2009
Bem-Aventurados os Pacificadores
Julho de 2009


Vinde ao Profeta Escutar

Bem-Aventurados os Pacificadores

Trecho de um discurso proferido na Universidade Brigham Young, em 6 de fevereiro de 1994.

Imagem
President Henry B. Eyring

Quando você lê o jornal ou assiste à televisão, não vê muita coisa que fale de paz. Todos os dias as notícias estão cheias de violência pelo mundo.

O Salvador disse, “E bem-aventurados são todos os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (3 Néfi 12:9).

Ao ler isso, quando menino, fiquei me perguntando a respeito dessa promessa. Não me pareceu nada muito glorioso. Mas agora vejo que a promessa é tanto gloriosa quanto garantida. Aqueles que terão a vida eterna são os filhos de Deus.

Testifico que Deus conhece você. Ele se importa com as pessoas a sua volta e ama você. Você é discípulo Dele, e isso faz de você uma luz para as pessoas. Quando você age com fé para oferecer o evangelho e a paz aos que estão ao seu redor, eles sentem a luz do Salvador. Você terá apontado o caminho.

Testifico a você que Deus vive, que Jesus é o Cristo. Sinto o amor que Ele tem por você. Sei que o Salvador disse a verdade quando afirmou: “Bem-aventurados são os pacificadores”.

Uma Reunião Familiar Conturbada

Em todo lar há momentos em que precisamos de um pacificador. O Presidente e a irmã Eyring têm quatro filhos e duas filhas. Certa vez, quando seus filhos eram jovens, o Presidente Eyring estava dando uma aula sobre paz, na reunião familiar. Enquanto ensinava, notou que dois de seus filhos pequenos estavam dando chutes um no outro. Mas à medida que os dois meninos cresceram, aprenderam a ser pacificadores e tornaram-se o melhor amigo e auxiliador um do outro.

Quais são alguns momentos em que sua família precisa de um pacificador? O que você pode fazer para ajudar?

Precisa-se de Pacificador!

Eis uma situação em que precisamos de um pacificador. Coloque as figuras em ordem, da primeira à última, para ver como o desejo de uma criança ser pacificadora afetou sua família.

A

B

C

D

Resposta:

Como Recebemos as Bem-Aventuranças

“Bem-aventurados são os pacificadores” é um dos ensinamentos de Jesus chamado “As Bem-Aventuranças” (ver Mateus 5:1–11). As Bem-Aventuranças são meios de termos uma vida feliz. Cada uma delas explica uma bênção que recebemos quando seguimos determinado ensinamento. Foi assim que recebemos as Bem-Aventuranças:

1. Um dia, uma multidão de pessoas estava seguindo Jesus. Tinham ouvido dizer que Ele podia curar as pessoas e fazer outros milagres. Queriam ouvi-Lo ensinar.

2. Jesus estava perto de uma colina, ou montanha. Ele subiu até o meio da montanha e fez um discurso, ou sermão.

3. Nesse sermão, Jesus ensinou às pessoas como elas deveriam viver para que Deus pudesse abençoá-las. A palavra bem-aventurança significa “ser feliz” ou “ser abençoado”.

4. O sermão que Jesus fez naquele dia é chamado de o Sermão da Montanha. Depois que ressuscitou, Jesus fez um sermão semelhante para o povo das Américas, quando Ele os visitou (ver 3 Néfi 12:3–11).

  • A ordem certa é C, A, D, B.

Príncipe da Paz de Simon Dewey; fotografia de pomba © Corbis; Sermão da Montanha de Harry Anderson; ilustrações: Beth Whittaker