2010–2019
Feridos
Outubro de 2018


Feridos

Na fornalha das provações terrenas, pacientemente, avancemos em frente e o poder de cura do Salvador trar-nos-á luz, compreensão, paz e esperança.

No dia 22 de março de 2016, pouco antes das oito horas da manhã, duas bombas explodiram no Aeroporto de Bruxelas. O Elder Richard Norby, o Elder Mason Wells e o Elder Joseph Empey tinham acabado de levar a irmã Fanny Clain ao aeroporto para apanhar um avião para a sua missão em Cleveland, Ohio, nos EUA. Vinte e duas pessoas perderam a vida e todos os missionários ficaram feridos.

A vítima com ferimentos mais graves foi o Elder Richard Norby, de 66 anos de idade, que servia com a sua esposa, a Sister Pam Norby.

O Elder Norby comentou acerca daquele momento:

“Num instante, eu soube o que tinha acontecido.

“Tentei correr para me salvar, mas caí de imediato. … Conseguia ver que a minha perna estava gravemente ferida. Reparei que tinha uma fuligem escura, quase como uma teia de aranha, a escorrer-me das mãos. Tentei arrancá-la delicadamente, mas percebi que não era fuligem, mas sim a minha pele, que havia sido queimada. A minha camisa branca começou a ficar vermelha devido a um ferimento nas minhas costas.

“Quando tomei consciência do que havia acontecido, tive um pensamento tão forte … de que o Salvador sabia onde eu estava, sabia o que tinha acontecido, e sabia que eu estava a sofrer naquele momento”.1

Imagem
Richard Norby em coma induzido

Os dias que se seguiram foram difíceis para Richard Norby e para a sua esposa, Pam. Ele foi colocado num estado de coma induzido, passou por cirurgias, infeções e momentos de muita insegurança.

Richard Norby sobreviveu, mas a sua vida nunca mais seria a mesma. Dois anos e meio já se passaram, e os seus ferimentos ainda estão a cicatrizar; uma prótese substitui uma parte da sua perna; cada passo é, agora, diferente do que era antes daquele dia no Aeroporto de Bruxelas.

Imagem
Richard e Pam Norby

Por que é que uma coisa destas tinha de acontecer ao Richard e à Pam Norby?2 Eles tinham sido fiéis aos seus convénios, já haviam servido uma missão anterior na Costa do Marfim e criaram uma família maravilhosa.A Qualquer um podia, compreensivelmente, dizer: “Não é justo! Não está certo! Eles estavam a dedicar a sua vida ao evangelho de Jesus Cristo; como é que isto pôde acontecer?”

É a Mortalidade

Embora os detalhes sejam diferentes, as tragédias, os testes imprevistos e as provações, físicas e espirituais, acontecem a cada um de nós por causa da mortalidade.

Esta manhã, ao pensar nos oradores desta sessão da conferência, ocorreu-me que dois deles perderam filhos e três outros perderam netos que, inesperadamente retornaram ao seu lar celestial. Ninguém foi poupado à doença e à tristeza, e como já foi referido aqui, esta semana um anjo aqui na Terra, a quem todos amamos, a irmã Barbara Ballard, suavemente passou pelo véu. Presidente Ballard , nunca nos esqueceremos do seu testemunho desta manhã.

Nós procuramos alcançar a felicidade. Nós ansiamos pela paz. Nós esperamos encontrar o amor. E o Senhor derrama sobre nós uma maravilhosa abundância de bênçãos. Porém, interligada entre a alegria e felicidade, uma coisa é certa: haverá momentos, horas, dias, e às vezes anos, em que a nossa alma ficará ferida.

As escrituras ensinam que teremos de provar o amargo e o doce3 e que haverá “oposição em todas as coisas”.4 Jesus disse: “[o Pai Celestial] faz com que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e a chuva desça sobre os justos e os injustos”5.

As feridas da alma não são exclusivas aos ricos ou pobres, de uma cultura, de uma nação ou de uma geração. Ela vêm para todos e fazem parte da aprendizagem que recebemos desta experiência mortal.

Os Justos Não São Imunes

A minha mensagem, hoje, é especialmente para aqueles que guardam os mandamentos de Deus, que cumprem as suas promessas a Deus e, tal como os Norbys, e muitos outros homens, mulheres, e crianças, nesta audiência mundial, enfrentam provações e desafios inesperados e dolorosos.

