2010
Adolescentes no Velho Testamento
Fevereiro de 2010


Jovens no Velho Testamento

As informações contidas neste quadro foram extraídas do Bible Dictionary da versão SUD da Bíblia do Rei Jaime e do The New Westminster Dictionary of the Bible, ed. Henry Snyder Gehman (1970).

O que o Velho Testamento nos conta sobre a adolescência dos líderes cuja história é relatada nas escrituras?

Embora nos lembremos mais das pessoas de renome do Velho Testamento por causa das coisas que fizeram quando adultas podemos às vezes descobrir alguns indícios de como eram aquelas pessoas notáveis na adolescência. De fato, a descoberta das decisões e escolhas que eles fizeram em sua fase de crescimento pode ajudar-nos a ter uma vida melhor nos dias de hoje. Eis sete exemplos:

Moisés

Depois de ser encontrado ainda bebê em meio aos juncos e de ser levado ao palácio para ser criado como príncipe, Moisés recebeu educação da melhor qualidade (ver Atos 7:22). Em sua adolescência, aprendeu a ler e a escrever em egípcio.

Samuel

O nascimento de Samuel foi uma dádiva do Senhor a Ana, sua mãe. Ela prometeu entregá-lo ao Senhor para ser criado pelo sacerdote Eli. Samuel cresceu e serviu; e, quando tinha por volta de 12 anos, foi despertado pela voz do Senhor que o chamou no meio da noite (ver I Samuel 3:4–10). Embora fosse um menino, Samuel aprendeu a ouvir a voz do Senhor. Esse foi o começo de sua preparação para tornar-se profeta.

Daniel

Depois que sua família e seu povo foram capturados e levados para a Babilônia, Daniel e três amigos foram levados para servir no palácio do rei. Quando adolescentes, eles se recusaram a comer a comida e a beber o vinho que era servido no palácio. Eles guardaram os mandamentos e foram abençoados com conhecimento e habilidades. Daniel 1:20 diz que o rei viu que aqueles quatro rapazes eram “dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.

José

José tinha por volta de 17 anos quando seus irmãos mais velhos o venderam para mercadores que o levaram como escravo para o Egito. Mesmo nessa situação, José foi abençoado. Ele fez um bom trabalho para Potifar, o homem que o comprou, e tudo em que José trabalhava prosperava (ver Gênesis 39:3–4). Apesar de acusações e denúncias falsas, José acabou se tornando um líder no Egito, abaixo apenas do Faraó. Seu sucesso lhe deu condições de ajudar a própria família numa época de fome.

Rute

Rute era provavelmente uma jovem quando morreu seu primeiro marido, filho de Noemi. Em vez de voltar para sua família, Rute decidiu acompanhar sua sogra e aceitar o que lhe foi ensinado a respeito do Deus de Israel. Ela disse a Noemi: “Onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16). Rute casou-se novamente e se tornou bisavó do rei Davi, em cuja linhagem Jesus Cristo viria a nascer.

Davi

Davi era o caçula de oito filhos que moravam em Belém. Quando era menino, mostrou sua coragem salvando as ovelhas de seu pai do ataque de um leão e de um urso. Quando ainda adolescente, Davi foi escolhido pelo profeta Samuel para tornar-se rei (ver I Samuel 16:12–13). A princípio, Samuel achou que o irmão mais velho de Davi era o escolhido de Deus, porque era alto e forte, mas o Senhor disse ao profeta que seria o menino Davi que se tornaria rei. Foi dito a Samuel: “O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (I Samuel 16:7).

Quando foi que os homens e mulheres do Velho Testamento começaram a preparar-se para uma vida inteira de serviço ao Senhor? Nas escrituras, vemos que foi quando eram jovens. Em sua adolescência, você tem idade suficiente para aprender a respeito do Senhor e fazer Sua vontade. Como o profeta Alma disse a seu filho Helamã: “Oh! lembra-te, meu filho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua mocidade a guardar os mandamentos de Deus!” (Alma 37:35).

Em vez de esperar até se tornar adulto, agora é o momento perfeito para começar a levar uma vida justa.