2010–2019
Eu Creio?
Abril 2016


Eu Creio?

Se essas coisas são verdadeiras, então temos a maior mensagem de esperança e de ajuda que o mundo jamais conheceu.

Em 30 de março, há apenas um ano, o pequeno Ethan Carnesecca, de 2 anos de idade, nascido em American Fork, Utah, foi internado no hospital com pneumonia e com líquido nos pulmões. Dois dias depois, seu estado tornou-se tão sério que foi preciso levá-lo de helicóptero ao Hospital Infantil da Primária, em Salt Lake City. Foi dada a autorização para que sua mãe, Michele, que estava preocupada, sentasse no banco da frente e acompanhasse seu filho. Ela recebeu um fone de ouvido para que pudesse se comunicar com as outras pessoas no helicóptero. Ela podia ouvir os médicos atendendo seu filhinho doente e, por ela mesma ser enfermeira pediátrica, conhecia o suficiente para saber que Ethan estava com problemas sérios.

Imagem
Ethan enquanto estava doente

Nesse momento crítico, Michele notou que eles estavam voando diretamente sobre o Templo de Draper Utah. Do ar, ela olhou além do vale e pôde ver também o Templo de Jordan River, o Templo de Oquirrh Mountain e até o Templo de Salt Lake à distância. Um pensamento lhe veio à mente: “Você acredita ou não?”

A respeito dessa experiência, ela diz:

“Tinha aprendido na Primária e nas Moças a respeito das bênçãos do templo e aprendido [que] ‘as famílias são eternas’. Em minha missão, compartilhei a mensagem sobre famílias para o bom povo do México. Fui selada no templo a meu companheiro eterno para o tempo e para toda a eternidade. Sendo líder das Moças, dei aulas a respeito da família e, na noite familiar, compartilhei histórias com meus filhos a respeito de famílias eternas. Eu SABIA dessas coisas, mas será que ACREDITAVA nelas? Minha resposta chegou tão depressa à minha mente quanto a pergunta: O Espírito confirmou a meu coração e a minha mente a resposta que eu já sabia — eu ACREDITAVA SIM!

Naquele momento, abri meu coração ao orar a meu Pai Celestial, agradecendo-Lhe pelo conhecimento e pela crença que eu tinha de que verdadeiramente as famílias são eternas. Dei graças a Ele por Seu Filho, Jesus Cristo, que tornou isso possível. Agradeci a Ele por meu filho e deixei que meu Pai Celestial soubesse que, se Ele precisasse levar meu pequeno Ethan para seu lar celestial, tudo bem. Confiava completamente em meu Pai Celeste e sabia que eu poderia ver Ethan de novo. Estava tão grata por, naquele momento de crise, ter o conhecimento e a crença de que o evangelho era verdadeiro. Eu tive paz”.1

Ethan ficou muitas semanas no hospital recebendo tratamento médico especializado. A fé, as orações e o jejum de seus entes queridos, combinados com o tratamento, permitiram que ele deixasse o hospital e voltasse para casa com sua família. Hoje ele está saudável e bem.

Imagem
A família Carnesecca
Imagem
Ethan curado

Esse momento decisivo para Michele confirmou-lhe que aquilo que haviam ensinado a ela durante toda a sua vida era mais do que simples palavras; era verdadeiro.

Será que algumas vezes, sendo membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ficamos tão acostumados com as bênçãos que temos recebido que falhamos em compreender plenamente o milagre e a majestade do discipulado na verdadeira Igreja do Senhor? Será que somos culpados pela falta de gratidão pelo maior dom que nos é oferecido nesta vida? O próprio Salvador ensinou: “E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus”.2

Cremos que esta Igreja é mais do que simplesmente um bom lugar para estarmos aos domingos e ouvir sobre como ser boas pessoas. É mais do que apenas um clube social cristão adorável, no qual podemos nos relacionar com pessoas de um bom padrão moral. Não é apenas um grande conjunto de ideias que os pais podem ensinar a seus filhos em casa para que se tornem pessoas responsáveis e agradáveis. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é infinitamente maior do que todas essas coisas.

Pensem apenas por um minuto nas declarações profundas que fazemos em nossa religião. Cremos que a mesma Igreja que Jesus Cristo estabeleceu na Terra foi restaurada novamente por um profeta chamado por Deus em nossa época e que nossos líderes são portadores do mesmo poder e da mesma autoridade que os antigos apóstolos tinham para agir em nome de Deus. Esse poder é chamado de sacerdócio de Deus. Declaramos que, por meio dessa autoridade restaurada, podemos receber as ordenanças de salvação, como o batismo, e desfrutar o dom purificador e aperfeiçoador do Espírito Santo, que estará conosco em todos os momentos. Temos apóstolos e profetas que guiam e dirigem esta Igreja por meio das chaves do sacerdócio e cremos que Deus fala a Seus filhos por meio desses profetas.

Também cremos que esse poder do sacerdócio torna possível a nós fazermos convênios e recebermos ordenanças nos templos santos, que nos permitirão, algum dia, retornar à presença de Deus e viver com Ele para sempre. Também declaramos que, por meio desse poder, as famílias podem ser unidas para a eternidade quando os casais entram no novo e eterno convênio do casamento em edifícios sagrados, os quais acreditamos serem literalmente casas de Deus. Cremos que podemos receber essas ordenanças de salvação não apenas para nós mesmos, mas também por nossos ancestrais que viveram na Terra sem ter a chance de participar dessas essenciais ordenanças de salvação. Cremos que podemos realizar ordenanças em lugar de nossos ancestrais nesses templos sagrados.

