2000–2009
Assumir um Compromisso com o Senhor
Abril 2007


Assumir um Compromisso com o Senhor

Este é o momento de se comprometerem com o Senhor em relação ao que se tornarão durante esta provação mortal.

Bom dia, irmãos e irmãs. Gostaria de dirigir-me, nesta manhã, aos jovens da Igreja, como se minha mulher e eu estivéssemos aconselhando nossa própria família.

Sabemos que vocês são uma geração excepcionalmente brilhante de jovens que, em breve, tomarão nosso lugar como líderes no lar, nos locais de trabalho, na comunidade e na Igreja.

Seu Pai Celestial ama cada um de vocês e os enviou à Terra com um propósito. Ele revelou um plano de felicidade que, se for seguido, vai, por fim, levá-los de volta à presença Dele, tendo vencido as provações e desafios deste mundo. Assumir agora o compromisso de viver segundo o padrão que o Senhor estabeleceu lhes proporcionará grande força na utilização adequada de seu arbítrio moral. Os compromissos sinceros que vocês assumirem com vocês mesmos e com o Senhor serão vitais. Aprendemos no livro de Salmos: “Entrega o teu caminho ao Senhor; (…) e ele o fará” (Salmos 37:5).

Vocês vieram ao mundo numa época que vinha sendo ansiosamente aguardada desde o princípio — na época que precede a Segunda Vinda do Senhor, na qual, por um lado, o evangelho de Jesus Cristo foi restaurado em sua plenitude, e por outro, há grande tumulto, confusão e iniqüidade. O campo de provas em que vocês nasceram é maravilhoso, proporcionando grandes oportunidades, mas ao mesmo tempo existem muitos perigos, sim, perigos para sua própria alma. Este é o momento de se comprometerem com o Senhor em relação ao que se tornarão durante esta provação mortal. Juntamente com seus pais, os profetas vivos e as escrituras, o Espírito Santo vai ajudá-los a distinguir entre o certo e o errado para que sejam tomadas decisões corretas.

Esperamos que vocês estudem o folheto Para o Vigor da Juventude em espírito de oração, que leiam e carreguem consigo, em sua carteira ou bolsa, a versão resumida do folheto. Terão grande felicidade na vida e na eternidade se decidirem agora viver segundo o padrão explicado nas páginas do folheto.

Gostaria de ajudá-los a compreender como é importante esse padrão de assumir compromissos na juventude, relatando o que aconteceu com um líder da Igreja. Quando jovem, ele decidiu que sempre cumpriria a Palavra de Sabedoria e jamais tomaria bebidas alcoólicas nem fumaria. Ele não se lembra o que foi que o levou a assumir esse importante compromisso naquela época, mas uma vitória crucial foi conquistada em seu coração, e ele, de joelhos, assumiu o compromisso com o Senhor de que sempre guardaria aquele mandamento. Ao longo dos anos, houve convites para que ele usasse aquelas substâncias, mas ele aprendeu que “não, obrigado” era uma boa resposta. Não houve batalha íntima com a Palavra de Sabedoria porque anos antes ele havia assumido um compromisso em seu coração e se comprometera sinceramente com o Senhor a obedecer àquela lei.

Ao procurarem receber as bênçãos do Pai Celestial referentes à Palavra de Sabedoria, incluam o compromisso de que jamais tocarão nas drogas ilegais que são tão comuns na sociedade atual. O adversário terá pouco poder para tentá-los com coisas que vocês nunca tocaram.

Como membros da Igreja, fomos batizados e fizemos convênio de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo e de guardar os mandamentos de Deus. Se cometermos erros, o evangelho permite que nos arrependamos sinceramente e sejamos perdoados. Vocês podem dar início a seu compromisso a partir de onde se encontram atualmente, sejam vocês jovens ou idosos, incluindo o arrependimento e o abandono do pecado, se já tiverem cometido erros.

O Senhor promete grandes e eternas bênçãos aos Seus filhos justos e arrependidos, mas sabendo que haveria muitos perigos nesta vida, Ele deu-nos o mandamento: “[acautelai-vos], (…) [daí] ouvidos diligentemente às palavras de vida eterna” (D&C 84:43). Como Ele nos ama e quer que voltemos à Sua presença, esse mandamento de “acautelarmo-nos” inspira-nos a tomar cuidado com tudo a nosso redor: o tipo de ambiente social que freqüentamos, o que vemos e lemos, a mídia e os entretenimentos, a música que decidimos ouvir, entre outras coisas.

Estabelecer um padrão de compromisso na juventude é muito importante. Por exemplo, para receber as bênçãos prometidas aos que pagam o dízimo e as ofertas, vocês devem comprometer-se agora a pagar o dízimo de toda a sua renda. O pagamento do dízimo ajuda-nos a ser menos egoístas e mais semelhantes a nosso Pai Celestial, que deseja compartilhar tudo o que tem com Seus filhos justos. Essa decisão será extremamente importante. É interessante notar que, tal como o dízimo, todo mandamento visa proporcionar nossa felicidade eterna e ajudar a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial. Decidam agora que serão como Néfi, no passado, que estava absolutamente determinado a “ir e fazer as coisas que o Senhor havia ordenado” (ver 1 Néfi 3:7).

Analisemos agora outros compromissos que serão uma bênção em sua vida. Não seria maravilhoso se, a despeito do que os outros colegas da escola estejam fazendo, vocês se tornassem conhecidos deste momento em diante por sua absoluta integridade e linguagem pura? Decidam agora que jamais colarão na escola, que sua linguagem será pura; que enquanto viverem jamais proferirão palavras ou piadas vulgares. Esses são compromissos que vocês podem assumir ajoelhados no silêncio de seu quarto. O sucesso virá à medida que vocês se achegarem sincera, fervorosa e humildemente ao Senhor. As escrituras ensinam: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações” (D&C 112:10).

Também seria bom que vocês assumissem compromissos em relação ao recato no vestir e na sua conduta no namoro. Sempre será mais fácil manter os padrões do Senhor se vocês já tiverem decidido como agirão ao enfrentar decisões na presença de uma namorada, amigos ou colegas. Algumas pessoas talvez não compreendam seus padrões quando vocês seguirem princípios justos e mantiverem seus compromissos, mas elas os verão com respeito e admiração verdadeiros e terão o desejo de ser mais semelhantes a vocês.

Outros padrões e compromissos a ser levados em consideração são: manter absoluta pureza moral e sexual, santificar o Dia do Senhor, preparar-se para a missão e para o templo, e tomar a firme decisão de que sempre tomarão o sacramento dignamente.

O Presidente Hinckley ama os jovens e constantemente os incentiva a seguir os padrões estabelecidos pelo Senhor. Seguir o incentivo e conselho do profeta vivo os conduzirá ao caminho da felicidade eterna.

Se assumirem hoje o compromisso de fazer a vontade do Senhor, Ele os ajudará e os fortalecerá. Sua fé, confiança e desejo de segui-Lo serão sua maior chave para o sucesso. Sei que nosso Pai Celestial ama cada um de vocês e que Ele realmente enviou Seu Filho Unigênito para ajudá-los e que vocês podem triunfar gloriosamente se assumirem o sincero compromisso de segui-Lo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.