2002
Uma Casa de Deus
Março de 2002


Tempo de Compartilhar

Uma Casa de Deus

“Estabelecei uma casa, sim, uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus.” (D&C 88:119)

Antes de ir à Igreja, você toma banho, penteia os cabelos e veste suas melhores roupas. Por que? Porque quer mostrar amor e respeito ao Pai Celestial e Jesus Cristo estando limpo e com a melhor aparência possível.

O Presidente Boyd K. Packer, Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, contou a respeito de uma viagem de seis dias que ele e os demais tripulantes de seu avião fizeram durante a Segunda Guerra Mundial. Estava quente e eles não puderam tomar um banho nem lavar os uniformes. Quando foram a um restaurante, uma mulher disse: “Puxa! Que homens mais sujos!”

O Presidente Packer disse: “Senti o quanto estava sujo, sem jeito e envergonhado”.

O Presidente Packer estava sem jeito porque suas roupas estavam sujas e ele não tinha tomado banho. Mas ele sabe que o Pai Celestial está muito mais preocupado com o fato de estarmos limpos interiormente. Quando nos arrependemos de nossos pecados e somos batizados, tornamo-nos limpos. Quando guardamos os mandamentos e tomamos o sacramento, renovamos a promessa que fizemos no batismo de seguir Jesus Cristo. É como ficar limpo novamente. Podemos ficar limpos interiormente porque Jesus Cristo pagou o preço pelos nossos pecados.

O Presidente Packer escreveu:

Do que vimos e ouvimos

Todo o significado

É não haver dom maior

Que o de ser “purificado”.

(“Purificados”, A Liahona, julho de 1997, p. 8)

Antes de os membros da Igreja irem ao templo, eles mostram seu amor e respeito ao Pai Celestial e Jesus Cristo, sendo puros. Quando tiver idade suficiente, você se sentirá bem indo ao templo se estiver puro por dentro e por fora.

Instruções

Cole a página 15 numa cartolina. Recorte o templo nas linhas pontilhadas. Dobre as abas nas linhas contínuas e cole-as na parte de dentro das paredes para formar uma caixa. (Ver ilustração.) Recorte os tijolos com as referências de escrituras. Eles mostram o que você deve fazer para ter uma vida digna e entrar no templo. Escolha um tijolo todos os dias, leia a escritura e cole-a na parte de fora do templo.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Conte a história de Jesus purificando o templo. (Ver João 2:14–17.) Explique às crianças que o templo é a casa de Deus. Devemos tratar esse lugar com respeito, vivendo da maneira que Jesus viveu. Peça às crianças que sugiram palavras que descrevam como devemos nos comportar para seguirmos Jesus. Faça uma lista dessas palavras. Cada criança deverá completar a frase a seguir com palavras da lista ou outra que seja adequada: “Irei ao templo e serei _____________”. Peça à primeira criança que preencha o espaço em branco. Peça à segunda criança que repita a frase e a primeira palavra, depois acrescente uma nova. Continue adicionando palavras até que todos tenham falado. Cante um hino sobre seguir Jesus Cristo.

  2. 2. Peça às crianças que abram em Êxodo 3:1–5. Explique-lhes que Moisés foi até uma montanha para falar com Deus e o Senhor apareceu a ele numa sarça ardente. Pergunte às crianças o que aconteceu com a sarça. (Leia versículos 2–3.) Pergunte o que Deus disse. (Leia o versículo 4.) Pergunte por que Deus mandou que Moisés tirasse os sapatos. (Leia o versículo 5.) Mostre ou fale a respeito dos sapatos que se usa no templo. Explique-lhes que no templo colocamos sapatos limpos e brancos para mostrar que estamos num lugar reverente e santo. Quando vamos à Igreja, não usamos os sapatos do templo, mas temos um comportamento reverente. Pergunte às crianças como elas podem mostrar reverência na Igreja. Explique-lhes que mostramos reverência no templo de maneira similar. Peça às crianças que façam desenhos de coisas que podemos fazer para mostrar reverência. Dê os desenhos a um membro do bispado ou da presidência do ramo.