2002
Eu Não Queria Ouvir
Maio de 2002


Eu Não Queria Ouvir

Sempre tive fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo. Mas a Igreja era outra história. Eu achava que ela era como qualquer outra igreja; era uma entre muitas outras capazes de me levar à salvação.

Por que eu era membro então? Eu estava procurando uma igreja que se encaixasse com meus princípios religiosos. Quando encontrei A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eu sabia que tinha achado uma “boa religião”, uma doutrina compatível com o que eu já acreditava por estudar a Bíblia. Decidi que esse conhecimento era suficiente para mim.

Mas quando freqüentei a Igreja e ouvi discursos e testemunhos, comecei a ter o desejo de descobrir por mim mesmo se a Igreja era realmente a Igreja restaurada de Jesus Cristo — a única Igreja verdadeira sobre a Terra. Decidi ler o Livro de Mórmon — algo que eu ainda não fizera. Percebi, é claro, com a leitura das revistas da Igreja, que eu não ganharia um testemunho se não estudasse com fé e com um coração aberto para receber uma confirmação do Pai Celestial. Assim fiz eu, e recebi um testemunho de que o Livro de Mórmon é verdadeiro.

No entanto, ainda tinha dúvidas a respeito da Igreja. Eu queria uma resposta clara e definitiva de Deus, alguma coisa marcante que me desse certeza. Eu sabia que não deveria pedir um sinal, mas essa idéia dominou meus pensamentos e provavelmente impediu-me de receber o testemunho que eu buscava. Quanto mais eu tentava obter uma confirmação dessa forma, mais rebelde eu me tornava. Depois, comecei a perder as esperanças.

Um dia, durante uma aula do instituto, o professor mostrou um vídeo sobre a vida de uma pessoa muito parecida comigo — alguém que não tinha certeza de seu testemunho. Ele procurou o conselho de seu bispo e este explicou-lhe que o Pai Celestial procura os momentos certos para responder nossas orações, mas nós devemos ficar atentos e receptivos ao Espírito Santo. O bispo do vídeo disse também que aprender a reconhecer a voz do Espírito Santo exige tempo e humildade.

Essas palavras tocaram-me profundamente. Percebi que nunca havia ouvido a voz do Espírito em relação à Igreja porque não estava disposta a isso. Desde a época em que comecei a orar por um testemunho da Igreja, as respostas vieram suavemente, pouco a pouco, mas eu me recusara a ouvi-las.

Durante aquela aula do instituto, algo mudou em meu coração de um modo que não compreendi, e o fardo pesado da dúvida que eu carregara por nove anos desapareceu. Hoje, aceito o que antes eu tinha dúvidas.

Mesmo depois, fui tentada a lutar contra o Espírito. Disse a mim mesma que o que eu estava sentindo era algo passageiro, uma reação emocional ao filme. Essa batalha continuou dentro de mim quando a aula acabou; por isso, procurei um lugar onde pudesse ficar sozinha. Nesse local, senti com mais nitidez a presença do Espírito Santo que finalmente me libertou das dúvidas. Senti uma alegria incomparável, como se me tivessem tirado um peso dos ombros.

Hoje posso dizer com total convicção que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única Igreja verdadeira restaurada nestes últimos dias por Jesus Cristo por intermédio do Profeta Joseph Smith. Esse testemunho é precioso para mim. Com ele, sinto-me espiritualmente preparada para receber mais luz e conhecimento que o Senhor e Sua Igreja têm para me oferecer.

Isabel Berrios é membro da Ala de Linde, Estaca Cochabamba Bolívia Cobija.