2003
Apenas Hoje…
Março de 2003


Clássicos do Evangelho

Apenas Hoje…

O Élder N. Eldon Tanner foi ordenado Apóstolo em 1962. Em 1963, passou a servir na Primeira Presidência, onde permaneceu até sua morte, em 1982. Neste artigo ele nos ensina a preparar–nos para a vida eterna, começando hoje.

Suponha que fosse hoje na Terra o teu último dia de vida,

De tua longa jornada, o quilômetro derradeiro;

Qual seria teu valor, após tanta luta renhida?

Quanto levarias a Deus, de volta a teu lar primeiro?

(Anônimo)

Essas palavras, de um poema muito conhecido, resumem o que é a vida. Nascemos, vivemos e morremos; e com que propósito? Nosso conhecimento e compreensão do motivo de nossa existência, e de qual será nosso destino eterno, devem ajudar-nos a determinar como viver e como distinguir e lutar pelas coisas realmente importantes da vida.

Cada um de nós bem pode dizer: “Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida. Vou começar agora a preparar-me para a vida eterna, a fim de que possa conhecer a plenitude da alegria e da felicidade, agora e para sempre”. Afinal de contas, isso é, efetivamente, o que cada um de nós deseja, e é importantíssimo que nos ocupemos em descobrir como consegui-lo, e que comecemos agora a lutar por isso, dia após dia.

Dia após Dia

Para alcançarmos isso, precisamos estudar, aprender e aumentar nosso conhecimento e compreensão do evangelho. Depois, aplicando o que aprendemos dia após dia, e todos os dias, teremos um aumento da fé e do testemunho, tão necessários não só para a nossa salvação, mas para influenciar a vida daqueles a quem amamos, daqueles com quem desejamos repartir nossa felicidade e nossas bênçãos.

Lembrem-se sempre de que o evangelho tem por objetivo ensinar como devemos conduzir-nos para o benefício de nossos assuntos espirituais e temporais. Não é suficiente freqüentar a Igreja, participar do sacramento, tomar parte em discussões religiosas, e depois mostrar-nos surdos às necessidades de nossa família, de nossos vizinhos ou de nossa comunidade; ou ainda, ser desonestos ou inescrupulosos em nosso procedimento com eles.

Tampouco é suficiente ser um cidadão bom e honrado, contribuir para instituições de caridade, servir em comitês municipais e, de modo geral, viver uma boa vida cristã. Embora louvável, isso não é suficiente para qualificar uma pessoa para a plenitude da alegria e para a vida eterna que nosso Pai Celestial prometeu àqueles que O amam e guardam Seus mandamentos.

Nossos Deveres

Recordamos aqui o registro escriturístico de um homem que perguntou ao Salvador:

“Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

E Ele disse-lhe: (…) Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mateus 19:16–17)

As escrituras dizem repetidamente o que são os mandamentos, e que um requisito para a vida eterna, ou para viver com Deus, é o batismo realizado por quem possua autoridade, em Sua Igreja e reino. Quando somos batizados e tornamo-nos membros da Igreja verdadeira, aceitamos as responsabilidades dessa associação.

Somos admoestados a aprender nossa obrigação e a agir no ofício para o qual somos designados, e se não o fizermos, não seremos considerados dignos de permanecer. (Ver D&C 107:99–100.)

A Prática Leva à Perfeição

Como conservar-nos firmemente no caminho certo que nos conduz à realização de nossos objetivos e finalmente à vida eterna? Basta que nos disciplinemos e nos arrependamos diariamente dos velhos hábitos ou fraquezas que nos impedirão de alcançar o potencial e os objetivos que recebemos de Deus. Sabemos que precisamos lutar constantemente para obter qualquer coisa valiosa nesta vida.

Antes de participar de um torneio de golfe, o jogador treina uma simples tacada por horas a fio. Músicos, artistas, oradores públicos — todos devem trabalhar e praticar para tornar-se competentes. Tanto ou mais importante para nós é preparar-nos para fazer o trabalho de nosso Pai Celestial, que nos colocou aqui para um propósito sábio e glorioso.

Ao refletirmos sobre o valor da resolução de melhorar, decidamos usar de autodisciplina, no sentido de selecionar cuidadosamente as resoluções que tomamos, considerar nosso propósito ao tomá-las e, finalmente, comprometer-nos a cumpri-las, sem permitir que qualquer obstáculo nos detenha. Lembremo-nos, no início de cada dia, que podemos cumprir uma resolução para aquele dia, somente. Assim procedendo, tornar-se-á cada vez mais fácil cumpri-la, até transformar-se em um hábito.

Apenas Mais Um Dia

Conheci uma jovem a quem foi ensinado o evangelho e que desejava ser batizada, mas que tinha problemas para cumprir a Palavra de Sabedoria. Ela tomava café e fumava, e a idéia de nunca mais fumar ou tomar uma xícara de café pelo resto da vida deixava-a desanimada. Um dos missionários incentivou-a a tentar apenas um dia, e depois, apenas mais um dia. Ela descobriu que, fazendo isso um dia a cada vez, iria conseguir, e logo foi batizada. O mesmo método pode ser aplicado na substituição de um hábito mau por um bom.

A maior bênção que alguém pode gozar nesta vida é deitar-se à noite com a consciência tranqüila, sabendo que viveu aquele dia de acordo com os ensinamentos do Salvador, e que cumpriu o trabalho que lhe foi designado.

E assim chegamos ao primeiro dia do resto de nossa vida. Com disciplina e determinação, vamos fazer nossa vida ser satisfatória, não só para nós, mas também para nossa família e vizinhos. É recomendável começar cada novo dia tomando resoluções como as que se seguem, ou outras de sua própria escolha:

Apenas Hoje

  • Buscarei meu Pai Celestial em fervorosa oração. Darei ouvido aos sussurros do Espírito para guiar-me.

  • Expressarei meu amor a Deus e a Seu Filho, Jesus Cristo, em oração, e mostrarei meu amor a Eles, ajudando meu próximo.

  • Estudarei e esforçar-me-ei para compreender melhor o evangelho.

  • Buscarei primeiro o reino de Deus e a Sua justiça.

  • Ouvirei e seguirei os conselhos do profeta de Deus. Guardarei os convênios e mandamentos.

  • Ensinarei o evangelho a alguém, seja por preceito ou por exemplo.

  • Obedecerei aos padrões da Igreja.

  • Expressarei, por meio de palavras e ações, meu amor à minha família.

  • Serei honesto em todas as minhas transações.

  • Preparar-me-ei para as tarefas que me foram designadas.

  • Praticarei um ato de bondade para alguém.

  • Expressarei meu reconhecimento e gratidão por todas as bênçãos.

  • Serei leal àquilo que devo ser leal.

Finalmente, nada podemos fazer de melhor do que seguir as resoluções encontradas na décima terceira Regra de Fé: “Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens; na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: Cremos em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, suportamos muitas coisas e esperamos ter a capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos”.