2010–2019
As Mulheres e o Ensino do Evangelho no Lar
Outubro de 2018


As Mulheres e o Ensino do Evangelho no Lar

O Salvador é o vosso exemplo perfeito de como irão desempenhar um papel importante na Sua obra de implementação de uma maior ênfase à aprendizagem do evangelho no lar.

Minhas queridas irmãs, é maravilhoso estar aqui convosco. Esta é uma época emocionante para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Senhor está a derramar conhecimento sobre a Sua Igreja, conforme prometeu fazer.

Lembram-se do que Ele disse: “Por quanto tempo podem as águas correntes permanecer impuras? Que poder deterá os céus? Seria tão inútil o homem estender seu braço débil para deter o rio Missouri em seu curso ou fazê-lo ir correnteza acima, como o seria impedir que o Todo-Poderoso derramasse conhecimento do céu sobre a cabeça dos Santos dos Últimos Dias”.1

Uma parte do conhecimento que o Senhor partilha atualmente connosco está relacionada com o acelerar do derramamento de conhecimento sobre a cabeça e o coração do Seu povo. Ele deixou claro que as filhas do Pai Celestial teriam um papel primordial nesta milagrosa aceleração. Uma evidência deste milagre é o facto de Ele guiar o Seu profeta vivo, a dar uma maior ênfase na instrução do evangelho no lar e no seio da família.

Podem perguntar: “Como é que isto faz das irmãs uma força fundamental para ajudar o Senhor a derramar o Seu conhecimento sobre os Seus santos?” O Senhor dá a resposta na “A Família: Proclamação ao Mundo”. Lembram-se das palavras, mas podem ver, agora, um novo significado e reconhecer que o Senhor previu estas emocionantes mudanças, que estão agora a decorrer Na proclamação, Ele dá às irmãs a incumbência de serem as principais educadoras do evangelho na família, com estas palavras: “A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos”.2 Isto inclui nutrir na verdade e no conhecimento do evangelho.

A proclamação continua: “O pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais”.3 Eles são parceiros iguais, iguais no seu potencial de crescimento eterno e de aquisição de conhecimento e são unidos ao se ajudarem mutuamente. Eles são iguais no seu destino divino de serem exaltados juntos. De facto, o homem e a mulher não podem ser exaltados sozinhos.

Porque é que, então, uma filha de Deus, num relacionamento de igualdade e união, recebe a responsabilidade primordial de nutrir com o nutriente mais importante que todos precisamos receber, um conhecimento da verdade vindo dos céus? Até onde consigo ver, este tem sido o modo do Senhor desde que as famílias foram criadas neste mundo.

Por exemplo, foi Eva quem recebeu o conhecimento de que Adão devia comer do fruto da árvore do conhecimento, para que pudessem guardar todos os mandamentos de Deus e formar uma família. Não sei porque é que a Eva recebeu primeiro este conhecimento, mas Adão e Eva estavam em perfeita união quando o conhecimento foi derramado sobre Adão.

Um outro exemplo do Senhor, usar os dons das mulheres de nutrir, encontra-se na forma como Ele fortaleceu os guerreiros de Helamã. Sinto um nó na garganta quando leio o relato e lembro-me das palavras calmas de segurança da minha própria mãe quando saí de casa para o serviço militar.

Helamã registou:

“Eles tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria.

E repetiram-me as palavras de suas mães, dizendo: Não duvidamos de que nossas mães o soubessem”.4

Embora eu não conheça todos os motivos que levaram o Senhor a dar às irmãs fiéis a responsabilidade primordial de nutrir as famílias, acredito que esteja relacionado com a sua capacidade de amar. É necessário um amor muito grande para sentir as necessidades de outra pessoa acima das nossas. Isto é o puro amor de Cristo pela pessoa que cuidam. Este sentimento de caridade parte da pessoa que foi escolhida para nutrir, que se qualificou para os efeitos da Expiação de Jesus Cristo. O lema da Sociedade de Socorro, exemplificado pela minha própria mãe, parece ter sido inspirado: “A caridade nunca falha”.

Como filhas de Deus, têm uma capacidade enorme e inata de sentir as necessidades dos outros e de amá-los. Isto, por sua vez, torna-vos mais suscetíveis aos sussurros do Espírito. O Espírito pode, então, guiar os vossos pensamentos, o que dizem e o que devem fazer para nutrir as pessoas, para que o Senhor possa derramar o Seu conhecimento, verdade e coragem sobre elas.

Irmãs, todas vós que estão ao alcance da minha voz, encontram-se num determinado ponto da vossa jornada pela vida. Algumas são ainda meninas a assistir, pela primeira vez, a uma sessão geral das mulheres. Algumas são moças que estão a preparar-se para nutrir como Deus deseja que nutram. Algumas são recém-casadas que ainda não tiveram filhos, outras são jovens mães com um ou mais filhos. Algumas são mães de adolescentes e outras têm os filhos no campo missionário. Algumas têm filhos que se enfraqueceram na fé e que estão longe de casa. Algumas vivem sozinhas sem nenhum companheiro fiel. Outras são avós.

Ainda assim, seja qual for a vossa circunstância pessoal, são uma parte — uma parte essencial — da família de Deus e da vossa própria família, seja no futuro, neste mundo ou no mundo espiritual. A responsabilidade que receberam de Deus é a de nutrir o maior número de membros da vossa família e da família de Deus que puderem, com o vosso amor e a vossa fé no Senhor Jesus Cristo.

