2000–2009
Por Que Somos Membros da Única Igreja Verdadeira?
Outubro 2007


Por Que Somos Membros da Única Igreja Verdadeira?

O poder mais valioso que podemos ter é o tesouro de um testemunho pessoal sobre nosso Senhor Jesus Cristo.

Por que somos membros da única Igreja verdadeira? Embora eu não possa responder a essa pergunta em nome de todos os 13 milhões de membros da Igreja, gostaria de externar do fundo do coração algumas respostas que talvez coincidam com as suas.

As Riquezas da Eternidade

“Eis que é rico aquele que tem a vida eterna” (D&C 6:7).

A riqueza não fez parte da minha infância. éramos cinco na família: meu pai e quatro filhos — perdi minha mãe aos cinco anos de idade. A parca renda do meu pai ia quase toda para a alimentação; a compra de roupas era adiada o máximo possível.

Certo dia, um pouco contrariado, fui até meu pai e perguntei: “Papai, por que não me compra sapatos novos? Olhe só estes: estão gastos, dá até para ver o dedão pelo buraco que ele tem”.

“Vamos consertá-los”, respondeu ele e, com um pouco de graxa, os fez brilhar. Em seguida, declarou: “Pronto, filho, está novinho em folha”.

“Não”, protestei, “ainda dá pra ver o meu dedão.”

“Isso também tem solução”, replicou ele. Pegou de novo a graxa e passou no meu dedo. Em segundos, meu dedão estava tão lustroso quanto os sapatos. Foi assim, bem cedo na vida, que aprendi que a felicidade não depende do dinheiro.

Algum tempo depois, uma dupla de missionários ensinou-nos acerca das riquezas do evangelho restaurado e da doutrina do plano de salvação e das famílias eternas. Fomos batizados e, quando meu pai começou a servir como presidente de distrito, sua primeira meta foi ir ao templo para receber as bênçãos resultantes desse sacrifício. Foi uma viagem de 15 dias, cobrindo uma distância de 8.000 quilômetros — um trajeto permeado de dificuldades e contratempos, por estradas em péssimas condições e em ônibus desconfortáveis. Nem sabíamos o caminho, mas tínhamos grande esperança nas ordenanças de que participaríamos.

Ao chegarmos à Cidade de Mesa, Arizona, seguimos por uma avenida, ao fim da qual vimos a Casa do Senhor, resplandecente e bela. Lembro-me da alegria que nos encheu o coração; começamos a entoar hinos e a louvar, e lágrimas brotaram dos olhos de muitos santos.

Depois, no templo, nós nos ajoelhamos em família para ouvir as belas promessas de uma família eterna, com a certeza de que nossa mãe, embora ausente, agora era nossa mãe para sempre. Sentimos a paz que vem de saber que formamos uma família eterna.

Assim, a promessa da vida eterna proporcionou-nos as riquezas da eternidade! “Eis que é rico aquele que tem a vida eterna” (D&C 6:7).

O Sacerdócio Restaurado

A Igreja de Jesus Cristo é uma Igreja de sacerdotes “(…) o sacerdócio real, a nação santa (…)” (I Pedro 2:9).

A Igreja restaurada dá a cada lar um portador do sacerdócio investido do poder de Deus para dar bênçãos. Inúmeras vezes ouvi, em casa, a voz doce e suave de uma criança pedir “Pai, pode me dar uma bênção?” e impus as mãos sobre sua cabecinha, em momentos de dor e dificuldade, para pronunciar bênçãos de consolo e de cura, e ver o poder do sacerdócio exercer sua influência. E, no dia seguinte, ouvi essa mesma vozinha agradecer: “Obrigado, pai. Dormi muito bem na noite passada”. Não precisamos sair em busca de “alguém” com esse poder — ele está em nosso meio! Que bênção é poder ensinar esse princípio aos nossos filhos! Esta é a única Igreja na Terra que oferece tal bênção às famílias.

Por meio desse poder, pude ordenar cada um dos meus filhos ao sacerdócio e, assim, conferir-lhes o poder de Deus para administrar Suas ordenanças.

É também por isso que sou membro desta Igreja: porque o poder do sacerdócio está novamente na Terra e se encontra em nosso lar.

Nosso Testemunho Pessoal

O poder mais valioso que podemos ter é o tesouro de um testemunho pessoal sobre nosso Senhor Jesus Cristo e Seu poder expiatório.

Recebemos um testemunho quando levamos uma vida digna e o buscamos em oração. “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé” (D&C 42:14), ensinou o Senhor, por meio do Profeta Joseph.

Quando meu filho Daniel tinha seis anos de idade, percebeu certo dia que eu estava preocupado antes de uma conferência de estaca; eu não sabia exatamente o que iria ensinar aos santos. Ele veio até mim e disse: “Papai, é fácil” – é como as crianças vêem todas as coisas.

“Muito bem, filho”, respondi, “já que é tão fácil, diga-me o que posso ensinar aos irmãos”.

“Fale sobre a oração”, retorquiu ele.

“é um bom assunto”, concordei, “mas eles já ouviram muito sobre a oração. Que novidade eu poderia dizer-lhes?”

“Isso também é muito fácil, pai. Primeiro diga a eles: ‘Antes de começarem a falar com o Pai Celestial, pensem nas coisas que desejam dizer-Lhe’.”

“É uma idéia excelente”, comentei. “E depois?”

“Bem, depois de pensarem no que vão dizer a Ele, digam! E quando terminarem, esperem para ver se Ele tem algo a dizer para vocês.”

Assim, por meio das nossas orações, o Espírito fala a nosso espírito e presta-nos testemunho da realidade do Salvador.

Encho-me de assombro ao pensar no amor que meu Salvador Jesus Cristo demonstrou, ao descer das mansões celestiais e vir a um mundo onde a maioria das pessoas rejeitou Sua mensagem e, embora não tivesse o poder de tirar-Lhe a vida, condenou-O à morte. Cristo pagou por meus pecados, minhas enfermidades, aflições e pesares. Sua dor foi indescritível. Lucas apenas menciona que “seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue” (Lucas 22:44).

Acima de tudo, esta é a razão por que sou membro da Igreja: porque o Espírito Santo penetrou-me o coração e confirmou-me que Cristo vive, que Ele é meu Salvador, que pagou por meus pecados e preparou o caminho para que, se eu viver segundo Seus preceitos, possa desfrutar todas as outras bênçãos prometidas.

Algumas semanas atrás, meu pai também faleceu, e agora, mais do que nunca, sinto-me grato ao meu Deus pela riqueza e beleza de Sua doutrina.

Porque a vida familiar pode continuar além da morte; porque o sacerdócio real foi restaurado à Terra; e porque o Espírito sussurrou ao meu espírito, testificando que meu Salvador Jesus Cristo vive e que, por meio de Sua intercessão, poderei, mediante minha fidelidade, viver com Ele. Por todas essas razões e outras mais, eu sou membro da única Igreja verdadeira sobre a face da Terra e serei eternamente grato por isso. Em nome de Jesus Cristo. Amém.