2000–2009
O Caminho
Outubro 2008


O Caminho

Há um único caminho para a felicidade e a realização. Jesus Cristo é o Caminho.

Jesus Cristo, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…).

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”1

Ele disse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, Cristo, o Senhor; sim, eu sou ele, o princípio e o fim, o Redentor do mundo”.2

Ele disse: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.3

Ele disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”.4

Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.5

Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”.6

Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.7

Jesus Cristo é o Caminho. Ele é a Luz e a Vida, o Pão e a Água, o Princípio e o Fim, a Ressurreição e a Vida, o Salvador do mundo, a Verdade e o Caminho.

Há um único caminho para a felicidade e a realização. Ele é o Caminho. Todo outro caminho, qualquer outro caminho, seja qual for, é insensatez.

Ele oferece a fonte da água viva. Ou bebemos e nunca mais temos sede, ou não o fazemos e insensatamente permanecemos sedentos.

Ele é o Pão da Vida. Ou comemos e nunca mais temos fome, ou não o fazemos e insensatamente permanecemos famintos.

Ele é a Luz do Mundo. Ou O seguimos e vemos claramente, ou não o fazemos e insensatamente permanecemos cegos e nas trevas.

Ele é a Ressurreição e a Vida. Ele disse: “(…) As palavras que eu vos disse são espírito e vida”.8 Ou aprendemos com Ele e temos vida mais abundante9, ou não o fazemos e insensatamente permanecemos mortos.

Ele é o Salvador do mundo. Ou aceitamos as bênçãos de Sua Expiação e nos tornamos limpos e puros, dignos de ter Seu Espírito, ou não o fazemos e insensatamente permanecemos sozinhos e impuros.

Ele é o Caminho.

Não Ter Outros Deuses

“Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.”10 O plano do Pai foi implementado pelo Filho para que tenhamos o Espírito Santo. O caminho do Pai é o caminho do Filho. Ele disse: “Não terás outros deuses diante de mim”.11

Somente Deus pode abençoar-nos. Só Ele pode suster-nos, só Ele pode fazer nosso coração bater e só Ele pode dar-nos o fôlego da vida. Só Ele pode preservar-nos e proteger-nos, só Ele pode fortalecer-nos para que suportemos os fardos da vida. Só Ele pode dar-nos forças, conhecimento, paz e alegria. Só Ele pode perdoar nossos pecados, só Ele pode curar-nos, só Ele pode transformar-nos e moldar nossa alma para que se torne justa. Só Ele pode levar-nos de volta a Sua presença. E Ele fará tudo isso e muito mais, se apenas nos lembrarmos de guardar Seus mandamentos. O que faremos então? Vamos lembrar-nos Dele e guardar Seus mandamentos. É a única coisa inteligente a fazer.

Jesus Batiza com o Espírito Santo

João Batista disse que batizava com água, mas que Jesus viria para batizar “com o Espírito Santo”.12

Nada nesta vida tem mais valor do que o dom sublime do Espírito Santo. É fonte de alegria, felicidade, paz, conhecimento, força, amor e todas as outras coisas boas. Com a Expiação, é o poder pelo qual podemos ser transformados e fortalecidos naquilo em que somos fracos. Com o sacerdócio, é o poder pelo qual o casamento e a família são selados por toda a eternidade.13 É o poder pelo qual o Senhor Se manifesta aos que acreditam Nele.14 Todas as coisas boas dependem de recebermos e mantermos o Espírito Santo atuante em nossa vida. Tudo depende disso.

Para isso, Jesus Cristo foi a um jardim chamado Getsêmani, onde venceu o pecado por nós. Ele tomou sobre Si nossos pecados. Sofreu o castigo de nossos erros. Pagou o preço de nosso aprendizado. Não sei como Ele o fez. Só sei que Ele o fez e que, por causa disso, podemos ser perdoados de nossos pecados e investidos de Seu poder. Tudo depende disso. O que faremos então? Tomaremos sobre nós o nome do Filho e sempre nos lembraremos Dele, e guardaremos os mandamentos que Ele nos deu; para que sempre tenhamos Seu Espírito conosco.15 Tudo depende disso.