As nossas feridas podem resultar de um desastre natural ou de um lamentável acidente. Podem ter sido causadas por um marido ou por uma esposa infiel, virando “de pernas para o ar” a vida de cônjuges e filhos fiéis. As feridas podem ter sido causadas pelas trevas e angústia da depressão, por uma doença imprevista, do sofrimento ou morte prematura de um ente querido, da tristeza de um membro da família ter perdido a sua fé, da solidão quando as circunstâncias não trazem um companheiro eterno, ou de centenas de outras dolorosas “[tristezas] que o olho não pode ver”.6

Todos percebemos que as dificuldades fazem parte da vida, mas, quando nos afetam, podem deixar-nos sem fôlego. Não devemos alarmar-nos, devemos estar preparados. O Apóstolo Pedro disse: “Não estranheis a ardente prova que vos sobrevém para vos testar, como se coisa estranha vos acontecesse”.7 Em meio às cores brilhantes da alegria e da felicidade, entrelaçam-se profundamente no tecido do plano do nosso Pai os escuros fios da provação e da tragédia. Estas batalhas, embora difíceis, tornam-se, frequentemente, nos nossos melhores mestres.8

Quando contamos a história milagrosa dos 2060 jovens soldados de Helamã, nós amamos esta escritura: “De acordo com a bondade de Deus e para nossa grande surpresa e também para alegria de todo nosso exército, nenhum deles perecera”.

Mas, a frase continua: “E não houve entre eles um só que não tivesse recebido muitos ferimentos”.9 Cada um dos 2060 tiveram muitas feridas, e cada um de nós seremos feridos na batalha da vida, seja física ou espiritualmente, ou ambos os casos.

Jesus Cristo É o Nosso Bom Samaritano

Nunca desistam — por mais profundas que sejam as feridas da nossa alma, qualquer que tenha sido a sua origem, quando ou onde tenham acontecido, tenham durado muito ou pouco tempo, não estamos destinados a perecer espiritualmente. Estamos destinados a sobreviver espiritualmente e a desabrochar na nossa fé e confiança em Deus.

Deus não criou o nosso espírito para ser independente Dele. O nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, por meio da inestimável dádiva da Sua Expiação, não só nos salva da morte, como também nos oferece, por meio do arrependimento, o perdão dos nossos pecados, mas, também está sempre pronto para nos salvar das tristezas e do sofrimentos de uma alma ferida.10

Imagem
O Bom Samaritano

O Salvador é o nosso Bom Samaritano,11 enviado “para curar os quebrantados de coração.”12 Ele vem a nós mesmo quando outros nos ignoram. Com compaixão, Ele coloca o seu bálsamo curador sobre as nossas feridas e cura-as. Ele carrega-nos. Ele preocupa-se connosco. Ele convida-nos: “[Vinde] a mim (…) e eu [vos curarei]”.13

“E [Jesus] (…) [sofrerá] dores e aflições e tentações de toda espécie (…) para (…) que tome sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. (…)[E tomará sobre si as nossas] enfermidades, [sendo] cheios de misericórdia.”14

“Vinde, ó desconsolados, onde quer que estejais;

Achegai-vos ao trono da misericórdia e, fiéis, ajoelhai-vos.

Trazei o vosso coração ferido e a vossa angústia confessai.

Não há tristeza na Terra da qual o céu não vos possa curar.”15

Num momento de enorme sofrimento, o Senhor disse ao Profeta Joseph: “Todas essas coisas te servirão de experiência, e serão para o teu bem”.16 Como é que os ferimentos dolorosos podem ser para o nosso bem? Na fornalha das provações terrenas, pacientemente avancemos em frente, e o poder de cura do Salvador trar-nos-á luz, compreensão, paz e esperança.17

Não Desistam Nunca

Orem de todo o vosso coração. Fortaleçam a vossa fé em Jesus Cristo, na Sua graça e na realidade da Sua existência. Detenham-se nas Suas palavras: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.18

Lembrem-se, o arrependimento é um poderoso remédio espiritual.19 Guardem os mandamentos e sejam dignos do Confortador, relembrando-vos do que o Salvador prometeu: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”.20

A paz do templo é um bálsamo que cura a alma ferida. Voltem à casa do Senhor com os vossos corações feridos e com os nomes dos vossos familiares sempre que puderem. O templo projeta o nosso breve momento da mortalidade na tela da eternidade.21

Olhem para o passado, com a lembrança de que provaram a vossa dignidade no vosso estado pré-mortal. Somos filhos valentes de Deus e, com a Sua ajuda, podemos triunfar nas batalhas deste mundo decaído. Já o fizemos antes e podemos voltar a fazê-lo.

