2010–2019
Mais e Mais Brilhante, até o Dia Perfeito
Abril de 2017


Mais e Mais Brilhante, até o Dia Perfeito

Mesmo durante os momentos mais difíceis e sombrios, há luz e bondade ao nosso redor.

Paulo compartilhou uma mensagem de esperança com os coríntios:

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desesperados;

Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não perdidos”.1

Qual era a fonte da esperança de Paulo? Ouçam sua explicação: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo”.2

Mesmo durante os momentos mais difíceis e sombrios, há luz e bondade ao nosso redor. Em outubro do ano passado, o Presidente Dieter F. Uchtdorf nos relembrou: “Estamos cercados de uma riqueza tão impressionante de luz e verdade que eu me pergunto se realmente apreciamos o que temos”.3

O adversário, no entanto, prefere que nos concentremos nas “névoas de escuridão (…) que cegam os olhos[,] (…) endurecem o coração (…) [e] (…) [conduzem] (…) a caminhos espaçosos”.4

O Senhor, porém, com um entendimento perfeito dos desafios de nossos dias, promete: “Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito”.5

Somos filhos de Deus. Fomos criados para receber luz, perseverar em Deus e receber mais luz. Desde o princípio, seguimos a luz; seguimos nosso Pai Celestial e Seu plano. Buscar a luz faz parte de nosso DNA espiritual.

Ouvi essa verdade eterna ser ensinada de maneira muito bela em um local inesperado. Enquanto trabalhava para um grande banco, fui convidado a participar de um programa executivo na Universidade de Michigan. Durante o programa, o Professor Kim Cameron ensinou o conceito de liderança positiva e seu efeito heliotrópico. Ele explicou: “Isso se refere à tendência de todos os organismos vivos voltarem-se para a energia positiva [luz] e afastarem-se da energia negativa [escuridão]. Desde os organismos monocelulares até o complexo sistema humano, tudo que é vivo tem uma preferência natural pelo positivo e uma aversão ao negativo”.6

Com base em muitos estudos acadêmicos, ele também enfatizou três componentes importantes de um ambiente de trabalho bem-sucedido: compaixão, perdão e gratidão.7 Faz todo o sentido que, à medida que as pessoas se voltam para o positivo (luz), os atributos perfeitamente exemplificados pela Luz do Mundo, Jesus Cristo, estejam presentes!

Irmãos e irmãs, consolem-se em saber que há luz disponível para nós. Gostaria de sugerir três áreas nas quais sempre encontraremos luz:

1. A Luz da Igreja

A Igreja é um farol de luz para um mundo que está escurecendo. Este é um momento excelente para ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias! A Igreja está mais forte do que nunca8 e, quase literalmente, fica mais forte a cada dia à medida que novos membros se unem a nós, novas congregações são formadas, novos missionários são chamados e novos territórios são abertos à pregação do evangelho. Vemos o retorno daqueles que pararam de frequentar a Igreja por um tempo à medida que o resgate visualizado pelo Presidente Thomas S. Monson faz milagres diários.

Recentemente, reuni-me com jovens no Paraguai, Uruguai, Chile e na Argentina, durante as conferências de Para o Vigor da Juventude. Milhares e milhares de rapazes e moças passaram uma semana fortalecendo o amor deles pelo Salvador e depois voltaram para o convívio de seus familiares e amigos irradiando a luz e o amor de Cristo.

Vejam, a Igreja sempre terá seus críticos. Tem sido assim desde o princípio e continuará assim até o fim. Contudo, não podemos permitir que tais críticas entorpeçam nossa sensibilidade à luz que está disponível para nós. O fato de reconhecê-la e buscá-la vai nos qualificar para receber mais luz.

Em um mundo cada vez mais tenebroso, a luz da Igreja vai resplandecer mais e mais brilhante, até o dia perfeito.

2. A Luz do Evangelho

A luz do evangelho é o caminho que “brilha mais e mais até o dia perfeito”,9 e brilha mais ainda em nossa família e nos templos em todo o mundo.

O manual Pregar Meu Evangelho declara: “Por meio da luz do evangelho, as famílias podem resolver mal-entendidos, brigas e desafios. As famílias dilaceradas pela discórdia podem ser curadas pelo arrependimento, perdão e fé no poder da Expiação de Jesus Cristo”.10 Agora, mais do que nunca, nossa família deve ser uma ótima influência para todos ao nosso redor. A luz das famílias aumenta à medida que elas demonstram mais amor e bondade. Ao estabelecermos famílias “sob os princípios da fé, (…) do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, [e] da compaixão”,11 sentiremos um aumento no amor pelo Salvador e uns pelos outros. A família vai ficar mais forte, e a luz de cada um de nós vai brilhar ainda mais.