“O Meu Jugo É Suave e o Meu Fardo É Leve”

Uma das filosofias mais populares e atraentes dos homens é “viva a vida à sua maneira, faça o que quer fazer, seja você mesmo, não deixe que os outros lhe digam o que fazer”. Mas o Senhor disse: “Eu sou o Caminho”.16 Ele disse: “Siga-me”.17 Ele disse: “Que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou”.18

Não pensem que não conseguem. Poderíamos pensar que não é possível segui-Lo porque Seu padrão de conduta é tão incrivelmente elevado, que nos parece inatingível. Podemos achar que é difícil demais, elevado demais, muito além de nossa capacidade, pelo menos nesta vida. Não acreditem nisso. Embora o padrão do Senhor seja o mais elevado, nunca pensem que ele somente pode ser alcançado por um pequeno grupo seleto de pessoas mais capazes.

Nesse sentido, a experiência de vida nos engana. Na vida aprendemos que as maiores realizações humanas sempre são as mais difíceis e, portanto, somente alcançadas por uns poucos mais capazes. Quanto mais alto o padrão, menos pessoas conseguem atingi-lo.

Mas não é esse o caso aqui, porque ao contrário de todas as outras experiências desta vida, não se trata de uma realização humana, mas, sim, da obra de Deus. É a obra de Deus e Sua “(…) glória: Levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem”.19 Não existe nada semelhante a isso em lugar algum. Nunca houve.

Nenhuma outra realização, instituição, plano, programa ou sistema já concebido pelo homem conta com o poder redentor e transformador da Expiação de Jesus Cristo e do dom do Espírito Santo. Portanto, embora o convite do Senhor de segui-Lo seja o mais elevado de todos, também está ao alcance de todos, não porque somos capazes, mas porque Ele é, e porque pode-nos tornar capazes também. “Cremos que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade [todas as pessoas, vivas ou mortas] pode ser salva, por obediência às leis e ordenanças do Evangelho.”20

O caminho do Senhor não é difícil. A vida é difícil, mas o evangelho não. Há “oposição em todas as coisas”21 em todo lugar, para todos. A vida é difícil para todos, mas também é simples. Temos apenas duas escolhas22. Podemos seguir o Senhor e ser investidos de Seu poder e ter paz, luz, força, conhecimento, confiança, amor e alegria, ou podemos tomar outro caminho, qualquer outro, seja qual for, e andar sozinhos — sem Seu apoio, sem Seu poder, sem orientação, na escuridão, com ansiedade, dúvida, angústia e desespero. Pergunto, qual é o caminho mais fácil?

Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…) e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.23

A vida é difícil, mas é simples. Entrem pelo caminho e nunca desistam, jamais. Não desistam. Continuem em frente. Não desistam, e vão conseguir.

Há um único caminho para a felicidade e a realização. Jesus Cristo é o Caminho. Todo outro caminho, qualquer outro caminho, seja qual for, é insensatez.

Presto testemunho Dele, sim, de Jesus Cristo, que Ele é o Filho do Deus vivo; Ele é o Pão da Vida; Ele é a Verdade; Ele é a Ressurreição e a Vida: Ele é o Salvador e a Luz do Mundo. Ele é o Caminho, o único Caminho.

Que tenhamos o bom senso de segui-Lo. Em Seu santo nome, sim, Jesus Cristo. Amém.

  1. João 1:1, 4.

  2. D&C 19:1.

  3. João 4:14.

  4. João 6:35.

  5. João 8:12.

  6. João 11:25–26.

  7. João 14:6.

  8. João 6:63.

  9. Ver João 10:10.

  10. Regras de Fé 1:1.

  11. Êxodo 20:3.

  12. João 1:33.

  13. Ver D&C 132:7, 19.

  14. Ver 2 Néfi 26:13.

  15. Ver D&C 20:77.

  16. João 14:6.

  17. Marcos 8:34.

  18. 3 Néfi 27:27.

  19. Moisés 1:39.

  20. Regras de Fé 1:3.

  21. 2 Néfi 2:11.

  22. Ver Morôni 7:15–17.

  23. Mateus 11:28–30.