Olhem adiante. Os vossos problemas e tristezas são muito reais, mas não durarão para sempre.22 A vossa noite negra passará porque “ o Filho … se levantará com poder de cura nas suas asas.”23

Os Norby disseram-me: “De vez em quando, a deceção vem visitar-nos, mas nunca deixamos que ela fique”.24 O Apóstolo Paulo disse: “Somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desesperados. Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não perdidos”.25 Talvez já estejam exaustos, mas nunca desistam.26

Mesmo com vossas próprias feridas dolorosas, instintivamente alcançarão os outros, confiando na promessa do Salvador: “Todo aquele que perder a sua vida por minha causa a achará”.27 Os feridos que tratam das feridas de outros são anjos de Deus na Terra.

Dento de alguns momentos, ouviremos o nosso amado profeta, o Presidente Russell M. Nelson, um homem de fé destemida em Jesus Cristo, um homem de esperança e paz, amado por Deus, mas não poupado das feridas da alma.

Em 1995, a sua filha Emily, enquanto ainda grávida, foi diagnosticada com cancro. Houve dias de esperança e felicidade quando o seu bebé nasceu saudável. Mas o cancro voltou e a sua amada filha Emily foi levada desta vida, duas semanas, apenas, após ter completado 37 anos de idade, deixando o seu amado marido e cinco filhos pequenos.

Imagem
O Presidente Nelson falou 1995

Na conferência geral, pouco depois de ela ter falecido, o Presidente Nelson, confidenciou: “As minhas lágrimas de tristeza escorreram levando consigo o desejo de que eu poderia ter feito mais pela nossa filha. (…) Se tivesse o poder da ressurreição, eu teria sido tentado a trazê-[la] de volta. … [Mas] Jesus Cristo porta essas chaves e irá usá-las na minha filha Emily … e em todas as pessoas, no tempo do Senhor”.28

Imagem
O Presidente Nelson em Porto Rico

No mês passado, enquanto visitava os membros da Igreja em Porto Rico, e lembrando-se do devastador furacão do ano passado, o Presidente Nelson falou com amor e compaixão:

“Isto faz parte da vida. É por isso que estamos aqui. Estamos aqui para receber um corpo e ser provados e testados. Alguns desses testes são físicos; alguns são espirituais; e as vossas provações aqui têm sido tanto físicas quanto espirituais”.29

“Nunca desistiram. Temos muito orgulho em vós. Vós, Santos fiéis perdestes muito, mas em meio a tudo, fortaleceram a vossa fé no Senhor Jesus Cristo”.30

“Se guardarmos os mandamentos de Deus, poderemos encontrar alegria mesmo em meio às nossas piores circunstâncias”.31

Todas as Lágrimas Serão Limpas

Irmãos e irmãs, prometo-lhes que ao aumentarem a vossa fé no Senhor Jesus Cristo receberão mais força e mais esperança. Para vós, os justos, Aquele que cura as nossas almas, no Seu tempo e à Sua maneira, curará todas as nossas feridas.32 Nenhuma injustiça ou perseguição, nenhuma provação, nenhuma tristeza, nenhuma deceção, nenhuma ferida — por mais profunda, mais abrangente, ou mais dolorosa — será excluída do consolo, da paz e da esperança duradoura Daquele que, de braços abertos e cujas mãos feridas, nos receberá de volta à Sua presença. Naquele dia, o apóstolo João testifica, que os justos, “que [vierem] de grande tribulação”33 estarão “vestidos de vestes brancas (…) diante do trono de Deus”. O Cordeiro habitará entre nós “e Deus enxugará de … [nossos] olhos toda lágrima”.34 Este dia chegará. Disso testifico em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Conversa pessoal, 26 de janeiro de 2018.

