2010–2019
Abençoados e Felizes São os Que Guardam os Mandamentos de Deus
Outubro 2015


Abençoados e Felizes São os Que Guardam os Mandamentos de Deus

As barreiras estabelecidas pelo Senhor criam para nós um porto seguro contra as influências más e destrutivas.

Há algum tempo, enquanto visitava a Austrália, viajei para uma baía que é conhecida por causa do surfe. Ao caminhar pela praia, fiquei encantado com a magnificência das grandes e agitadas ondas que rebentavam nas imediações da baía e com as ondas menores que se desenrolavam mais próximas da praia.

Ao continuar minha caminhada, deparei-me com um grupo de surfistas americanos. Eles estavam claramente aborrecidos com alguma coisa, falando alto e gesticulando em direção ao mar. Quando lhes perguntei o que havia acontecido, eles apontaram para as imediações da baía, onde as grandes ondas rebentavam.

“Olhe para lá”, disse-me um deles com raiva. “Consegue enxergar a barreira?” Ao observar melhor, pude, de fato, ver uma barreira que se estendia por toda a entrada da baía, exatamente na rebentação das grandes e fascinantes ondas. A barreira parecia ser feita de uma rede pesada e se escorava em boias que flutuavam sobre a água. De acordo com os surfistas, a barreira ia da superfície até o fundo do oceano.

O surfista americano prosseguiu, dizendo: “Estamos aqui, numa viagem única, para surfar nestas grandes ondas. Podemos surfar nas ondas menores que estão rebentando dentro da baía, mas a barreira torna impossível surfar nas ondas grandes. Não temos ideia por que a barreira está ali. Tudo o que sabemos é que ela estragou totalmente nossa viagem”.

Os surfistas americanos estavam ficando cada vez mais irritados quando minha atenção se desviou para outro surfista — um homem mais velho, nativo da região. Ele parecia estar perdendo a paciência ao ouvir as crescentes reclamações sobre a barreira.

Por fim, levantou-se e caminhou até o grupo. Sem dizer nada, tirou da mochila um binóculo e o entregou aos surfistas, apontando para a barreira. Cada um dos surfistas olhou através do binóculo. Quando chegou minha vez, com a visão ampliada, vi o que não tinha sido capaz de enxergar antes: barbatanas dorsais — enormes tubarões alimentando-se perto do recife, do outro lado da barreira.

O grupo acalmou-se rapidamente. O velho surfista pegou seu binóculo e virou-se para ir embora. Então, ele disse as seguintes palavras, as quais jamais esquecerei: “Não sejam tão críticos em relação à barreira”, disse ele. “É a única coisa impedindo que vocês sejam devorados.”

Naquela bela praia, nossa perspectiva mudara de repente. Uma barreira que parecera rígida e restritiva — que parecia limitar a diversão e o entusiasmo de poder surfar nas grandes ondas — tornara-se algo muito diferente. Quando passamos a compreender que o perigo estava à espreita, logo abaixo da superfície, a barreira passou a oferecer proteção, segurança e paz.

Ao trilharmos o caminho da vida e buscarmos nossos sonhos, os mandamentos e padrões de Deus — tal como a barreira — podem ser difíceis de entender. Podem parecer rígidos e inflexíveis, como se bloqueassem um caminho que muitas outras pessoas estão seguindo e que aparenta ser divertido e empolgante. Tal como o Apóstolo Paulo descreveu, “vemos por espelho, em enigma”,1 com uma perspectiva tão limitada que, muitas vezes, não podemos compreender os grandes perigos ocultos logo abaixo da superfície.

Mas Aquele que “compreendeu todas as coisas”2 sabe exatamente onde estão os perigos. Ele nos dá direção divina por meio de Seus mandamentos e de Sua orientação amorosa a fim de que possamos evitar esses perigos — para que estabeleçamos um curso em nossa vida que seja protegido dos predadores espirituais e das garras escancaradas do pecado que tentam nos engolir.3

Demonstramos nosso amor a Deus e nossa fé Nele fazendo o melhor possível todos os dias para seguir o curso que Ele traçou para nós e guardando os mandamentos que Ele nos deu. Manifestamos essa fé e esse amor quando não compreendemos plenamente o motivo por trás dos mandamentos de Deus ou o caminho específico que Ele nos orienta a seguir. É relativamente fácil percorrer um caminho do lado de dentro da barreira, quando se sabe que há predadores com dentes afiados do lado de fora dela. É mais difícil manter-nos no percurso do lado de dentro da barreira quando tudo o que vemos é a adrenalina e a tentação das ondas do outro lado. Porém, é nesses momentos — momentos em que decidimos exercer nossa fé, depositar nossa confiança em Deus e demonstrar-Lhe nosso amor — que mais crescemos e progredimos.

