2009
Perguntas e Respostas
Dezembro de 2009


Perguntas e Respostas

“Meus pais não são membros da Igreja. Como posso compartilhar o evangelho com eles sem ofendê-los?”

Lembre-se do mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe” (Êxodo 20:12). Respeitando a vontade deles, procure levar o evangelho para dentro de seu lar. Você pode, por exemplo, pedir a seus pais que o ajudem com seu Progresso Pessoal ou Dever para com Deus, para que eles vejam que bons programas a Igreja tem. Você pode convidar amigos da Igreja para sua casa e conversar sobre o evangelho com eles. Isso pode ajudar seus pais a fazerem perguntas a respeito das coisas nas quais você acredita. Mais importante que tudo, diga a seus pais o quanto você se sente grato por eles e pelo evangelho.

Quando sentir que é o momento certo, convide seus pais, em espírito de oração — sem pressioná-los — a orarem com você, a assistirem a uma reunião, a participarem de uma atividade da Igreja ou a realizarem a reunião de noite familiar, por exemplo. Se eles não quiserem, respeite a vontade deles. Se não estiverem prontos para o evangelho ainda, pode ser que venham a estar no futuro. Ore e espere esse dia.

Procure sempre enxergar as coisas boas que há em seus pais. Se você os amar, as portas da oportunidade serão abertas. Procure viver o evangelho da melhor maneira possível. Seus pais podem ficar mais interessados, se virem seu bom exemplo e perceberem como o evangelho abençoa sua vida.

Use os Pôsteres de A Liahona.

Antes de eu ser batizado, em 2006, eu frequentava outra igreja da qual meus pais eram membros. A princípio, eu tinha medo de falar da Igreja para minha família, porque temia ser rejeitado. Mas quando comecei a pregar os pôsteres de A Liahona em vários lugares de nossa casa, meus familiares começaram a perguntar: “O que quer dizer essa gravura? O que significa?” Essas perguntas fizeram com que se tornasse mais fácil conversar sobre o que a Igreja oferece às famílias. Graças a isso, minha irmã caçula foi batizada e, agora, enquanto estou na missão, meu pai e minha mãe me escrevem dizendo que estão gostando muito de ir à Igreja.

Élder Almeida, 20 anos, Missão Brasil São Paulo Leste

Viva o Evangelho

Por seu modo de viver, faça com que seus pais saibam como a Igreja é importante para você e a maravilhosa diferença que ela fez em sua vida. Para tanto, você deve seguir o conselho das Autoridades Gerais, colocando o evangelho em prática. Seja constante em suas orações, no estudo das escrituras, na frequência às reuniões da Igreja, no cumprimento dos mandamentos e na aplicação prática dos padrões de Para o Vigor da Juventude, esforçando-se para atingir suas metas e seguir o Espírito Santo. Você também pode orar e jejuar por seus pais e pedir que o Espírito o oriente. Além disso, creio que você deve expressar seu amor por seus pais.

Andrew B., 14 anos, Nevada, EUA

Difícil, Mas Não Impossível

Eu oraria e pediria a Deus que, quando eu fosse conversar com meus pais, Ele me ajudasse a usar as palavras certas para que eu não os ofendesse. Também pediria que Seu Espírito estivesse comigo para que eles sentissem minha sinceridade e amor. Mostraria a eles uma escritura da Bíblia que apoiasse o Livro de Mórmon. Compartilharia com eles minhas experiências e sentimentos também. Eu lhes diria que o evangelho, o amor de Deus e a oração nos fazem chegar mais perto da paz espiritual que todos desejamos. Para Deus, nada é impossível. Confie no Espírito.

Jonathan E., 19 anos, Veracruz, México

Explique Como Se Sente

Se estiver com medo de compartilhar o evangelho, comece dizendo a eles como você se sente quando ora e quando lê as escrituras. Explique-lhes que você tem um testemunho, e explique por que você gosta do evangelho. Depois que você explicar isso, eles vão entender e não ficarão ofendidos.

Madison N., 14 anos, Illinois, EUA

Fale com Amor

Meu pai não é membro, e isso às vezes é difícil, mas há algumas coisas que aprendi. Primeiro, quando converso com ele com amor e não como se eu estivesse num nível acima dele, fica difícil ele rejeitar o que estou dizendo. Meu pai sente esse amor, embora nem sempre concordemos. Segundo, o evangelho é simples. Não precisamos embelezá-lo ou mudá-lo. Declare verdades simples. Por fim, lembre-se de que fomos chamados para ser testemunhas de Cristo.

Paige I., 19 anos, Utah, EUA

Uma Mudança de Coração

Você pode provar para seus pais que é um bom exemplo seguindo os padrões da Igreja e cumprindo todos os mandamentos, especialmente a Palavra de Sabedoria, e demonstrando amor e obediência por meio de suas ações. Isso pode chamar a atenção deles para seu comportamento e ajudá-los a se achegarem à Igreja do Senhor. Eu acredito firmemente que, por intermédio de suas orações, você pode pedir ao Pai Celestial que enterneça o coração deles.

Sharmila S., 18 anos, Karnataka, Índia

Ser um Exemplo

Paulo nos ensinou em I Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Se você mostrar para seus pais que é um bom exemplo, isso vai abrir a porta da conversão para eles. Também vai criar o ambiente ideal e a oportunidade perfeita para que você preste testemunho do evangelho. Com fé, sem medo, e por meio de um bom exemplo, você pode ajudar a abrandar-lhes o coração e abençoar tanto a vida deles quanto a sua.

Élder Tonumaipea, 20 anos, Missão Filipinas Cauayan