2010–2019
Cristo: A luz que brilha na escuridão
Conferência Geral de Abril de 2019


Cristo: A luz que brilha na escuridão

Se sentirem que o farol de seu testemunho está falhando e a escuridão se aproxima, tenham coragem. Cumpram suas promessas feitas a Deus.

Meu escritório no prédio da Sociedade de Socorro tem uma vista perfeita do Templo de Salt Lake. Todas as noites, como um relógio perfeitamente ajustado, as luzes externas do templo são ligadas ao anoitecer. O templo é um farol estável e confiável bem na minha janela.

Imagem
Templo de Salt Lake ao entardecer

Uma noite, em fevereiro passado, meu escritório permaneceu excepcionalmente escuro ao pôr do sol. Ao olhar pela janela, percebi que o templo estava escuro. As luzes não tinham acendido. Senti-me subitamente na escuridão. Eu não conseguia ver os pináculos do templo que costumava ver todas as noites nos últimos anos.

Imagem
Templo de Salt Lake com as luzes das torres apagadas

Ao ver escuridão onde eu esperava ver luz, lembrei-me de que uma das necessidades fundamentais para nosso crescimento é permanecermos conectados à nossa fonte de luz — Jesus Cristo. Ele é a fonte de nosso poder, a Luz e a Vida do mundo. Sem uma forte conexão com Ele, começamos a morrer espiritualmente. Sabendo disso, Satanás tenta explorar as pressões do mundo que todos enfrentamos. Ele trabalha para ofuscar nossa luz, provocar um curto-circuito em nossa conexão, cortar nosso suprimento de energia, deixando-nos sozinhos no escuro. Essas pressões são condições comuns na mortalidade, mas Satanás trabalha arduamente para nos isolar e dizer que somos os únicos a passar por isso.

Alguns de nós ficam paralisados pelo sofrimento.

Quando ocorre uma tragédia, quando a vida nos fere de tal modo que mal conseguimos respirar, quando somos atacados como o homem na estrada para Jericó e deixados para morrer, Jesus surge e derrama óleo em nossas feridas, levanta-nos com cuidado, leva-nos a uma hospedagem e cuida de nós.1 Para aqueles de nós que estão sofrendo, Ele diz: “Aliviarei as cargas que são colocadas sobre vossos ombros, de modo que não as podereis sentir sobre vossas costas (…) para que tenhais plena certeza de que eu, o Senhor Deus, visito meu povo nas suas aflições”.2 Cristo cura as feridas.

Alguns de nós estão muito cansados.

O élder Holland disse: “Não se exige que corramos mais rapidamente do que o permitam nossas forças. (…) Mas, a despeito disso, sei que muitos de vocês correm muito e que sua energia e seu suprimento emocional às vezes chegam a quase zero”.3 Quando as expectativas nos sufocam, podemos dar um passo atrás e perguntar ao Pai Celestial o que deixar de fazer. Parte de nossa experiência de vida é aprender o que não fazer. Mas mesmo assim, às vezes a vida pode ser muito exaustiva. Cristo nos assegurou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.4

Cristo quer estar ao nosso lado no jugo e ajudar a aliviar nossos fardos. Cristo é o descanso.

Alguns de nós sentem que não se encaixam no modelo tradicional.

Por vários motivos, não nos sentimos aceitos ou aceitáveis. O Novo Testamento mostra o grande esforço que Jesus fez para estar com todos os tipos de pessoas: leprosos, coletores de impostos, crianças, galileus, meretrizes, mulheres, fariseus, pecadores, samaritanos, viúvas, centuriões romanos, adúlteros, os ritualisticamente imundos. Em quase todas as histórias, Ele está auxiliando alguém que não era tradicionalmente aceito na sociedade.

Lucas 19 conta a história do chefe dos coletores de impostos em Jericó chamado Zaqueu. Ele subiu em uma árvore para ver Jesus passar. Zaqueu era funcionário do governo romano e era visto como corrupto e pecador. Jesus o viu na árvore e o chamou, dizendo: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém ficar em tua casa”.5 E quando Jesus viu a bondade no coração de Zaqueu e o que ele fazia pelo próximo, aceitou sua oferta, dizendo: “Hoje houve salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão”.6

Cristo disse ternamente aos nefitas: “E vistes que eu mandei que nenhum de vós se afastasse”.7 Pedro teve uma poderosa epifania em Atos 10 quando declarou: “Deus mostrou-me que a [nenhuma pessoa] chame comum ou [imunda]”.8 É um requisito inalterável para os discípulos de Cristo e os membros da Igreja demonstrarem verdadeiro amor uns pelos outros.9 O mesmo tipo de convite que Jesus fez a Zaqueu Ele estende a nós: “Eis que estou à porta, e bato; se [você ouvir] a minha voz, e [abrir] a porta, entrarei em sua casa, e [com você] cearei, e [você], comigo”.10 Cristo nos vê em nossa árvore.

Alguns de nós estão abalados pelas dúvidas.