Na prática, o vosso desafio é saber a quem, como e quando nutrir. Precisam da ajuda do Senhor. Ele conhece o coração das pessoas e sabe quando estas estão prontas para aceitar serem nutridas por vós. A vossa oração de fé será a chave do vosso sucesso. Podeis depender e procurar a Sua orientação.

Ele deu-nos este incentivo: “Pedi ao Pai em meu nome com fé, acreditando que recebereis, e tereis o Espírito Santo, que manifesta todas as coisas que são convenientes aos filhos dos homens”.5

Para além da oração, o estudo dedicado das escrituras será uma parte do vosso poder crescente de nutrir. E esta é a promessa: “Nem de antemão vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas entesourai sempre em vossa mente as palavras de vida e na hora precisa vos será dada a porção que será concedida a cada homem”.6

Por isso, devem reservar mais tempo para orar, ponderar e meditar acerca dos assuntos espirituais. O conhecimento da verdade será derramado sobre vós e crescerá no vosso poder de nutrir os outras da vossa família.

Haverá ocasiões em que sentirão que o vosso progresso, a respeito de como aprender a nutrir melhor, é lento. Será necessário ter fé para perseverar. O Salvador enviou-vos este incentivo:

“Portanto não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande.

Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita; e os que são solícitos e obedientes comerão do bem da terra de Sião nestes últimos dias”.7

A vossa presença nesta noite é a prova de que têm o desejo de aceitar o convite do Senhor de nutrir outros. Isto aplica-se até à mais nova de vós aqui hoje. Podem saber a quem devem nutrir na vossa família. Se orarem com real intenção, virá à vossa mente um nome ou um rosto. Se orarem para saber o que fazer ou dizer, irão sentir a resposta. Sempre que obedecerem, o vosso poder de nutrir aumentará. Estarão a preparar-se para o dia em que nutrirão os vossos próprios filhos.

As mães de adolescentes podem orar para saber como podem nutrir um filho ou uma filha que parece não estar a responder à nutrição que recebe. Podem orar para saber quem poderá ter a influência espiritual que os vossos filhos precisam e aceitariam. Deus ouve e responde às orações sinceras de mães preocupadas e Ele envia a ajuda.

Talvez também, alguma avó aqui presente, nesta noite, sinta um aperto no peito causado pelas tensões e dificuldades dos seus filhos e netos. Podem receber coragem e orientação com as experiências de famílias das escrituras.

Desde a época de Adão e Eva, passando pelo Pai Israel e até todas as famílias do Livro de Mórmon, há uma lição garantida sobre o que fazer com as tristezas das crianças que são indiferentes: nunca deixem de amá-las.

Temos o exemplo motivador do Salvador que nutre os filhos espirituais rebeldes do Pai Celestial. Mesmo quando estes, e nós, Lhe causamos dor, a mão do Salvador, ainda assim, permanece estendida.8 Ele falou em 3 Néfi a respeito dos seus irmãos e irmãs espirituais, que Ele havia tentado nutrir sem sucesso: “Ó povo (…) que sois da casa de Israel, quantas vezes vos ajuntei como a galinha ajunta seus pintos sob as asas e alimentei-vos!”9

Para as irmãs de todos os estágios da jornada da vida, de todos os tipos de situação familiar e de todas as culturas, o Salvador é o vosso exemplo perfeito de como irão desempenhar um papel importante na Sua obra de implementação de uma maior ênfase à aprendizagem do evangelho no lar e na família.

Trarão convosco o vosso sentimento inerente de caridade nas mudanças ao nível das atividades e práticas na vossa família. Isto proporcionará um maior crescimento espiritual. Quando orarem por e com os membros da família, sentirão o vosso amor e o amor do Salvador por eles. Esse tornar-se-á cada vez mais o vosso dom espiritual à medida que procurarem obtê-lo. Os membros da vossa família senti-lo-ão à medida que orarem com mais fé.

Quando a vossa família se reunir para ler as escrituras em voz alta, já as terão lido e já terão orado acerca das mesmas na vossa preparação pessoal. Terão encontrado tempo para orar para que Espírito ilumine a vossa mente. Então, quando for a vossa vez de ler, os membros da família irão sentir o vosso amor por Deus e pela Sua palavra. Eles serão nutridos por Ele e pelo Seu Espírito.

O mesmo derramamento pode surgir em qualquer reunião familiar, se orarem e assim o planearem. Pode ser necessário algum esforço e tempo, mas resultará em milagres. Lembro-me de uma lição que a minha mãe me ensinou quando eu era pequeno. Ainda consigo ver na minha mente o mapa colorido que ela havia feito com as viagens do apóstolo Paulo. Fico a pensar como é que ela conseguiu arranjar tempo e energia para fazer aquilo. E até hoje sou abençoado pelo seu amor por aquele apóstolo fiel.

Cada uma de vós encontrará formas de contribuir para o derramamento de verdade sobre a vossa família na Igreja restaurada do Senhor. Cada uma de vós irá orar, estudar e ponderar para saber qual será a vossa contribuição em particular. Mas disto eu sei: Cada uma de vós, unida em igualdade com os filhos de Deus, será uma parte primordial do milagre de aprender e viver o evangelho, que acelerará a coligação de Israel e preparará a família de Deus para o glorioso regresso do Senhor Jesus Cristo. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.