No Novo Testamento, Ananias não compreendeu o mandamento do Senhor de estender a mão e abençoar Saulo, um homem que tinha permissão para prender os que acreditavam em Cristo. Contudo, por ter obedecido a Deus, Ananias cumpriu um papel fundamental no nascimento espiritual do Apóstolo Paulo.4

Ao confiarmos no Senhor, exercermos nossa fé, obedecermos aos Seus mandamentos e seguirmos o curso que Ele demarcou para nós, tornamo-nos cada vez mais quem o Senhor deseja que nos tornemos. É esse ato de “tornar-se” — essa conversão do coração — que faz toda a diferença. Como ensinou o Élder Dallin H. Oaks: “Não basta fazer tudo mecanicamente. Os mandamentos, as ordenanças e os convênios do evangelho não são uma lista de depósitos que precisamos fazer numa conta bancária celestial. O evangelho de Jesus Cristo é um plano que nos mostra como podemos tornar-nos o que nosso Pai Celestial deseja que nos tornemos”.5

A verdadeira obediência, portanto, significa dar-nos inteiramente a Ele e permitir-Lhe que trace nosso percurso, tanto nas águas calmas como nas tumultuosas, sabendo que Ele pode nos transformar em alguém que jamais poderíamos ser sozinhos.

Ao nos submeter à vontade Dele, aumentamos nossa paz e felicidade. O rei Benjamim ensinou que aqueles que guardam os mandamentos de Deus são “abençoados [e felizes] em todas as coisas, tanto materiais como espirituais”.6 Deus quer que tenhamos alegria. Ele quer que tenhamos paz. Quer que sejamos bem-sucedidos. Quer que estejamos seguros e protegidos contra as influências do mundo ao nosso redor.

Em outras palavras, as ordens do Senhor não constituem um exaustivo labirinto de barreiras subaquáticas que precisamos aprender a suportar a contragosto nesta vida para sermos exaltados na vida vindoura. Em vez disso, as barreiras estabelecidas pelo Senhor criam para nós um porto seguro contra as influências más e destrutivas que tentam nos arrastar para o mais profundo desespero. O Senhor nos dá mandamentos porque nos ama e Se importa conosco. Os mandamentos existem para a nossa alegria nesta vida7, assim como para a nossa alegria e exaltação na vida vindoura. Eles assinalam o caminho que devemos seguir e, mais importante, deixam claro quem devemos nos tornar.

Como em todas as coisas boas e verdadeiras, Jesus Cristo é nosso maior exemplo. O maior ato de obediência em toda a eternidade ocorreu quando o Filho Se submeteu à vontade do Pai. Ao pedir com a mais profunda humildade que o cálice fosse removido — que Ele pudesse percorrer um caminho diferente daquele que Lhe fora traçado —, Cristo submeteu-Se ao caminho que Seu Pai desejava que Ele trilhasse. Era um caminho que atravessava do Getsêmani ao Gólgota, onde Ele suportou agonia e sofrimento inimagináveis e onde foi totalmente abandonado quando o Espírito de Seu Pai Se retirou. Mas esse mesmo caminho culminou no sepulcro vazio no terceiro dia, com vozes clamando “Ele ressuscitou!”8, sendo ouvidas e sentidas por aqueles que O amavam. Incluiu alegria e consolo inimagináveis centrados em Sua Expiação por todos os filhos de Deus durante toda a eternidade. Ao permitir que Sua vontade fosse absorvida pela vontade do Pai, Cristo nos deu a possibilidade de ter paz, alegria e vida eterna.

Testifico que somos filhos de um amoroso Deus. Testifico que Ele quer que sejamos felizes, protegidos e abençoados. Para esse fim, Ele traçou para nós um caminho que conduz a Ele e estabeleceu barreiras que vão proteger-nos ao longo do caminho. Ao fazer o melhor possível para seguir esse caminho, encontramos a verdadeira segurança, felicidade e paz. E, ao nos submetermos à Sua vontade, tornamo-nos o que Ele deseja que nos tornemos. Em nome de Jesus Cristo. Amém.