Há não muito tempo, eu estava sobrecarregada e irritada devido a perguntas para as quais não conseguia encontrar respostas. Em uma manhã de sábado, tive um sonho. No sonho, vi um gazebo e compreendi que deveria entrar nele. Cinco arcos o circundavam, mas as janelas eram feitas de pedra. Reclamei no sonho, pois não queria entrar, porque era muito claustrofóbico. Porém, um pensamento me veio à mente de que o irmão de Jarede havia fundido pedras pacientemente até que elas se tornassem vidro transparente. O vidro é uma pedra que passou por uma mudança de estado. Quando o Senhor tocou as pedras do irmão de Jarede, elas brilharam na escuridão dos navios.11 De repente, senti o desejo de estar naquele gazebo mais do que em qualquer outro lugar. Aquele era o local exato, o único local, onde eu poderia “ver”. As dúvidas que me incomodavam não desapareceram, porém, bem clara em minha mente quando acordei era a pergunta: “Como você vai aumentar sua fé, como o irmão de Jarede, para que suas pedras brilhem?”12

Nossa mente mortal é feita para buscar entendimento e significado pouco a pouco. Não sei todas as razões pelas quais o véu sobre a mortalidade é tão espesso. Não é neste estágio de nosso desenvolvimento eterno que obteremos todas as respostas. É neste estágio que desenvolvemos nossa certeza (ou, às vezes, esperança) na evidência das coisas que não se veem. A certeza vem de um modo difícil de analisar, mas há luz em nossa escuridão. Jesus disse: “Eu sou a luz e a vida e a verdade do mundo”.13 Para aqueles que buscam a verdade, ela pode parecer, a princípio, a claustrofobia tola de janelas feitas de pedra, mas, com nossa paciência e nossas perguntas feitas com fé, Jesus pode transformar nossas janelas de pedra em vidro e luz. Cristo é a luz que nos faz ver.

Alguns de nós sentem que nunca serão bons o bastante.

A tintura escarlate do Velho Testamento não era apenas intensa, mas também era firme, significando que sua cor viva fixava na lã e não desbotava, não importando quantas vezes fosse lavada.14 Satanás utiliza esse argumento fazendo a seguinte associação: a lã branca que foi manchada de escarlate nunca volta a ser branca. Mas Jesus Cristo declara: “Os meus caminhos [são] mais altos do que os vossos caminhos”,15 e o milagre da Sua graça é que, quando nos arrependemos de nossos pecados, Seu sangue escarlate nos purifica novamente. Não é algo lógico, no entanto é real.

Imagem
Lã tingida de vermelho

Fotografia de iStock.com/iinwibisono

“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”16 O Senhor diz enfaticamente: “Aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro”.17 Em outras palavras: Venha, vamos ponderar juntos.18 Você cometeu erros; todos cometem.19 Venha a Mim e se arrependa.20 Não me lembrarei mais dos pecados.21 Você pode se tornar são de novo.22 Tenho um trabalho para você realizar.23 Cristo torna a lã branca.

Mas, na prática, quais são os passos? Qual a chave para nos reconectar com o poder de Jesus Cristo quando nossa luz começa a falhar? O presidente Russell M. Nelson disse de modo simples: “A chave é fazer e cumprir convênios sagrados. (…) Não é um caminho complicado”.24 Faça de Cristo o centro de sua vida.25

Se sentirem que o farol de seu testemunho está falhando e a escuridão se aproxima, tenham coragem. Cumpram suas promessas feitas a Deus. Façam suas perguntas. Façam pacientemente a pedra fundir em vidro. Voltem-se para Jesus Cristo, que ainda ama vocês.

Jesus disse: “Eu sou a luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem”.26 Isso significa que, não importa o quanto tente, a escuridão não pode apagar a luz. Nunca. Confiem que a luz Dele está ao seu alcance.

Imagem
Templo de Salt Lake

Nós, ou aqueles a quem amamos, podemos estar temporariamente na escuridão. No caso do Templo de Salt Lake, o gerente de manutenção, o irmão Val White, recebeu uma ligação quase imediatamente. As pessoas perceberam. O que havia de errado com as luzes do templo? Primeiro, a equipe foi pessoalmente a cada painel elétrico no templo e religou as luzes manualmente. Depois, eles substituíram as baterias do gerador e testaram para saber o que tinha acontecido.

É difícil voltar para a luz sozinho. Precisamos de amigos. Precisamos uns dos outros. Assim como a equipe de manutenção do templo, podemos ajudar uns aos outros pessoalmente, recarregando nossas baterias espirituais, reparando o que deu errado.

Imagem
Templo de Salt Lake no período do Natal

Nossa luz individual pode ser apenas uma pequena lâmpada na árvore. Mas ainda assim, nossa pequena lâmpada irradia luz e, todos juntos, como a Praça do Templo no Natal, atraímos milhões de pessoas para a casa do Senhor. O melhor de tudo, como o presidente Nelson nos incentivou, podemos trazer a luz do Salvador para nós mesmos e para aqueles a quem amamos simplesmente guardando nossos convênios. De várias maneiras, o Senhor recompensa esses atos fiéis com poder e alegria.27

Testifico que vocês são amados. O Senhor sabe o quanto vocês estão se esforçando. Vocês estão progredindo. Continuem tentando. Ele vê todos os seus sacrifícios ocultos e os conta para seu bem e o daqueles a quem vocês amam. Seu trabalho não é em vão. Vocês não estão sozinhos. O nome Dele, Emanuel, significa “Deus conosco”.28 Certamente Ele está com vocês.

Deem mais alguns passos no caminho do convênio mesmo que esteja muito escuro para ver adiante. As luzes se acenderão novamente. Testifico a veracidade nas palavras de Jesus e de que elas estão cheias de luz: “Achegai-vos a mim e achegar-me-ei a vós; procurai-me diligentemente e achar-me-eis; pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto”.29 Em nome de Jesus Cristo. Amém.