2000–2009
Gratidão: Um Caminho para a Felicidade
Abril 2007


Gratidão: Um Caminho para a Felicidade

A gratidão é um princípio enriquecido pelo Espírito. Ela abre nossa mente para um universo permeado das riquezas de um Deus vivo.

Esta tarde, sinto-me honrada por representar as líderes da Sociedade de Socorro, que aqui neste mesmo Tabernáculo compartilharam as doutrinas do reino, enfatizaram o significado dos papéis da mulher no lar e na família, convocaram umas às outras para o serviço caridoso e lembraram suas irmãs da alegria que vem do viver digno.

Deste púlpito, em 1870, Eliza R. Snow fez a milhares de mulheres uma pergunta que eu gostaria de repetir hoje: “Vocês conhecem algum lugar na face da Terra, onde [uma] mulher tenha mais liberdade e onde ela desfrute de privilégios tão elevados e gloriosos como acontece aqui, como membro da Igreja?”1 Presto meu testemunho de que as mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias usufruem privilégios grandiosos e gloriosos.

Cesta de Bênçãos

Gostaria de contar-lhes uma história inspiradora. Certa família passava por momentos difíceis. Era difícil para eles não se concentrarem em seus desafios. A mãe escreveu: “Nosso mundo desmoronara completamente, então nos voltamos para o Pai Celestial em busca de orientação. Quase que imediatamente percebemos que estávamos cercados de bondade e recebíamos incentivo de todo lado. Como família, passamos a expressar nossa gratidão uns pelos outros bem como ao Pai Celestial, diariamente. Um amigo muito querido salientou que a ‘cesta de bênçãos’ de nossa família estava mais do que repleta. Essa conversa fez surgir um tipo de jogo que meus filhos e eu passamos a amar. Antes da oração familiar a cada noite, conversávamos a respeito de como tinha sido nosso dia e compartilhávamos uns com os outros as muitas bênçãos que tinham sido acrescentadas à nossa ‘cesta de bênçãos’. Quanto mais expressávamos gratidão, mais coisas aconteciam para que fôssemos gratos. Sentíamos o amor do Senhor de uma forma significativa à medida que oportunidades para crescimento surgiam”.2

Que benefícios uma “cesta de bênçãos” traria a sua família?

Um Princípio Enriquecido pelo Espírito

A gratidão requer atenção e empenho; não apenas para ser sentida, mas para ser expressa. Com freqüência não prestamos atenção à mão do Senhor e murmuramos, reclamamos, resistimos, criticamos e não demonstramos gratidão. No Livro de Mórmon, aprendemos que aqueles que murmuram desconhecem “os procedimentos daquele Deus que os havia (…) criado”.3 O Senhor nos aconselha a não murmurar porque fica difícil para o Espírito trabalhar conosco.

A gratidão é um princípio enriquecido pelo Espírito. Ela abre nossa mente para um universo permeado das riquezas de um Deus vivo. Por meio dela, tornamo-nos espiritualmente cientes da maravilha das menores coisas que alegram nosso coração com suas mensagens do amor de Deus. Essa grata percepção intensifica nossa sensibilidade à orientação divina. Quando propagamos a gratidão, podemos ser tomados pelo Espírito e ser unidos aos que estão ao nosso redor e ao Senhor. A gratidão inspira a felicidade e transmite a influência divina. “Vivais rendendo graças diariamente”, disse Amuleque, “pelas muitas misericórdias e bênçãos que ele vos concede”.4

As misericórdias e as bênçãos vêm sob diferentes formas — algumas vezes como provações. “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas”. 5 “Em todas as coisas” significa exatamente isso: as boas e as difíceis — não só algumas delas. Ele nos manda ser gratos porque sabe que a gratidão nos torna felizes. Essa é outra prova de Seu amor.

Como se sentem, quando alguém expressa gratidão a vocês? Certo domingo sentei-me ao lado de uma irmã na Sociedade de Socorro e conversei com ela para conhecê-la um pouco melhor. Poucos dias depois, recebi um e-mail: “Obrigada por sentar-se ao lado de minha filha na Sociedade de Socorro. Você colocou os braços ao redor dela. Jamais saberá o quanto isso significou para ela e para mim”.6 As palavras dessa mãe surpreenderam-me; elas me deixaram feliz.

