2010–2019
Queres ficar são?
Outubro de 2018


Queres ficar são?

Graças à Expiação de Jesus Cristo, se decidirmos nos arrepender e voltar nosso coração plenamente ao Salvador, Ele vai nos curar espiritualmente.

Poucos meses depois de começar sua missão, nosso filho caçula e seu companheiro missionário estavam terminando o estudo quando nosso filho teve uma leve dor de cabeça. Ele se sentiu estranho. A princípio perdeu o controle do braço esquerdo, depois a língua ficou dormente. O lado esquerdo do rosto começou a pender. Ficou com dificuldade para falar. Ele sabia que havia algo de errado. O que ele não sabia é que estava no meio de um grave derrame em três áreas de seu cérebro. Começou a sentir medo quando ficou parcialmente paralisado. A rapidez com que a vítima de derrame recebe atendimento pode ter um efeito drástico na extensão da cura. Seu fiel companheiro missionário agiu com determinação. Depois de ligar para o resgate, ele lhe deu uma bênção. Milagrosamente, a ambulância estava a apenas cinco minutos dali.

Depois de nosso filho ser levado às pressas para o hospital, a equipe médica rapidamente avaliou a situação e determinou que deveriam administrar um medicamento a nosso filho que podia potencialmente reverter os efeitos paralisadores do derrame com o tempo.1 Contudo, se nosso filho não estivesse tendo um derrame, o medicamento poderia ter graves consequências, como hemorragia cerebral. Nosso filho teve que escolher. Ele decidiu aceitar o medicamento. Embora a recuperação plena exigisse mais procedimentos e muitos meses, nosso filho acabou retornando e terminando sua missão depois que os efeitos do derrame foram substancialmente revertidos.

Nosso Pai Celestial é Onipotente e Onisciente. Ele conhece nossas dificuldades físicas. Está ciente de nossas dores físicas causadas por enfermidades, doenças, idade, acidentes ou problemas congênitos. Está ciente dos problemas emocionais associados à ansiedade, solidão, depressão ou doença mental. Conhece cada pessoa que sofreu injustiça, maus-tratos ou abuso. Ele conhece nossas fraquezas e as propensões e tentações com as quais lidamos.

Na mortalidade, somos testados para ver se escolheremos o que é certo em vez do que é errado. Aqueles que cumprirem Seus mandamentos viverão com Ele “em um estado de felicidade sem fim”.2 Para nos ajudar em nosso progresso para nos tornarmos como Ele é, o Pai Celestial deu todo o poder e conhecimento a Seu Filho, Jesus Cristo. Não há enfermidade física, emocional ou espiritual que Cristo não possa curar.3

Do ministério mortal do Salvador, as escrituras relatam muitos acontecimentos milagrosos nos quais Jesus Cristo usou Seu poder divino para curar aqueles que sofriam fisicamente.

O evangelho de João narra a história de um homem que suportou uma enfermidade debilitante por 38 anos.

“E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava nesse estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”

O homem inválido respondeu que não havia ninguém ao seu redor para ajudá-lo quando ele mais precisava.

“Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda.

Logo aquele homem ficou são; e tomou a sua cama, e partiu.”4

Observem a justaposição do tempo que o homem passou sofrendo sozinho — 38 anos — com a rapidez com que a cura ocorreu assim que o Salvador Se envolveu. A cura foi imediata.

Em outra ocasião, uma mulher que tinha um fluxo de sangue havia 12 anos, tendo gastado todo o seu sustento com médicos, aproximou-se Dele, tocou a orla de Suas vestes e imediatamente seu fluxo de sangue cessou.

“E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem percebi que de mim saiu poder.

Então a mulher, vendo que não podia ocultar-se, (…) declarou-lhe diante de todo o povo (…) como logo sarara.”5

Ao longo de Seu ministério, Cristo ensinou que tinha poder sobre o corpo físico. Não podemos controlar o momento exato em que a cura que Cristo vai proporcionar às nossas enfermidades físicas acontecerá. A cura ocorre de acordo com Sua vontade e sabedoria. Nas escrituras, alguns sofreram por décadas. Outros, por toda a vida mortal. As enfermidades mortais podem nos refinar e aprofundar nossa confiança em Deus. Mas, quando permitimos que Cristo Se envolva, Ele sempre nos fortalece espiritualmente de modo que podemos ter maior capacidade de suportar nossos fardos.

