2002
Fique no Barco
Maio de 2002


Nossos Profetas E Apóstolos Falam Para Nós

Fique no Barco

No início de nossa vida de casados, quando a irmã Nelson e eu morávamos em Minneápolis, Minnesota, nos Estados Unidos, decidimos, uma tarde, passear com nossa filha de dois anos. Fomos até um dos muitos belos lagos de Minnesota e alugamos um barquinho. De repente, nossa garotinha pôs a perna em cima da beirada da embarcação, preparando-se para pular do barco, e exclamou: “É hora de sair, papai!”

Rapidamente eu a segurei e expliquei: “Não, querida, ainda não é hora de sair; devemos ficar dentro do barco até voltarmos em segurança para terra firme”. Somente com muita persuasão conseguimos convencê-la de que sair do barco antes da hora seria um desastre.

De modo semelhante, nós, os filhos de nosso Pai Celestial, podemos insensatamente decidir “sair do barco” antes de chegar ao destino que Ele espera que alcancemos. O Senhor ensinou repetidas vezes que devemos perseverar até o fim.

O que aconteceria se Jesus tivesse Se recusado a manter Seu compromisso de fazer a vontade do Pai? Sua Expiação não teria sido cumprida. Os mortos não ressuscitariam. As bênçãos da imortalidade e da vida eterna não existiriam. Mas Jesus perseverou. Em Seu momento final, Jesus orou ao Pai, dizendo: “Eu glorifiquei-Te na Terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”. (João 17:4)

No início de Seu ministério mortal, Jesus ficou preocupado com o grau de dedicação de Seus seguidores. Ele acabara de alimentar 5.000 pessoas, e ensinar-lhes as doutrinas do reino. Mas alguns haviam murmurado: “Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” (João 6:60) Mesmo depois de serem alimentados por Ele, muitos não tiveram fé suficiente para perseverar a Seu lado.

E Ele voltou-se aos Doze e disse: “Quereis vós também retirar-vos?”

“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, (…) Tu tens as palavras da vida eterna.”

“E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” (João 6:67–69)

Quando nós, assim como Pedro, sabemos sem qualquer dúvida que Jesus é o Cristo, desejamos permanecer a Seu lado. Temos a capacidade de perseverar.

De um discurso da Conferência Geral de abril de 1997.