2002
Fé em Jesus Cristo
Março de 2002


Linha Sobre Linha

Fé em Jesus Cristo

Viemos a esta existência mortal para cumprir vários propósitos. Dentre os mais importantes estão receber um corpo físico e aceitar e seguir Jesus Cristo pela fé. Todos que vêm à vida mortal recebem um corpo. Mas, infelizmente, nem todos aceitam e seguem o Senhor Jesus Cristo pela fé. Desenvolver a fé necessária depende de cada um de nós. Alguns podem pensar: Acredito que Jesus Cristo é o Salvador, mas não sei se compreendo o que significa ter fé Nele.

O Apóstolo Paulo ensinou que “fé é o firme fundamento [ou certeza] das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1; ver TJS, Hebreus 11:1.) Talvez uma história verídica possa esclarecer essa definição.

Há alguns anos, uma jovem mãe teve problemas no início de sua gravidez. Temendo um aborto, ela pediu ao marido que lhe desse uma bênção do sacerdócio. Sabendo que deveria pedir, na bênção, que fosse feita a vontade do Senhor e não a dele, o marido ajoelhou-se em fervorosa oração para buscar a vontade do Senhor. Depois de algum tempo, esse jovem pai teve a nítida certeza espiritual de que o filho sobreviveria.

A bênção foi dada, mas os problemas da gravidez não desapareceram. Na verdade, o bebê nasceu três meses antes. Na primeira noite de vida dele, à medida que os médicos faziam repetidas e igualmente fracassadas tentativas de levar oxigênio dos pulmões subdesenvolvidos do bebê até à corrente sangüínea, o pai observava — e ponderava a certeza espiritual que recebera. Ele orou novamente e teve outra nítida impressão de que o bebê sobreviveria. Até mesmo quando o médico disse-lhe coisas que pareciam desesperançosas, o pai disse a si mesmo: “Sei que o Espírito me falou. Confiarei no Senhor”.

Em seguida, os médicos aplicaram um procedimento que consideravam o último recurso. Quando funcionou, o pai não se surpreendeu. Muitos meses difíceis se seguiram e os médicos estavam sempre pessimistas em relação às chances de saúde e vida normal do bebê. Mas hoje ele é um menino saudável e ativo de doze anos, que foi ordenado diácono recentemente.

O jovem pai teve fé na recuperação de seu filho porque recebeu uma certeza divina de que assim seria. Ele não podia ver o futuro e assim vislumbrar um menino saudável de doze anos servindo o sacramento — isso seria um conhecimento certo. Mas ele sabia o que o Espírito lhe havia falado e essa era uma prova suficiente.

Quando agimos com base nessas certezas recebidas do Senhor, estamos exercitando nossa fé e ela, por sua vez, torna-se mais forte. Assim podemos receber maiores certezas do Senhor e exercer uma fé ainda maior Nele. Jacó explicou que por ele e outros profetas de Deus que o precederam haverem recebido “muitas revelações e o espírito de profecia”, sua fé tornou-se “inabalável, de sorte que [podiam] verdadeiramente ordenar em nome de Jesus e as próprias árvores ou as montanhas ou as ondas do mar [os obedeciam]”. (Jacó 4:6)

O princípio é o mesmo para nós. Quando recebemos mandamentos ou conselhos do Senhor por meio de Seu profeta ou por intermédio dos líderes da Igreja ou de nossos pais, podemos ter um testemunho, pelo Espírito Santo, de que a orientação de fato vem do Senhor. Então, se agirmos com fé, baseados nessa certeza, permitiremos que o Senhor abençoe a nós e a outros.

O Pai Celestial talvez não nos peça para mover montanhas, mas Ele pode-nos perguntar:

“Você tem fé suficiente para receber as respostas a suas orações?”

“Você possui fé suficiente para pagar o dízimo?”

“Você tem fé suficiente para namorar apenas quem pode levá-lo(a) ao templo, confiando que Eu lhe darei alguém com quem possa começar uma família eterna?”

Mas talvez a pergunta mais importante que Ele nos faça é sobre nosso desejo de aceitar o Senhor Jesus Cristo em nossa vida e permitir que Ele nos ajude em nossa mudança:

“Você tem fé suficiente no Senhor para pedir perdão pelos seus pecados e uma mudança no coração?”

“Você possui fé suficiente para guardar os mandamentos e agir como Eu ordenei?”