo?” Ele respondeu: “É um sentimento gostoso dentro de mim”. Sam também entendeu que quando seu irmãozinho de dois anos ficou doente, foi o Espírito Santo que o incentivou a orar pedindo a ajuda do Senhor. Conseguem sentir a paz dessas crianças?

Ensinar as crianças requer mais do que vontade. Requer diligência de nossa parte. Há pouco mencionei a canção: “Faz-me Andar Só na Luz”, escrita por Clara McMaster. A irmã McMaster contou-me que quando serviu na junta geral da Primária, recebeu a designação de escrever uma música a respeito de se ensinar as crianças. Ela achou que era uma tarefa assustadora e orou para saber como iniciar e completar essa designação.

Depois de muito empenho, ela entregou seu trabalho, apenas para ouvir que ainda não era exatamente aquilo. Não lhe foi dito o que deveria mudar, apenas para continuar o trabalho até que ficasse correto. Ela sentia-se espiritualmente exausta, sem saber como prosseguir. Ela novamente buscou a orientação do Senhor, fez alterações e entregou outra versão. Esse processo continuou por mais três vezes, até que finalmente, foi-lhe dito que estava perfeito e que ela não tinha que mudar mais nada.

Muito embora houvesse diversas ocasiões em que a irmã McMaster quisesse desistir, ela trabalhou com diligência no que lhe fora pedido fazer e no que ela esperava que abençoasse a vida das crianças. Sua música inspirada vem sendo cantada por adultos e crianças em muitas terras e muitos idiomas. Essa canção representa o desejo de meu coração — que todas as crianças aprendam a andar na luz do evangelho de Jesus Cristo. Essa canção se inicia com a súplica de uma criança: “Quero aprender a seguir ao Senhor” e termina com um compromisso: “Para, para que andemos na luz”.5

Ensinar as crianças exigirá tempo e esforço, mas não podemos nos distrair nem desistir. Nossas crianças precisam demais do cumprimento da promessa: “e a paz de teus filhos será abundante”.6 Não deixem que nenhuma criança tenha dúvida de que é amada pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. Faça com que cada criança saiba quem é, o que deve fazer e em quem pode se tornar.

Sou grata por todos os que dão de si para as crianças, que as amam e ensinam que a despeito de suas circunstâncias terrenas, elas podem sentir paz na luz do evangelho e receber as promessas do Senhor.

Gostaria de falar especialmente às crianças ao redor do mundo. Conheci algumas de vocês aqui e algumas em lugares como a África, as Filipinas, a Coréia e mais recentemente na Ucrânia e na Rússia. Visitei vocês na Primária e até mesmo em hospitais infantis. Espero que saibam o quanto são amadas por sua família, por seus professores da Primária e, mais importante, por seu Pai Celestial e por Jesus Cristo.

Nunca se contentem com menos do que os privilégios e bênçãos que Deus lhes oferece. Seus padrões de vestimenta, seu palavreado e seu comportamento são sinais externos de seu compromisso interior de seguir o plano do Pai Celestial para vocês.

Sua influência sobre mim é muito maior do que imaginam. Obrigada pela alegria e esperança que trazem a meu coração e ao coração de suas líderes na Primária e especialmente a seus pais. Lembrem-se de expressar sua gratidão àqueles que as amam e ensinam. Eu sei e quero que saibam que são filhas de Deus, que o Pai Celestial as ama e que vocês podem orar a Ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Tentem sempre lembrar-se de Jesus Cristo e de segui-Lo e isso trará luz e paz à sua vida agora e lhes dará esperança nas eternidades. Disso eu testifico em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. 3 Néfi 22:13.

  2. “Faz-me Andar Só na Luz”, Músicas para Crianças, nº 70.

  3. “Messages of Inspiration from President Hinckley”, Church News, 4 de setembro de 1999, p. 2.

  4. Moisés 1:13.

  5. Músicas para Crianças, nº 70.

  6. 3 Néfi 22:13.