Cremos que, por meio de um profeta e do poder de Deus, recebemos escrituras adicionais, que reforçam o testemunho que é prestado na Bíblia, de que Jesus Cristo é o Salvador do mundo.

Reconhecemos que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino de Deus e a única Igreja verdadeira na Terra. É chamada de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias porque Ele é o Cabeça; esta é a Sua Igreja e todas essas coisas são possíveis em virtude de Seu sacrifício expiatório.

Cremos que essas características únicas não podem ser encontradas em nenhum outro lugar ou em nenhuma outra organização na Terra. Mesmo que existam bondade e sinceridade em outras religiões e igrejas, nenhuma delas possui a autoridade para proporcionar as ordenanças de salvação que estão disponíveis em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Temos o conhecimento dessas coisas, mas acreditamos nelas? Se essas coisas são verdadeiras, então temos a maior mensagem de esperança e de ajuda que o mundo jamais conheceu. Acreditar nelas é uma questão de significado eterno para nós e para aqueles a quem amamos.

Para crermos, precisamos levar o evangelho de nossa mente para nosso coração! É possível que simplesmente vivamos o evangelho mecanicamente porque isso é esperado de nós, porque é a cultura na qual crescemos ou porque é um hábito. Alguns talvez não experimentaram o que o povo do rei Benjamim sentiu ao final de seu sermão extraordinário: “E todos clamaram a uma só voz, dizendo: Sim, acreditamos em todas as palavras que nos disseste e também sabemos que são certas e verdadeiras, por causa do Espírito do Senhor Onipotente que efetuou em nós, ou melhor, em nosso coração, uma vigorosa mudança, de modo que não temos mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente”.3

Todos devemos procurar ter nosso coração e nossa própria natureza transformados de tal forma que não tenhamos mais o desejo de seguir os caminhos do mundo, mas de agradar a Deus. A verdadeira conversão é um processo que ocorre ao longo do tempo e envolve a boa vontade de exercer fé. A conversão vem quando buscamos as escrituras em vez da Internet. Surge quando somos obedientes aos mandamentos de Deus. Ela vem quando servimos aos outros a nosso redor. A conversão vem a partir da oração profunda, da frequência regular ao templo e do cumprimento fiel das responsabilidades dadas a nós por Deus. Exige consistência e esforço diário.

Frequentemente me perguntam: “Qual é o maior desafio que os jovens enfrentam hoje?” Digo que acredito ser a constante presença do “grande e espaçoso edifício” na vida deles.4 Se o Livro de Mórmon foi escrito especificamente para os nossos dias, então certamente não podemos esquecer a relevância que têm, para todos nós, as mensagens na visão que Leí teve da árvore da vida e os efeitos daqueles que, dentro do grande e espaçoso edifício, apontavam o dedo e zombavam.

O que é mais doloroso para mim é a descrição daqueles que já tinham avançado com esforço em meio às trevas no caminho estreito e apertado, que se haviam apegado à barra de ferro, que tinham alcançado seu objetivo e que estavam começando a provar o fruto puro e delicioso da árvore da vida. A escritura então relata que aqueles com vestimentas finas, que estavam no grande e espaçoso edifício, tinham uma “atitude (…) de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do fruto.

E os que haviam experimentado do fruto ficaram envergonhados, por causa dos que zombavam deles, e desviaram-se por caminhos proibidos e perderam-se”.5

Esses versículos descrevem aqueles de nós que já têm o evangelho de Jesus Cristo em sua vida. Quer tenhamos nascido neste caminho ou tenhamos lutado em meio à escuridão para encontrá-lo, provamos o fruto que é “mais precioso e mais desejável”6 e que tem o potencial de trazer a nós a vida eterna, “a maior de todas as dádivas de Deus”. Precisamos apenas continuar nos banqueteando e não dar atenção àqueles que zombam de nossas crenças, ou que se deleitam em criar dúvidas, ou que procuram achar falhas nos líderes da Igreja ou na doutrina. É uma decisão que tomamos diariamente — escolher a fé em vez da dúvida. O Élder M. Russell Ballard nos exortou: “Fiquem no barco, usem seu colete salva-vidas e segurem-se com as duas mãos”.7

Sendo membros da verdadeira Igreja do Senhor, já estamos no barco. Não temos que pesquisar as filosofias do mundo para encontrar a verdade que nos dará conforto, ajuda e a orientação que nos leva em segurança em meio às provações da vida — já temos essa verdade! Da mesma forma que a mãe de Ethan examinou suas crenças adquiridas por tanto tempo e foi capaz de declarar com confiança em um momento de crise: “Eu creio!”, nós também podemos fazê-lo!

Presto testemunho de que ser membros do reino do Senhor é uma dádiva de valor imensurável. Testifico que as bênçãos e a paz que o Senhor tem reservadas para aqueles que são obedientes e fiéis excedem tudo o que a mente humana pode conceber. Presto a vocês meu testemunho, em nome de Jesus Cristo. Amém.