  2. Numa conversa que tive no início deste ano, Richard Norby disse-me: “Reagimos de acordo com o que recebemos”. Extraído do seu diário: “Os testes e as provações que cada um de nós tem de enfrentar dão-nos a oportunidade e o privilégio de conhecer melhor o Salvador e de compreender, mais detalhadamente, o seu Sacrifício Expiatório. Dependemos Dele. Buscamos alcançá-Lo. Confiamos Nele. Nele está a nossa certeza. Amamo-Lo de todo o coração, sem quaisquer reservas. O Salvador superou todas as dores físicas e emocionais inerentes à mortalidade. Ele remove a nossa dor. Ele absorve as nossas tristezas

  3. Ver Doutrina e Convénios 29:39.

  4. 2 Néfi 2:11.

  5. Mateus 5:45.

  6. “Senhor eu Te Segurei” Hino, nº 134.

  7. 1 Pedro 4:12.

  8. “E assim os provaremos, para ver se farão todas as coisas que o Senhor, Seu Deus, lhes ordenar” (Abraão 3:25; ver também Doutrina e Convénios 101:4–5).

  9. Alma 57:25.

  10. Um amigo escreveu-me: “Uma batalha de quase cinco anos com a ‘escuridão e a tristeza’ emocional, a vários níveis, leva-nos ao limite da nossa capacidade, vontade, fé e paciência. Após vários dias de ‘sofrimento’, sentimo-nos cansados. Após várias semanas de ‘sofrimento’, sentimo-nos exaustos. Após vários meses de ‘sofrimento’, começamos a perder o chão. Após vários anos de ‘sofrimento’, rendemo-nos à possibilidade de que jamais iremos recuperar. A esperança torna-se o mais precioso e vago dos presentes. Em suma, não sei bem como é que consegui superar esta provação, a não ser que foi por meio do Salvador. É a única explicação. Não sei explicar como é que sei isso, só sei dizer que sei. Graças a Ele, superei o meu sofrimento”.

  11. Ver Lucas 10:30–35.

  12. Lucas 4:18; ver também Isaías 61:1.

  13. 3 Néfi 18:32.

  14. Alma 7:11–12. “Desceu abaixo de todas as coisas, no sentido de que compreendeu todas as coisas” (Doutrina e Convénios 88:6).

  15. Tradução livre de “Come, Ye Disconsolate”, Hymns, nº 115 (hino não traduzido para português).

  16. Doutrina e Convénios 122:7.

  17. “Conheces a grandeza de Deus; e ele consagrará tuas aflições para teu benefício” (2 Néfi 2:2). “Porque sei que aqueles que confiarem em Deus serão auxiliados em suas tribulações e em suas dificuldades e em suas aflições; e serão elevados no último dia” (Alma 36:3).

  18. 2 Coríntios 12:9.

  19. Ver Neil L. Andersen, “The Joy of Becoming Clean” [“A Alegria de Ser Limpo”], Ensign, abril de 1995.

  20. João 14:18.

  21. “Se só nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).

  22. No primeiro versículo do Livro de Mórmon, Néfi explicou, “tendo passado muitas aflições no decurso de meus dias” (1 Néfi 1:1). Mais adiante, Néfi disse: “Não obstante, voltei-me para Deus e louvei-o todo o dia; e não murmurei contra o Senhor por causa de minhas aflições” (1 Néfi 18:16).

  23. 3 Néfi 25:2.

  24. Conversa pessoal, 26 de janeiro de 2018.

  25. 2 Coríntios 4:8–9.

  26. Enquanto o Presidente Hugh B. Brown visitava Israel, perguntaram-lhe porque foi ordenado a Abraão sacrificar seu filho. Ele respondeu: “Abraão precisava aprender algo sobre Abraão” (em Truman G. Madsen, Joseph Smith the Prophet, (Joseph Smith, o profeta), 1989, p. 93).

  27. Mateus 16:25.

  28. Russell M. Nelson, “Filhos do Convénio”, A Liahona, maio de 1995.

  29. Russell M. Nelson, em Jason Swensen, “Better Days Are Ahead for the People of Puerto Rico” [“Melhores Dias Virão para o Povo de Porto Rico”], Church News, 9 de setembro, 2018, p. 4.

  30. Russell M. Nelson, em Swensen, “Better Days Are Ahead” [“Melhores Dias Virão”], p. 3.

  31. Russell M. Nelson, em Swensen, “Better Days Are Ahead” [“Melhores Dias Virão”], p. 4.

  32. Russell M. Nelson, “Jesus Cristo — O Mestre que Cura”, A Liahona, novembro de 2005.

  33. Apocalipse 7:14.

  34. Ver Apocalipse 7:13, 15, 17.