2010–2019
“Se Vós Me Conhecêsseis a Mim”
Outubro de 2016


“Se Vós Me Conhecêsseis a Mim”

Nós apenas conhecemos a respeito do Salvador ou estamos vindo a conhecê-Lo cada vez mais? Como passamos a conhecer o Senhor?

Ao concluir o Sermão da Montanha, o Salvador enfatizou a eterna verdade de que “somente pela obediência à vontade do Pai se obtém a graça salvadora do Filho”.1

Ele declarou:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.2

Nossa compreensão desse acontecimento se expande ao refletirmos sobre uma revisão inspirada do texto. Significativamente, a frase do Senhor na versão do rei Jaime da Bíblia, “Nunca vos conheci”, foi alterada na Tradução de Joseph Smith para “Vós nunca me conhecestes”.3

Ponderem também a parábola das dez virgens. Lembrem-se de que as cinco virgens insensatas e despreparadas foram buscar azeite após ouvir o clamor para que saíssem ao encontro do noivo.

“E tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

E depois chegaram também as [cinco] virgens [insensatas], dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.

E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que não vos conheço.”4

As consequências dessa parábola para cada um de nós são ampliadas por outra revisão inspirada. De suma importância, a frase “Não vos conheço”, como está na versão do rei Jaime da Bíblia, foi desta forma esclarecida na Tradução de Joseph Smith: “Vós não me conheceis”.5

As frases “Vós nunca me conhecestes” e “Vós não me conheceis” devem causar uma profunda introspecção espiritual em cada um de nós. Nós apenas conhecemos a respeito do Salvador ou estamos vindo a conhecê-Lo cada vez mais? Como passamos a conhecer o Senhor? Essas perguntas da alma são o foco da minha mensagem. Convido sinceramente o auxílio do Espírito Santo ao ponderarmos juntos esse tópico vital.

Vir a Conhecer

Jesus disse:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai”.6

Podemos vir a conhecer o Pai ao virmos a conhecer Seu Filho Amado.

Um dos grandes objetivos da mortalidade não é meramente aprender sobre o Filho Unigênito do Pai, mas esforçar-nos para conhecê-Lo. Quatro passos essenciais que podem nos ajudar a conhecer o Senhor são: exercer fé Nele, segui-Lo, servir a Ele e crer Nele.

Exercer Fé Nele

Exercer fé em Jesus Cristo significa confiar nos méritos, na misericórdia e na graça Dele.7 Começamos a vir a conhecer o Salvador quando despertamos nossas faculdades espirituais e colocamos à prova os Seus ensinamentos, mesmo até conseguirmos abrir espaço em nossa alma para uma porção de Suas palavras.8 Ao expandirmos nossa fé no Salvador, confiamos Nele e temos confiança em Seu poder para nos redimir, nos curar e nos fortalecer.

A verdadeira fé centraliza-se no Senhor e sempre leva à ação justa. “A fé em Cristo [é] o primeiro princípio da religião revelada, (…) o alicerce de toda retidão (…) e o princípio de ação existente em todos os seres inteligentes.”9 Visto que agir em concordância com os princípios corretos que o Redentor proclamou é central para receber e exercer a verdadeira fé, “a fé sem as obras é morta”.10 Precisamos ser “cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”.11

Ouvir a palavra de Deus e receber o dom espiritual da fé no Salvador estão intimamente ligados, sendo que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus”.12 Nós nos familiarizamos com Ele e com Sua voz ao estudarmos e nos banquetearmos com a Sua palavra nas escrituras,13 orarmos ao Pai em Seu nome com real intenção14 e buscarmos a companhia constante do Espírito Santo.15 Aprender e aplicar a Doutrina de Cristo em nossa vida é um pré-requisito para receber o dom da fé Nele.16

Exercer fé no Senhor é uma preparação necessária para segui-Lo.

Segui-Lo

“E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.”17

Pedro e André são fortes exemplos de ouvir e seguir o Mestre.

Da mesma forma, o Salvador instrui a mim e a vocês: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.18 Tomar sobre si sua cruz é negar-se a toda impiedade e a toda concupiscência mundana e guardar os mandamentos do Senhor.19

O Salvador nos admoestou a nos tornarmos como Ele é.20 Assim, seguir o Senhor significa imitá-Lo. Continuamos vindo a conhecer o Senhor ao nos esforçarmos para tornar-nos como Ele é por meio de Sua Expiação.

Em Seu ministério mortal, Jesus indicou o caminho, conduziu-nos no caminho e deu o exemplo perfeito. “Uma percepção correta de Seus atributos, de Suas perfeições e de Seu caráter”21 nos dá um propósito duradouro e uma clara direção ao segui-Lo no caminho do discipulado diligente.

Seguir o Salvador também nos permite receber “um conhecimento real de que o curso da vida que estamos buscando”22 está de acordo com a vontade de Deus. Tal conhecimento não é um mistério indecifrável e não é primariamente centrado em nossas atividades temporais ou preocupações mortais comuns. Em vez disso, o progresso constante e contínuo no caminho do convênio é o curso da vida que Lhe é agradável.

O sonho de Leí, no Livro de Mórmon, identifica especificamente o caminho que devemos seguir, os desafios que vamos encontrar e os recursos espirituais disponíveis para ajudar-nos a seguir o Salvador e a achegar-nos a Ele. Prosseguir no caminho estreito e apertado é o que Ele deseja que façamos. Provar do fruto da árvore e tornar-nos profundamente “convertidos ao Senhor”23 é a bênção que Ele anseia que recebamos. Portanto, Ele nos chama: “Vem, segue-me”.24

Exercer fé em Jesus Cristo e segui-Lo são preparações necessárias para servir a Ele.

