2009
Quando Devo Receber Minha Bênção Patriarcal?
Agosto de 2009


Quando Devo Receber Minha Bênção Patriarcal?

Janet tinha 17 anos quando veio a minha casa para receber sua bênção patriarcal. Ao conversarmos antes da bênção, fiquei sabendo que ela havia recebido a recomendação do bispo alguns meses antes de me ligar para marcar a data. Tinha esperado todo esse tempo porque receava que sua bênção lhe pedisse que fizesse coisas que acharia muito difícil cumprir. Tinha-se preocupado também em não estar preparada.

“Uma promessa do Pai Celestial não é um mandamento”, disse eu para ela. “As promessas de sua bênção só serão cumpridas se você quiser e se trabalhar para que aconteçam.” Também lhe assegurei, como patriarca, que não a julgaria ou repreenderia. Eu lhe daria a bênção.

O Que É um Patriarca?

O Profeta Joseph Smith explicou: “Sempre que a Igreja de Cristo esteve estabelecida na Terra houve um patriarca para benefício da posteridade dos santos, como aconteceu com Jacó ao dar sua bênção patriarcal a seus filhos”.1

O patriarca de sua estaca é um servo dedicado do Pai Celestial. Ele foi ordenado ao ofício de patriarca e possui esse ofício por toda a vida. Geralmente é um homem idoso que conhece muitas das coisas que você vai enfrentar à medida que ficar mais velho.

Seu chamado é para dar bênçãos. Não é um conselheiro, portanto ele não dá conselhos. Não é um bispo, por isso não julga. Quando ele coloca as mãos sobre sua cabeça para dar-lhe a bênção, o Pai Celestial, por meio dos sussurros do Espírito Santo, concede ao patriarca ideias, conceitos e às vezes até palavras específicas para você. O patriarca então inclui esses conceitos e ideias em sua bênção.

O Que É uma Bênção Patriarcal?

O Presidente Harold B. Lee (1899–1973) descreveu a bênção patriarcal como um “[parágrafo] de seu livro de possibilidades”.2 Quando o patriarca colocar as mãos sobre sua cabeça, você verá que sua bênção geralmente incluirá:

Uma declaração da autoridade do patriarca. A bênção é dada pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque e pela inspiração do Espírito Santo.

Uma declaração de linhagem. Todo membro da Igreja herda bênçãos espirituais e responsabilidades por intermédio de uma das doze tribos de Israel. Por inspiração do Espírito, o patriarca declara a tribo por intermédio da qual você receberá essas bênçãos. Essa linhagem não é determinada simplesmente por sua raça ou nacionalidade. Os membros da mesma família genética podem ser de tribos de Israel diferentes. Essa linhagem frequentemente tem a ver com suas responsabilidades no reino do Senhor. Muitos membros da Igreja são da linhagem de Efraim, Manassés ou Judá, que são as tribos mais comuns nesta época de nosso progresso no trabalho de pregar o evangelho a toda nação, tribo, língua e povo.3

Uma bênção individual. Nessa parte de sua bênção, você receberá declarações inspiradas e proféticas a respeito de sua vida. Sua bênção pode também incluir várias realizações a serem cumpridas, promessas que o Senhor lhe reservou e advertências e avisos para ajudar a protegê-lo de perigos ou adversidade. Sua bênção não incluirá todos os acontecimentos de sua vida mas incluirá aqueles dos quais você precisa estar especialmente ciente. Se o cumprimento de uma missão não for mencionado, isso não significa que você não possa vir a cumprir uma missão. Pode simplesmente indicar que o cumprimento de uma missão é algo que Deus acha que você pode fazer sem que isso precise ser especialmente enfatizado em sua bênção patriarcal.

Sua bênção pode ser longa ou curta. O tamanho de sua bênção não é uma medida da sua dignidade.

Ler sua bênção é muito semelhante a ler as escrituras. Ao lê-la, você terá novas ideias sobre o que deve fazer e bons sentimentos a respeito de sua vida. Quanto mais você ler sua bênção, mais compreenderá seu significado para você.

Sua bênção patriarcal é uma revelação dada exclusivamente para você. Ela é pessoal, sagrada e confidencial. Você não deve mostrá-la a outras pessoas simplesmente para satisfazer a curiosidade delas. Ela é dada por inspiração do Santo Espírito e deve ser lida e interpretada sob a influência desse mesmo Espírito.4

Quando Devo Receber Minha Bênção Patriarcal?

Em termos simples, a melhor ocasião para você receber uma bênção é quando estiver pronto. Estar “pronto” significa estar emocional e espiritualmente preparado. Isso provavelmente acontecerá na sua adolescência. Essa é a época em que você começa a ser independente e a perguntar-se a respeito da própria vida e do que acontecerá com você.

Chegará um tempo em que você realmente desejará receber uma bênção, não porque seus amigos estão recebendo a deles, mas por que você mesmo a deseja. Isso pode acontecer quando você vir outras pessoas fazerem coisas que você sabe serem erradas. Pode acontecer quando um amigo ou parente morrer. Pode acontecer quando você ouvir um discurso na Igreja que toque seu coração. Pode acontecer ao ler as escrituras e aprender mais a respeito do Salvador. Pode acontecer quando você estiver sozinho e começar a sentir o amor que Deus tem por você. Pode acontecer quando você estiver próximo da idade de servir como missionário, ir para a faculdade, prestar serviço militar ou casar-se no templo.

O Que Devo Fazer para Receber uma Bênção Patriarcal?

Quando você estiver pronto para receber uma bênção patriarcal, será entrevistado por seu bispo ou presidente de ramo. Ele vai lhe fazer algumas perguntas sobre sua dignidade como, por exemplo, se você cumpre a Palavra de Sabedoria, paga o dízimo integral, tem uma vida moralmente limpa e é membro ativo da Igreja. Contudo, você não precisa ser perfeito para ser digno. O desejo de receber uma bênção e de saber como pode viver mais próximo do Pai Celestial são tão importantes quanto sua dignidade. Você pode aumentar seu desejo de receber uma bênção por meio da oração pessoal, do estudo do evangelho e do empenho para ouvir o Espírito.

Depois de receber sua bênção, o patriarca lhe dará uma cópia escrita. Guarde essa cópia em um lugar seguro. Não a perca. Contudo, se você precisar de outra cópia, pode entrar em contato com a sede da Igreja em Salt Lake City.

A bênção patriarcal pode ser recebida por todo membro digno da Igreja. É uma dádiva pessoal para você de seu amoroso Pai Celestial, que deseja melhorar e guiar sua vida e ajudá-lo a voltar a viver com Ele. ◼

Notas

  1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith (Curso de estudos do Sacerdócio de Melquisedeque e da Sociedade de Socorro, 2008), p. 147.

  2. Karl G. Maeser, citado em Harold B. Lee, Stand Ye in Holy Places, 1975, p. 117.

  3. Ver Dallin H. Oaks, “Bênçãos Patriarcais”, Reunião Mundial de Treinamento de Liderança, 8 de janeiro de 2005, p. 8.

  4. Dallin H. Oaks, “Bênçãos Patriarcais”, p. 10.

Ilustrações fotográficas: Christina Smith; Jacó Abençoando José, de Harry Anderson; fotografia do Presidente Faust: Busath Photography