Como se sentem quando expressam gratidão a outra pessoa? Gostaria de expressar gratidão a alguém que se importa com meus netos. Há alguns meses, enquanto estava em visita ao Texas, pedi a Thomas, de seis anos de idade, que me falasse sobre seu bispo. Ele disse: “Oh, Vovó, você vai reconhecê-lo. Ele usa um terno escuro, uma camisa branca como a do Papai e usa sapatos engraxados e uma gravata vermelha. Ele usa óculos e está sempre sorrindo”. Reconheci o bispo do Thomas assim que o vi. Meu coração foi tomado pela gratidão que senti por ele. Obrigada, Bispo Goodman, e obrigada a todos vocês, bispos maravilhosos.

Uma Expressão de Fé

O capítulo 17 do livro de Lucas registra a experiência do Salvador quando Ele curou 10 leprosos. Como se recordam, apenas um dos leprosos que foram curados retornou para expressar gratidão. Não é interessante que o Senhor não tenha dito: “a Tua gratidão te salvou”? Em vez disso, ele disse: “a Tua te salvou”7 .

A expressão de gratidão do leproso foi reconhecida pelo Salvador como uma expressão de fé. Ao orarmos e expressarmos gratidão por um Pai Celestial amoroso, mas invisível, estamos também expressando nossa fé Nele. A gratidão é nosso doce reconhecimento da mão do Senhor em nossa vida; é uma expressão de nossa fé.

Gratidão em Meio a Tribulações: Bênçãos Ocultas

Em 1832 o Senhor viu a necessidade de preparar a Igreja para as tribulações futuras. As tribulações são apavorantes. Ainda assim o Senhor disse: “Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade.

E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado”.8

Esse tipo de gratidão, que recebe tribulações com ação de graças, requer um coração quebrantado e um espírito contrito, humildade para aceitar o que não podemos mudar, boa vontade para entregar tudo nas mãos do Senhor — mesmo quando não entendemos, e gratidão pelas oportunidades ainda por serem reveladas. Então virá um sentimento de paz.

Quando foi a última vez que vocês agradeceram ao Senhor por uma provação ou tribulação? A adversidade nos compele a ajoelhar; será que a gratidão pela adversidade faz o mesmo?“

O Presidente David O. McKay observou: “Encontraremos nos calafrios amargos da adversidade o teste real de nossa gratidão (…) que (…) é mais profunda do que a superfície da vida, quer seja triste ou alegre”.9

Conclusão

Para minhas notáveis e fiéis irmãs da Igreja, agradeço pelo modo como propagam o amor do Senhor por meio de seu serviço; sua preocupação com as famílias pela morte de um ente querido; seu cuidado como professora visitante; sua disposição de edificar testemunhos nas crianças ao servirem na Primária: o tempo que despendem preparando as moças para a vida adulta. Agradeço por sua devoção. Tenho sentido o amor do Senhor por meio de sua fidelidade. Sou abençoada por servir entre vocês; meu coração transborda de gratidão e amor por todas vocês. Sinto profunda gratidão pelos irmãos do sacerdócio com quem sirvo.

Minha mais profunda gratidão é por meu Salvador (…) um Filho obediente que fez tudo o que Seu Pai pediu, e expiou por todos nós. Ao recordá-Lo e reconhecer Sua bondade, desejo ser como Ele. Rogo para sermos abençoados para sentir Seu amor em nossa vida diariamente. “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável”.10 Em Seu sagrado nome, Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Em Jill C. Mulvay, “Eliza R. Snow and the Woman Question”, Brigham Young University Studies, inverno de 1976, p. 251.

  2. Correspondência pessoal.

  3. 1 Néfi 2:12.

  4. Alma 34:38.

  5. D&C 59:7, grifo da autora.

  6. Correspondência pessoal.

  7. Lucas 17:19; grifo da autora.

  8. D&C 78:18–19; grifo da autora.

  9. Pathways to Happiness, compilado por Llewelyn R. McKay, (1957), p. 318.

  10. II Coríntios 9:15.