Servir a Ele

“Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração?”25

Passamos a conhecer o Senhor mais plenamente ao servi-Lo e ao trabalhar em Seu reino. Assim, Ele nos abençoa generosamente com ajuda celeste, dons espirituais e maior capacidade. Nunca somos deixados sozinhos ao trabalharmos em Sua vinha.

Ele declarou: “Irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster”.26

Passamos a conhecer o Salvador ao fazermos o nosso melhor para ir onde Ele quer que vamos, ao esforçar-nos para dizer o que Ele quer que digamos e ao tornar-nos o que Ele quer que nos tornemos.27 Ao reconhecermos humildemente nossa total dependência Dele, Ele aumenta nossa capacidade de servir com crescente eficiência. Gradualmente, nossos desejos se alinham mais completamente com Seus desejos, e Seu propósito torna-se o nosso propósito tanto que “nada [pediríamos] que [fosse] contrário à [Sua] vontade”.28

Servir a Ele requer todo o nosso coração, poder, mente e força.29 Consequentemente, servir aos outros abnegadamente neutraliza as tendências egocêntricas e egoístas do homem natural. Passamos a amar aqueles a quem servimos. E porque servir ao próximo é servir a Deus, começamos a amar nossos irmãos e nosso Salvador mais profundamente. Tal amor é a manifestação espiritual do dom da caridade, sim, o puro amor de Cristo.30

“Rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro.”31

Passamos a conhecer o Senhor quando estamos cheios de Seu amor.

Crer Nele

É possível exercer fé Nele, segui-Lo, servir a Ele e não crer Nele?

Conheço membros da Igreja que aceitam a doutrina e os princípios contidos nas escrituras como verdadeiros e proclamam isso no púlpito. No entanto, eles têm dificuldade em acreditar que essas verdades do evangelho se aplicam especificamente a sua vida e a suas circunstâncias. Eles aparentemente têm fé no Salvador, mas não acreditam que as bênçãos que Ele prometeu estão disponíveis para eles ou podem acontecer em sua vida. Também encontro irmãos e irmãs que são diligentes em cumprir seu chamado, porém o evangelho restaurado ainda não se tornou uma realidade viva e transformadora em sua vida. Passamos a conhecer o Senhor quando não somente acreditamos Nele, mas acreditamos Nele e também em Suas promessas.

No Novo Testamento, um pai pediu ao Salvador que curasse seu filho. Jesus respondeu:

“Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

E logo o pai do menino, clamando com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade”.32

Tenho refletido muitas vezes sobre o pedido desse pai: “Ajuda a minha incredulidade”. Imagino se a intenção do pedido do homem não era a de principalmente ajudá-lo a crer em Jesus como nosso Salvador e em Seu poder de cura. Talvez ele já tivesse reconhecido Cristo como o Filho de Deus, mas talvez precisasse de ajuda para acreditar que o poder de cura do Mestre, de fato poderia ser tão individual e tão pessoal a ponto de abençoar seu próprio filho amado. Talvez ele tenha acreditado em Cristo de modo geral, mas não específica e pessoalmente.

Frequentemente testificamos aquilo que sabemos ser verdadeiro, mas a questão mais relevante para cada um de nós pode ser acreditar naquilo que sabemos.

Ordenanças sagradas feitas pela devida autoridade do sacerdócio são essenciais para acreditar no Salvador, para vir a conhecê-Lo e para, finalmente, acreditar no que sabemos.

“E [o] sacerdócio [de Melquisedeque] administra o evangelho e contém a chave dos mistérios do reino, sim, a chave do conhecimento de Deus.

Portanto, em suas ordenanças manifesta-se o poder da divindade.”33

Cremos no Senhor e passamos a conhecê-Lo quando a chave do conhecimento de Deus administrada por meio do Sacerdócio de Melquisedeque abre a porta e torna possível para cada um de nós receber o poder da divindade em nossa vida. Cremos no Salvador e passamos a conhecê-Lo quando O seguimos, recebendo e honrando ordenanças sagradas, e quando recebemos cada vez mais Sua imagem em nosso semblante.34 Cremos em Cristo e passamos a conhecê-Lo quando vivenciamos pessoalmente o poder de Sua Expiação — poder esse que transforma, que cura, que fortalece e que santifica. Cremos no Mestre e passamos a conhecê-Lo quando “o poder de Sua palavra [se enraíza] em nós”35 e fica escrito em nossa mente e nosso coração,36 e quando “[abandonamos] todos os [nossos] pecados para conhecer [o Salvador]”.37

Crer Nele é confiar que suas inumeráveis bênçãos estão disponíveis e são aplicáveis em nossa vida individual e familiar. Crer Nele com toda a nossa alma38 acontece quando prosseguimos no caminho do convênio, submetemos nossa vontade à Dele e nos submetemos às prioridades e ao tempo que Ele determina para nós. Crer Nele — aceitar como verdadeiros o Seu poder e as Suas promessas — traz perspectiva, paz e alegria à nossa vida.

Promessa e Testemunho

Em um dia futuro, “todo joelho se dobrará e toda língua confessará”39 que Jesus é o Cristo. Nesse dia abençoado, saberemos que Ele conhece a cada um de nós pelo nome. Testifico e prometo que podemos não somente saber um pouco a respeito do Senhor, mas também vir a conhecê-Lo ao exercer fé Nele, ao segui-Lo, ao servir a Ele e ao crer Nele. Presto testemunho disso no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.