Por fim, sabemos que toda enfermidade, doença ou imperfeição física será curada na ressurreição. Essa é uma dádiva concedida a toda humanidade por meio da Expiação de Jesus Cristo.6

Jesus Cristo pode curar mais do que apenas nosso corpo físico. Pode curar nosso espírito também. Ao longo das escrituras, somos ensinados como Cristo ajudou as pessoas cujo espírito era fraco, curando-as.7 Ao refletirmos sobre esses acontecimentos, nossa esperança e fé no poder do Salvador de abençoar nossa vida aumentam. Jesus Cristo pode mudar nosso coração, curar-nos dos efeitos da injustiça, do abuso ou dos maus-tratos que sofremos e fortalecer nossa capacidade de suportar a perda e a dor, proporcionando-nos uma paz que nos ajuda a suportar as provações de nossa vida, curando-nos emocionalmente.

Cristo também pode nos curar quando pecamos. Pecamos quando deliberadamente quebramos uma das leis de Deus.8 Quando pecamos, nossa alma se torna impura. Nada impuro pode habitar na presença de Deus.9 Tornar-se limpo do pecado significa ser curado espiritualmente.10

Deus, o Pai, sabe que vamos pecar, mas Ele preparou um meio de sermos redimidos. O élder Lynn G. Robbins ensinou: “O arrependimento não é (…) [o] plano reserva [de Deus] para o caso de falharmos. O arrependimento é Seu plano, sabendo que cometeremos erros”.11 Quando pecamos, temos a oportunidade de escolher o bem em vez do mal. Escolhemos o bem quando nos arrependemos depois de termos pecado. Graças a Jesus Cristo e a Seu sacrifício expiatório, podemos ser redimidos de nossos pecados e levados de volta à presença de Deus, o Pai, caso nos arrependamos. A cura espiritual não é unilateral — exige o poder redentor do Salvador e o arrependimento sincero por parte do pecador. Aqueles que decidem não se arrepender rejeitam a cura que Cristo oferece. Para eles, é como se nenhuma redenção tivesse ocorrido.12

Quando aconselho aqueles que procuram se arrepender, fico surpreso ao ver que as pessoas que vivem em pecado têm dificuldade de tomar decisões corretas. O Espírito Santo Se afasta, e elas geralmente têm dificuldades de fazer escolhas que as levarão para perto de Deus. Elas se debatem por meses ou até anos, com vergonha ou medo das consequências de seus pecados. Geralmente sentem que jamais conseguirão mudar ou ser perdoadas. Com frequência, eu as ouço compartilhar o temor de que, se seus entes queridos ficassem sabendo o que elas fizeram, eles deixariam de amá-las ou as abandonariam. Quando seguem essa linha de pensamento, resolvem apenas se manter caladas e adiar o arrependimento. Erroneamente sentem que é melhor não se arrependerem agora para não magoarem ainda mais seus entes queridos. Na mente delas, é melhor sofrer depois desta vida do que passar pelo processo de arrependimento agora. Irmãos e irmãs, nunca é uma boa ideia procrastinar o arrependimento. O adversário geralmente usa o temor para nos impedir de agir imediatamente com fé em Jesus Cristo.

Quando os entes queridos se deparam com a verdade sobre uma conduta pecaminosa, embora possam se sentir profundamente magoados, geralmente querem ajudar o pecador, sinceramente arrependido, a mudar e a se reconciliar com Deus. De fato, a cura espiritual acelera quando o pecador confessa e se vê rodeado por pessoas que o amam e que o ajudam a abandonar seus pecados. Lembrem-se de que Jesus Cristo também é poderoso para curar as vítimas inocentes do pecado que se voltam a Ele.13

O presidente Boyd K. Packer declarou: “Nosso espírito é lesado quando cometemos erros e pecados. Mas, ao contrário do corpo mortal, quando o processo de arrependimento é total, não restam cicatrizes, graças à Expiação de Jesus Cristo. A promessa é esta: ‘Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro’ (Doutrina e Convênios 58:42)”.14

Quando nos arrependermos “com toda a sinceridade de coração”,15imediatamente terá efeito para [nós] o grande plano de redenção” em nossa vida.16 O Salvador vai nos curar.