Lemos no Dicionário Bíblico na Bíblia SUD em inglês que “em santidade, somente o lar pode comparar-se ao templo”.12 Temos agora 155 templos em funcionamento e teremos mais em breve. Mais e mais famílias são seladas tanto para esta vida como para toda a eternidade. Os membros estão enviando cada vez mais nomes de antepassados ao templo a fim de realizar as ordenanças de salvação. Realmente temos visto grande alegria e comemoração em ambos os lados do véu!

Em um mundo cada vez mais tenebroso, a luz do evangelho vai resplandecer mais e mais brilhante, até o dia perfeito.

3. A Luz de Cristo

Não podemos falar sobre a luz no mundo sem falar sobre a Luz do Mundo, Jesus Cristo. Uma demonstração de que temos um amoroso Pai Celestial é que todos que vêm a esta vida são abençoados com a Luz de Cristo para ajudá-los a retornar para casa. O Presidente Boyd K. Packer ensinou: “O Espírito de Cristo está sempre presente. (…) A Luz de Cristo é tão universal quanto a própria luz do sol. Onde quer que exista vida humana, existe o Espírito de Cristo”.13 A Luz de Cristo “convida e impele a fazer o bem continuamente”14 e prepara todos os que buscam a bondade e a verdade para receber o Espírito Santo.

O Salvador ensina que Ele é a luz que “ilumina [nossos] olhos”, “vivifica [nosso] entendimento” e “dá vida a todas as coisas”.15 A Luz de Cristo vai nos ajudar a ver as outras pessoas do mesmo modo que o Senhor as vê. Seremos mais amorosos e compreensivos com as dificuldades das outras pessoas. Essa Luz vai nos ajudar a ter mais paciência com aqueles que talvez não adorem como nós o fazemos ou sirvam como nós podemos fazê-lo. Vai nos ajudar a entender mais plenamente o grande plano de felicidade e ver como todos fazemos parte daquele grande plano de amor. Ela dá vida, significado e propósito a tudo o que fazemos. Toda a felicidade que vamos sentir ao entender mais plenamente a Luz de Cristo nem se compara à alegria que sentiremos quando virmos a Luz de Cristo agindo em outras pessoas — familiares, amigos e até pessoas totalmente estranhas.

Imagem
Apagando o fogo de uma capela em chamas

Senti essa alegria quando ouvi sobre o trabalho de um grupo de bombeiros corajosos que lutou para salvar uma sede de estaca em chamas no sul da Califórnia, em 2015. À medida que o fogo aumentava, um comandante do batalhão ligou para um amigo membro da Igreja para perguntar onde eram guardadas as relíquias sagradas e os copos do sacramento para que pudessem ser salvos. O amigo assegurou-lhe que não havia relíquias sagradas e que os copos do sacramento eram realmente sempre substituídos. Mas o comandante sentiu que deveria fazer mais, então enviou bombeiros de volta ao prédio em chamas para tirar das paredes todas as pinturas de Cristo a fim de preservá-las. Eles até colocaram uma no caminhão de bombeiros na esperança de proteger a equipe de resgate. Fiquei realmente tocado pela bondade e sensibilidade à Luz demonstrada pelo comandante em um momento perigoso e difícil.

Imagem
Resgatando do fogo as pinturas do Salvador
Imagem
Bombeiro com pintura do Salvador

Em um mundo cada vez mais tenebroso, a Luz de Cristo vai resplandecer mais e mais brilhante, até o dia perfeito!

Repito as palavras de Paulo: “Vistamo-nos das armas da luz”.16 Testifico de Cristo. Ele é a Luz do Mundo. Espero que sejamos fortalecidos pela luz que está disponível a nós por meio de uma participação melhor na Igreja e uma aplicação melhor dos princípios do evangelho em nossa família. Que vejamos a Luz de Cristo constantemente em outras pessoas e que as ajudemos a ver essa Luz em si mesmas. Ao recebermos essa luz, seremos abençoados com mais luz, até o dia perfeito, quando novamente veremos o “Pai das luzes”,17 nosso Pai Celestial. Presto testemunho disso no sagrado nome da Luz do Mundo, Jesus Cristo. Amém.