2000–2009
Ter Bom Ânimo e Ser Fiel nas Adversidades
Abril 2005


Ter Bom Ânimo e Ser Fiel nas Adversidades

O Evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente.

Como podemos encontrar paz neste mundo? Como podemos perseverar até o fim? Como podemos superar as dificuldades e provações que estamos enfrentando?

O Salvador Jesus Cristo disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.1

Como parte de nossa provação nesta vida mortal, passamos por aflições, dores e desapontamentos. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a paz. Ele pode nos ajudar a ter bom ânimo e a vencer todos os desafios desta vida.

O que significa ter bom ânimo? Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé, e viver a vida com alegria: “Os homens existem para que tenham alegria”.2 Significa encarar a vida com confiança.

O evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente. Todavia, não devemos subestimar as dificuldades profetizadas para nossos dias.

Quais são algumas dessas dificuldades? Como podemos enfrentá-las?

Algumas dificuldades são: falta de esperança, falta de amor e falta de paz.

O profeta Morôni ensinou: “E se não tendes esperança, deveis estar em desespero; e o desespero vem por causa da iniqüidade”.3 Para muitos, os próximos anos poderão ser anos de desespero. Quanto maior a iniqüidade, maior será o desespero.

O Salvador disse: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.4 Na medida em que a iniqüidade aumentar, o verdadeiro amor desaparece. Como resultado, o medo, a insegurança e o desespero crescem!

Ao Profeta Joseph Smith o Senhor disse: “(…) desejo que todos os homens saibam que o dia rapidamente se aproxima; (…) em que a paz será retirada da Terra e o diabo terá poder sobre seu próprio domínio. E também o Senhor terá poder sobre seus santos e reinará em seu meio (…)”.5 Vivemos numa época em que a paz foi tirada da Terra.

Por outro lado, vivemos numa época gloriosa na qual o Senhor restaurou Seu sacerdócio. O verdadeiro evangelho foi restaurado. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino de Deus na Terra! Nós estamos ajudando a preparar a Terra para quando o Senhor Jesus Cristo vier e reinar pessoalmente sobre ela.

Por que precisamos passar por provações nesta vida?

O Senhor não faz segredo de que provará a nossa fé e a nossa obediência. “E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar”.6

Aprendemos no Livro de Eclesiastes: “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio; ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador (…) a todos sucede o mesmo”.7 As tempestades podem ocorrer na vida do homem prudente, que edificou a sua vida sobre a rocha do evangelho, como também na vida do imprudente, que edificou a vida sobre as coisas deste mundo.8

Qual deveria ser a nossa reação diante das provações?

O Senhor disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.9 Precisamos tomar a nossa cruz a cada dia e seguir em frente — e não nos deixarmos ficar à margem da nossa jornada eterna.

Como podemos saber se estamos sendo provados ou se estamos sendo castigados pelo Senhor?

As provações são oportunidades para o nosso crescimento. O Senhor disse: “Meu povo deve ser provado em todas as coisas a fim de preparar-se para receber a glória que tenho para ele, sim, a glória de Sião; e quem não suporta correção não é digno do meu reino”.10

Quando estivermos sendo provados, devemos ponderar e perguntar: “O que o Senhor quer que eu faça nesta situação?”

Ao profeta Joseph Smith o Senhor disse estas palavras consoladoras: “Sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência e serão para o teu bem. O Filho do Homem desceu abaixo de todas elas. És tu maior que ele?”11 Precisamos ver cada provação como uma oportunidade para crescer. Algum dia iremos compreender o porquê delas.

O Senhor disse: “E a quem amo também castigo, para que seus pecados sejam perdoados, pois com o castigo preparo um meio para livrá-los (…)”.12 O Senhor ama cada um de nós. Ele deseja que nós sejamos felizes. Essa felicidade vem pela nossa fé em Jesus Cristo, pelo nosso arrependimento sincero e verdadeiro, pela nossa obediência aos Seus mandamentos e pela nossa perseverança até o fim.

Algumas vezes podemos pensar que o Senhor não está ouvindo e respondendo a nossas orações. Nesses momentos precisamos parar e ponderar sobre o que temos feito ao longo de nossa vida. Se necessário, coloquemos nossa vida em harmonia com os princípios do evangelho de Jesus Cristo. Através do Profeta Joseph Smith o Senhor revelou:

“Eu, o Senhor, permiti que lhes sobreviessem aflições que os afligiram em conseqüência de suas transgressões. (…) [Eles] foram vagarosos em atender à voz do Senhor seu Deus; portanto o Senhor seu Deus é vagaroso em atender a suas orações, em responder-lhes no dia de suas tribulações.

No dia de sua paz, trataram com leviandade meus conselhos; mas, no dia de suas tribulações, buscaram-me por necessidade”.13

Quando temos o desejo sincero de colocar nossa vida em harmonia com a vontade do Senhor, Ele estará sempre pronto para ajudar a aliviar nossos fardos.

O que destrói o nosso bom ânimo e a nossa esperança?

Jesus Cristo explicou aos Seus Doze Apóstolos quais são algumas das coisas que podem destruir a nossa esperança e nos fazer desistir: deixar-se cair em tentação; não resistir às angústias e tribulações; não suportar as perseguições; temer os “cuidados” do mundo; buscar as riquezas materiais em primeiro lugar; desistir em lugar de perseverar até o fim; e deixar-se enganar por falsos profetas.14

O que nos dá ânimo e esperança?

O convite do Salvador a cada um de nós é: “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.15 Jesus Cristo tem o poder de aliviar nossas dores e nossos sofrimentos.

O profeta Mórmon ensinou:

“Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança (…) e se um homem é humilde e brando de coração e confessa, pelo poder do Espírito Santo, que Jesus é o Cristo, ele precisa ter caridade (…)”.16

Se, diariamente, exercitarmos a fé, a mansidão, a caridade, a brandura de coração, confessando que Jesus é o Cristo e aceitando Sua Expiação, seremos abençoados com a força e a esperança para enfrentar e superar as provações e dores desta vida.

Quais são algumas das promessas do Senhor a cada um de nós?

“Tende bom ânimo, filhinhos; pois estou no vosso meio, e não vos desamparei”.17

“Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade.”18

Citando as palavras do profeta Éter: “Portanto todos os que crêem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens (…)”.19

Deus é nosso Pai. Nós somos Seus filhos. Ele nos ama. Ele deseja nossa felicidade aqui, nesta vida, e por toda a eternidade. Somos hoje guiados por um verdadeiro profeta de Deus. Jesus é o Cristo. Através Dele nós podemos encontrar a verdadeira paz neste mundo, e ter vida em abundância. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

  1. João 16:33.

  2. 2 Néfi 2:25.

  3. Morôni 10:22.

  4. Mateus 24:12.

  5. D&C 1:35–36.

  6. Abraão 3:25.

  7. Eclesiastes 9:2–3.

  8. Ver Mateus 7:24–27.

  9. Lucas 9:23.

  10. D&C 136:31.

  11. D&C 122:7–8.

  12. D&C 95:1.

  13. D&C 101:2, 7–8.

  14. Ver Mateus 13:19–23.

  15. Mateus 11:28.

  16. Morôni 7:42, 44.

  17. D&C 61:36.

  18. D&C 78:18.

  19. Éter 12:4.