O companheiro missionário e a equipe médica profissional que ajudaram nosso filho acometido por um derrame no campo missionário agiram rapidamente. Nosso filho decidiu receber o medicamento que reverteria o derrame. As sequelas paralisantes do derrame que poderiam tê-lo acompanhado pelo restante de sua vida mortal foram revertidas. Da mesma forma, quanto mais rápido nos arrependermos e trouxermos a Expiação de Jesus Cristo para nossa vida, mais rápido seremos curados dos efeitos do pecado.

O presidente Russell M. Nelson fez este convite: “Se você saiu do caminho, [convido-o] (…) a por favor, voltar. Sejam quais forem suas preocupações ou seus desafios, há um lugar para você nesta Igreja, a Igreja do Senhor. Você e as gerações que ainda não nasceram serão abençoados por suas ações de voltar ao caminho do convênio”.17

Nossa cura espiritual exige que nos submetamos às condições determinadas por nosso Salvador. Não podemos adiar! Precisamos agir hoje mesmo! Ajam agora para que a paralisia espiritual não impeça seu progresso eterno. Enquanto estive falando, caso tenham sentido a necessidade de pedir perdão a alguém que vocês prejudicaram, convido-os a agir. Contem-lhe o que fizeram. Peçam perdão. Se tiverem cometido um pecado que afete sua dignidade para entrar no templo, convido-os a se aconselharem com seu bispo — hoje. Não adiem.

Irmãos e irmãs, Deus é nosso amoroso Pai Celestial. Ele deu todo o poder e conhecimento a Seu Filho Amado, Jesus Cristo. Graças a Ele, toda a humanidade será um dia curada de todas as enfermidades físicas para sempre. Graças à Expiação de Jesus Cristo, se decidirmos nos arrepender e voltar nosso coração plenamente ao Salvador, Ele vai nos curar espiritualmente. Essa cura pode começar imediatamente. A escolha é nossa. Queremos ficar sãos?

Testifico que Jesus Cristo pagou o preço para que possamos ser curados. Mas temos que decidir tomar essa medicação curadora que Ele nos oferece. Tomem-na hoje mesmo. Não adiem. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. O medicamento se chama tPA (ativador do plasminogênio tecidual).

  2. Mosias 2:41.

  3. Ver Mateus 4:24. Cristo seguiu curando todos os enfermos, até aqueles acometidos de “várias enfermidades”, que passavam por “tormentos”, estavam “endemoniados” e eram “lunáticos”.

  4. Ver João 5:5–9; grifo do autor.

  5. Ver Lucas 8:43–47; grifo do autor.

  6. Ver Alma 40:23; Helamã 14:17.

  7. Ver Lucas 5:20, 23–25; ver também Tradução de Joseph Smith, Lucas 5:23 (em Lucas 5:23, nota de rodapé a): “Acaso é preciso mais poder para perdoar pecados do que para fazer os enfermos levantar e andar?”

  8. Ver 1 João 3:4.

  9. Ver 3 Néfi 27:19.

  10. Ver “O evangelho de Jesus Cristo”, Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário, 2004, LDS.org/manual/missionary.

  11. Lynn G. Robbins, “Até setenta vezes sete”, Liahona, maio de 2018, p. 22.

  12. Ver Mosias 16:5.

  13. Em muitas ocasiões, testemunhei a cura acelerada de pessoas quando familiares ajudaram e apoiaram alguém que havia quebrado votos de fidelidade e confiança, ajudando-os a se voltarem ao Salvador mais plenamente para receber Seu poder de cura em sua vida. Se a alma realmente arrependida procurar mudar, os familiares que a ajudarem no estudo do evangelho, na oração sincera e no serviço cristão não apenas ajudam o pecador a mudar, mas também abrem o caminho para que o Salvador cure sua própria vida. Quando adequado, as vítimas inocentes podem ajudar o pecador errante buscando orientação celeste sobre o que devem estudar juntos, como servir e como envolver os familiares para apoiar e fortalecer a alma arrependida a mudar e a se beneficiar do poder redentor de Jesus Cristo.

  14. Boyd K. Packer, “O plano de felicidade”, A Liahona, maio de 2015, p. 28.

  15. 3 Néfi 18:32.

  16. Alma 34:31; grifo do autor.

  17. Russell M. Nelson, “Ao seguirmos adiante juntos”, Liahona, abril de 2018, p. 7.